Ir para o conteúdo
GovBR
Comunica BR
Acesso à informação
Participe
Legislação
Órgãos do Governo
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Edição Atual
Edições Anteriores
Submissões e normas
Dados institucionais
Contato
Equipe Editorial
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Política de Ética
Foco e Escopo
Formulário de avaliação
Declaração de Privacidade
Grupo de pesquisa LELLC
Buscar
Portal de Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 2 (2023): Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação
v. 12 n. 2 (2023): Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação
Publicado em:
31 de agosto de 2023
Capa
Capa
Mathilde Lendresse, Maria Rennally Soares Silva
png
Editorial
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299751
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
2-3
Port.
Editorial (ENG)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299756
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
2-3
Eng.
Apresentação
Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299763
Rubén González Vallejo , Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
4-11
Port.
Apresentação (ENG)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299773
Rubén González Vallejo , Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
4-11
Eng.
Apresentação (ESP)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299768
Rubén González Vallejo , Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
4-11
Esp.
Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação
La gamificación con videojuegos en clase de ELE: propuesta didáctica
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299775
Gregorio Espinar Ruiz
12-41
Esp.
Gamification with video games in Spanish as Foreign Language
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299789
Gregorio Espinar Ruiz
12-39
Eng.
Creatividad y aprendizaje de lenguas a través de narrativas digitales, traducción audiovisual didáctica y los Sims
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299795
Antonio Tinedo-Rodríguez
42-61
Esp.
Creativity and Language Learning through Digital Narratives, Didactic Audiovisual Translation and ‘The Sims’
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299800
Antonio Tinedo-Rodríguez
40-59
Eng.
Enseñanza basada en el juego y la gamificación en ELE: casos y proyectos
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301539
JOSÉ MANUEL FONCUBIERTA MURIEL, José María Rodríguez Santos
62-73
Esp.
Game-based teaching and gamification in ELE: cases and projects
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301638
José Manuel Foncubierta Muriel, José María Rodríguez Santos
60-70
Eng.
Aplicativos e jogos digitais no processo de alfabetização escolar
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301672
Adriana Falqueto Lemos, Janaína Franciele do Couto Vilela , Tiele Pereira do Couto
74-90
Port.
Digital applications and games in school literacy process
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301704
Adriana Falqueto Lemos, Janaína Franciele do Couto Vilela, Tiele Pereira do Couto
71-86
Eng.
Repensando a Gamificação A Partir das Contribuições dos Estudos em Letramentos em Jogos Digitais e dos Game Studies: O Exemplo da Atividade “Oral English – Games"
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301748
Vinícius Oliveira de Oliveira, Nathalia Lopes da Silva
91-113
Port.
Rethinking gamification according to contributions made by studies in videogame literacy and game studies: the example of the activity “Oral English — Games”
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301834
Vinícius Oliveira de Oliveira, Nathalia Lopes da Silva
87-107
Eng.
Gamificação na aprendizagem de língua espanhola
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302102
Aline Carolina Farias, Luana Bottcher Sbeghen
114-126
Port.
Gamificación en el aprendizaje de lengua española
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302120
Aline Carolina Farias, Luana Bottcher Sbeghen
108-120
Esp.
As tecnologias digitais e a pedagogia dos multiletramentos: desafios para o ensino dos gêneros textuais
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302209
Neide Araujo Castilho Teno, Alessandra Risalde Dias , Rosely Brum Ojeda
127-139
Port.
Digital technologies and multiliteracies y pedagogy: challenges for teaching textual genres
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302229
Neide Araujo Castilho Teno, Alessandra Risalde Dias, Rosely Brum Ojeda
121-132
Eng.
Estratégias para a leitura multimodal: análise de inferências durante a leitura de tirinhas em espanhol
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302248
Liviane da Silva Martins, Francisco Welligton Borges Gomes
140-162
Port.
Estrategias de lectura multimodal: análisis de inferencias durante la lectura de cómics en español
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302274
Liviane da Silva Martins, Francisco Welligton Borges Gomes
133-156
Esp.
A utilização do Gamification para a avaliação de língua inglesa no contexto do Ensino Superior: uma perspectiva inovadora
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302290
Roseli Wanderley de Araújo Serra, Josemeiere Caetano da Silva, Roberta Varginha Ramos Caiado
163-187
Port.
The use of Gamification for English language assessment in Higher Education: an innovative perspective
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302324
Roseli Wanderley de Araújo Serra, Josemeiere Caetano da Silva, Roberta Varginha Ramos Caiado
157-181
Eng.
Artigos de temas livres
Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302361
Donizete Silva Oliveira, Leidiane Raimundo Cordeiro, Juliene da Silva Barros Gomes
188-209
Port.
The (meta)utterances and the process of construction of meanings in the Portuguese language textbook
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302558
Donizete Silva Oliveira, Leidiane Raimundo Cordeiro, Juliene da Silva Barros Gomes
182-203
Eng.
O romance histórico contemporâneo: entre inovação, resgate e singularidade – uma análise de “A noite da espera” (2017) de Milton Hatoum
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302524
Wesley Brito dos Santos Brito dos Santos, Oussama Naouar Naouar
210-230
Port.
Le roman historique contemporain entre innovation, réhabilitation et singularité – une analyse de “A noite da espera” (2017) de Milton Hatoum
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302431
Wesley Brito dos Santos Brito dos Santos, Oussama Naouar Naouar
204-224
Fran.
O mito do marquês de Pombal em narrativas ficcionais
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302572
Luiz Eduardo Meneses de Oliveira, José Eduardo Franco
231-258
Port.
The myth of the Marquis de Pombal in fictional narratives
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302608
Luiz Eduardo Meneses de Oliveira, José Eduardo Franco
225-253
Eng.
Paixão e prisão em Senilidade, de Italo Svevo e, Um amor, de Dino Buzzati
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302660
Ivair Carlos Castelan
259-275
Port.
Passione e prigione nella in Senilità, di Italo Svevo e, Un amore, di Dino Buzzati
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302683
Ivair Carlos Castelan
254-270
Ita.
Possessão poética: linguagem e loucura em King Lear
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302701
Angiuli Copetti de Aguiar
276-290
Port.
Poetic possession: language and madness in King Lear
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302715
Angiuli Copetti de Aguiar
271-282
Eng.
Do ‘anão’ ao nanismo as diferentes representações em Branca de Neve
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302755
Valéria Sabrina Pereira, Ana Clara Amaral de Oliveira
291-309
Port.
From dwarf to dwarfism: the different representations in Snow White
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302744
Valéria Sabrina Pereira, Ana Clara Amaral de Oliveira
283-300
Eng.
Representações de crianças em situação de rua na literatura brasileira do século XVI ao XX: travessias de um campo em (des)construção
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302781
Priscila Nunes Brazil, Maria Thais de Oliveira Batista, Francisco Roberto Diniz Araújo
310-325
Port.
Representations of Children in Street Situation in Brazilian Literature from the 16th to the 20th Century: Journeys of a (De)constructed Field
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302797
Priscila Nunes Brazil, Maria Thais de Oliveira Batista, Francisco Roberto Diniz Araújo
301-315
Eng.
Resenhas
A luta do humano até o humano: a poesia de O ato de respirar de Sony Labou Tansi
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302823
Jorge Morais
326-331
Port.
O exercício de dizer adeus em Spiritfarer
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302831
Vinícius Ryan de Sousa Montenegro
332-336
Port.
Produção Artística
O menino de vestido azul e saltos
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302848
Jo A-mi
337-341
Port.
Ansiedade
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302876
Tiago Nunes Soares Schweiger
342-343
Port.
O circo do mundo
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302902
Said Slaibi Araujo
343-344
Port.
Salmo da injustiça
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302910
Renan Monezi Lemes
345-346
Port.
O poeta solitário: a redescoberta da escrita e liberdade
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302922
Idio Fridolino Altmann
347-348
Port.
O mentiroso
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302930
Emerson Patrício de Morais Filho
349-352
Port.
Colaboradores
Colaboradores e Organizadores
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8305304
Rubén González Vallejo, Josilene Pinheiro-Mariz
353-354
Port.
Palavras-chave
Editorial
Capa
Literatura
Tradução
Poema
Poesia
Discurso
Conto
Ensino
FLE
Interculturalidade
Leitura
Língua
Roland Barthes
Teaching
Mulher
Links
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Mais lidos na última semana
Retomando o estudo do resumo: conceito, classificação e apresentação
21
Language policies, languages, and internationalization: an analysis of Public Higher Education Institutions in the Northern Region of Brazil
11
De la formación docente a la formación lectora/literaria en la Educación de Jóvenes y Adultos: perspectivas teóricas y de investigación en la modernidad tardía
10
O gênero propaganda de outdoor na perspectiva de letramento crítico
10
António Nobre: entre a Solidão Essencial e a Solidão Povoada
10
Indexadores
Indexadores:
Redes sociais da RLR:
Visitantes da RLR no mundo: