Portal do Governo Brasileiro
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Edição Atual
Edições Anteriores
Submissões e normas
Dados institucionais
Contato
Equipe Editorial
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Política de Ética
Foco e Escopo
Formulário de avaliação
Declaração de Privacidade
Grupo de pesquisa LELLC
Buscar
Portal de Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 2 (2023): Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação
v. 12 n. 2 (2023): Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação
Publicado em:
31 de agosto de 2023
Capa
Capa
Mathilde Lendresse, Maria Rennally Soares Silva
png
Editorial
Editorial
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
2-3
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299751
Editorial (ENG)
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
2-3
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299756
Apresentação
Apresentação
Rubén González Vallejo , Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
4-11
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299763
Apresentação (ENG)
Rubén González Vallejo , Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
4-11
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299773
Apresentação (ESP)
Rubén González Vallejo , Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
4-11
Esp.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299768
Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação
La gamificación con videojuegos en clase de ELE: propuesta didáctica
Gregorio Espinar Ruiz
12-41
Esp.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299775
Gamification with video games in Spanish as Foreign Language
Gregorio Espinar Ruiz
12-39
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299789
Creatividad y aprendizaje de lenguas a través de narrativas digitales, traducción audiovisual didáctica y los Sims
Antonio Tinedo-Rodríguez
42-61
Esp.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299795
Creativity and Language Learning through Digital Narratives, Didactic Audiovisual Translation and ‘The Sims’
Antonio Tinedo-Rodríguez
40-59
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299800
Enseñanza basada en el juego y la gamificación en ELE: casos y proyectos
JOSÉ MANUEL FONCUBIERTA MURIEL, José María Rodríguez Santos
62-73
Esp.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301539
Game-based teaching and gamification in ELE: cases and projects
José Manuel Foncubierta Muriel, José María Rodríguez Santos
60-70
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301638
Aplicativos e jogos digitais no processo de alfabetização escolar
Adriana Falqueto Lemos, Janaína Franciele do Couto Vilela , Tiele Pereira do Couto
74-90
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301672
Digital applications and games in school literacy process
Adriana Falqueto Lemos, Janaína Franciele do Couto Vilela, Tiele Pereira do Couto
71-86
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301704
Repensando a Gamificação A Partir das Contribuições dos Estudos em Letramentos em Jogos Digitais e dos Game Studies: O Exemplo da Atividade “Oral English – Games"
Vinícius Oliveira de Oliveira, Nathalia Lopes da Silva
91-113
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301748
Rethinking gamification according to contributions made by studies in videogame literacy and game studies: the example of the activity “Oral English — Games”
Vinícius Oliveira de Oliveira, Nathalia Lopes da Silva
87-107
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301834
Gamificação na aprendizagem de língua espanhola
Aline Carolina Farias, Luana Bottcher Sbeghen
114-126
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302102
Gamificación en el aprendizaje de lengua española
Aline Carolina Farias, Luana Bottcher Sbeghen
108-120
Esp.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302120
As tecnologias digitais e a pedagogia dos multiletramentos: desafios para o ensino dos gêneros textuais
Neide Araujo Castilho Teno, Alessandra Risalde Dias , Rosely Brum Ojeda
127-139
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302209
Digital technologies and multiliteracies y pedagogy: challenges for teaching textual genres
Neide Araujo Castilho Teno, Alessandra Risalde Dias, Rosely Brum Ojeda
121-132
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302229
Estratégias para a leitura multimodal: análise de inferências durante a leitura de tirinhas em espanhol
Liviane da Silva Martins, Francisco Welligton Borges Gomes
140-162
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302248
Estrategias de lectura multimodal: análisis de inferencias durante la lectura de cómics en español
Liviane da Silva Martins, Francisco Welligton Borges Gomes
133-156
Esp.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302274
A utilização do Gamification para a avaliação de língua inglesa no contexto do Ensino Superior: uma perspectiva inovadora
Roseli Wanderley de Araújo Serra, Josemeiere Caetano da Silva, Roberta Varginha Ramos Caiado
163-187
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302290
The use of Gamification for English language assessment in Higher Education: an innovative perspective
Roseli Wanderley de Araújo Serra, Josemeiere Caetano da Silva, Roberta Varginha Ramos Caiado
157-181
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302324
Artigos de temas livres
Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português
Donizete Silva Oliveira, Leidiane Raimundo Cordeiro, Juliene da Silva Barros Gomes
188-209
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302361
The (meta)utterances and the process of construction of meanings in the Portuguese language textbook
Donizete Silva Oliveira, Leidiane Raimundo Cordeiro, Juliene da Silva Barros Gomes
182-203
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302558
O romance histórico contemporâneo: entre inovação, resgate e singularidade – uma análise de “A noite da espera” (2017) de Milton Hatoum
Wesley Brito dos Santos Brito dos Santos, Oussama Naouar Naouar
210-230
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302524
Le roman historique contemporain entre innovation, réhabilitation et singularité – une analyse de “A noite da espera” (2017) de Milton Hatoum
Wesley Brito dos Santos Brito dos Santos, Oussama Naouar Naouar
204-224
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302431
O mito do marquês de Pombal em narrativas ficcionais
Luiz Eduardo Meneses de Oliveira, José Eduardo Franco
231-258
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302572
The myth of the Marquis de Pombal in fictional narratives
Luiz Eduardo Meneses de Oliveira, José Eduardo Franco
225-253
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302608
Paixão e prisão em Senilidade, de Italo Svevo e, Um amor, de Dino Buzzati
Ivair Carlos Castelan
259-275
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302660
Passione e prigione nella in Senilità, di Italo Svevo e, Un amore, di Dino Buzzati
Ivair Carlos Castelan
254-270
Ita.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302683
Possessão poética: linguagem e loucura em King Lear
Angiuli Copetti de Aguiar
276-290
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302701
Poetic possession: language and madness in King Lear
Angiuli Copetti de Aguiar
271-282
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302715
Do ‘anão’ ao nanismo as diferentes representações em Branca de Neve
Valéria Sabrina Pereira, Ana Clara Amaral de Oliveira
291-309
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302755
From dwarf to dwarfism: the different representations in Snow White
Valéria Sabrina Pereira, Ana Clara Amaral de Oliveira
283-300
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302744
Representações de crianças em situação de rua na literatura brasileira do século XVI ao XX: travessias de um campo em (des)construção
Priscila Nunes Brazil, Maria Thais de Oliveira Batista, Francisco Roberto Diniz Araújo
310-325
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302781
Representations of Children in Street Situation in Brazilian Literature from the 16th to the 20th Century: Journeys of a (De)constructed Field
Priscila Nunes Brazil, Maria Thais de Oliveira Batista, Francisco Roberto Diniz Araújo
301-315
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302797
Resenhas
A luta do humano até o humano: a poesia de O ato de respirar de Sony Labou Tansi
Jorge Morais
326-331
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302823
O exercício de dizer adeus em Spiritfarer
Vinícius Ryan de Sousa Montenegro
332-336
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302831
Produção Artística
O menino de vestido azul e saltos
Jo A-mi
337-341
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302848
Ansiedade
Tiago Nunes Soares Schweiger
342-343
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302876
O circo do mundo
Said Slaibi Araujo
343-344
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302902
Salmo da injustiça
Renan Monezi Lemes
345-346
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302910
O poeta solitário: a redescoberta da escrita e liberdade
Idio Fridolino Altmann
347-348
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302922
O mentiroso
Emerson Patrício de Morais Filho
349-352
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302930
Colaboradores
Colaboradores e Organizadores
Rubén González Vallejo, Josilene Pinheiro-Mariz
353-354
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8305304
Palavras-chave
Links
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Mais lidos na última semana
A BNCC e o desaparecimento da língua francesa na educação básica brasileira
16
“O mistério de Marie Rogêt”, de Edgar Allan Poe: a linguagem e a representação da mulher
14
Drag language translation on RuPaul’s Drag Race: a study on representation through subtitles
12
Uma análise do conto "A caçada", de Lygia Fagundes Telles: Busca de identidade, esquecimento e morte
12
Aplicativos e jogos digitais no processo de alfabetização escolar
10
Indexadores
Indexadores:
Redes sociais da RLR:
Visitantes da RLR no mundo: