Portal do Governo Brasileiro
Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Início
Edição Atual
Edições Anteriores
Submissões e normas
Dados institucionais
Contact
Editorial Team
Notícias
Sobre
About the Journal
Ethics Policy
Focus and Scope
Formulário de avaliação
Privacy Statement
Grupo de pesquisa LELLC
Search
Portal de Periódicos
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 12 No. 2 (2023): Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação
Vol. 12 No. 2 (2023): Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação
Published:
August 31, 2023
Capa
Capa
Mathilde Lendresse, Maria Rennally Soares Silva
png (Português (Brasil))
Editorial
Editorial
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
2-3
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299751
Editorial (ENG)
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
2-3
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299756
Apresentação
Apresentação
Rubén González Vallejo , Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
4-11
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299763
Apresentação (ENG)
Rubén González Vallejo , Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
4-11
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299773
Apresentação (ESP)
Rubén González Vallejo , Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
4-11
Esp. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299768
Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação
La gamificación con videojuegos en clase de ELE: propuesta didáctica
Gregorio Espinar Ruiz
12-41
Esp. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299775
Gamification with video games in Spanish as Foreign Language
Gregorio Espinar Ruiz
12-39
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299789
Creativity and Language Learning through Digital Narratives, Didactic Audiovisual Translation and The Sims
Antonio Tinedo-Rodríguez
42-61
Esp. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299795
Creativity and Language Learning through Digital Narratives, Didactic Audiovisual Translation and ‘The Sims’
Antonio Tinedo-Rodríguez
40-59
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299800
Enseñanza basada en el juego y la gamificación en ELE: casos y proyectos
José Manuel Foncubierta Muriel, José María Rodríguez Santos
62-73
Esp. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301539
Game-based teaching and gamification in ELE: cases and projects
José Manuel Foncubierta Muriel, José María Rodríguez Santos
60-70
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301638
Aplicativos e jogos digitais no processo de alfabetização escolar
Adriana Falqueto Lemos, Janaína Vilela , Tiele do Couto
74-90
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301672
Digital applications and games in school literacy process
Adriana Falqueto Lemos, Janaína Franciele do Couto Vilela, Tiele Pereira do Couto
71-86
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301704
Repensando a Gamificação A Partir das Contribuições dos Estudos em Letramentos em Jogos Digitais e dos Game Studies: O Exemplo da Atividade “Oral English – Games"
Vinícius Oliveira de Oliveira, Nathalia Silva
91-113
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301748
Rethinking gamification according to contributions made by studies in videogame literacy and game studies: the example of the activity “Oral English — Games”
Vinícius Oliveira de Oliveira, Nathalia Lopes da Silva
87-107
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301834
Gamificação na aprendizagem de língua espanhola
Aline Carolina Farias, Luana Sbeghen
114-126
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302102
Gamificación en el aprendizaje de lengua española
Aline Carolina Farias, Luana Bottcher Sbeghen
108-120
Esp. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302120
Digital technologies and multiliteracies y pedagogy: challenges for teaching textual genres
Neide Araujo Castilho Teno, Alessandra Risalde Dias , Rosely Brum Ojeda
127-139
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302209
Digital technologies and multiliteracies y pedagogy: challenges for teaching textual genres
Neide Araujo Castilho Teno, Alessandra Risalde Dias, Rosely Brum Ojeda
121-132
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302229
Estratégias para a leitura multimodal: análise de inferências durante a leitura de tirinhas em espanhol
Liviane da Silva Martins, Francisco Welligton Borges Gomes
140-162
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302248
Estrategias de lectura multimodal: análisis de inferencias durante la lectura de cómics en españo
Liviane da Silva Martins, Francisco Welligton Borges Gomes
133-156
Esp. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302274
The The use of Gamification for English language assessment in Higher Education: an innovative perspective
Roseli Wanderley de Araújo Serra, Josemeire Caetano, Roberta Caiado
163-187
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302290
The use of Gamification for English language assessment in Higher Education: an innovative perspective
Roseli Wanderley de Araújo Serra, Josemeiere Caetano da Silva, Roberta Varginha Ramos Caiado
157-181
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302324
Artigos de temas livres
Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português
Donizete Silva Oliveira, Leidiane Raimundo Cordeiro, Juliene da Silva Barros Gomes
188-209
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302361
The (meta)utterances and the process of construction of meanings in the Portuguese language textbook
Donizete Silva Oliveira, Leidiane Raimundo Cordeiro, Juliene da Silva Barros Gomes
182-203
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302558
O romance histórico contemporâneo: entre inovação, resgate e singularidade – uma análise de “A noite da espera” (2017) de Milton Hatoum
Wesley Brito dos Santos Brito dos Santos, Oussama Naouar Naouar
210-230
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302524
Le roman historique contemporain entre innovation, réhabilitation et singularité – une analyse de “A noite da espera” (2017) de Milton Hatoum
Wesley Brito dos Santos Brito dos Santos, Oussama Naouar Naouar
204-224
Fran. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302431
O mito do marquês de Pombal em narrativas ficcionais
Luiz Eduardo Meneses de Oliveira, José Eduardo Franco
231-258
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302572
The myth of the Marquis de Pombal in fictional narratives
Luiz Eduardo Meneses de Oliveira, José Eduardo Franco
225-253
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302608
Passion and Prison in Senilidade by Italo Svevo and, Um amor by Dino Buzzati
Ivair Carlos Castelan
259-275
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302660
Passione e prigione nella in Senilità, di Italo Svevo e, Un amore, di Dino Buzzati
Ivair Carlos Castelan
254-270
Ita. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302683
Possessão poética: linguagem e loucura em King Lear
Angiuli Copetti de Aguiar
276-290
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302701
Poetic possession: language and madness in King Lear
Angiuli Copetti de Aguiar
271-282
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302715
Do ‘anão’ ao nanismo as diferentes representações em Branca de Neve
Valéria Sabrina Pereira, Ana Clara Amaral de Oliveira
291-309
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302755
From dwarf to dwarfism: the different representations in Snow White
Valéria Sabrina Pereira, Ana Clara Amaral de Oliveira
283-300
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302744
Representações de crianças em situação de rua na literatura brasileira do século XVI ao XX: travessias de um campo em (des)construção
Priscila Nunes Brazil, Maria Thais de Oliveira Batista, Francisco Roberto Diniz Araújo
310-325
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302781
Representations of Children in Street Situation in Brazilian Literature from the 16th to the 20th Century: Journeys of a (De)constructed Field
Priscila Nunes Brazil, Maria Thais de Oliveira Batista, Francisco Roberto Diniz Araújo
301-315
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302797
Resenhas
A luta do humano até o humano: a poesia de O ato de respirar de Sony Labou Tansi
Jorge Morais
326-331
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302823
O exercício de dizer adeus em Spiritfarer
Vinícius Ryan de Sousa Montenegro
332-336
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302831
Produção Artística
O menino de vestido azul e saltos
Jo A-mi
337-341
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302848
Ansiedade
Tiago Nunes Soares Schweiger
342-343
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302876
O circo do mundo
Said Slaibi Araujo
343-344
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302902
Salmo da injustiça
Renan Monezi Lemes
345-346
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302910
O poeta solitário: a redescoberta da escrita e liberdade
Idio Fridolino Altmann
347-348
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302922
O mentiroso
Emerson Patrício de Morais Filho
349-352
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302930
Colaboradores
Colaboradores e Organizadores
Rubén González Vallejo, Josilene Pinheiro-Mariz
353-354
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8305304
Keywords
Links
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Block title
Uma análise do conto "A caçada", de Lygia Fagundes Telles: Busca de identidade, esquecimento e morte
19
“O mistério de Marie Rogêt”, de Edgar Allan Poe: a linguagem e a representação da mulher
13
Drag language translation on RuPaul’s Drag Race: a study on representation through subtitles
12
Aplicativos e jogos digitais no processo de alfabetização escolar
12
A BNCC e o desaparecimento da língua francesa na educação básica brasileira
11
Indexadores
Indexadores:
Redes sociais da RLR:
Visitantes da RLR no mundo: