Aplicativos e jogos digitais no processo de alfabetização escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8301672
Palavras-chave: Tecnologia educacional, Graphogame, Alfabetização, Jogo digital

Resumo

Este estudo trata do uso de aplicativos e jogos digitais educacionais existentes que foram projetados para serem trabalhados no processo de alfabetização no que diz respeito às habilidades relacionadas à BNCC. Tem-se como objetivo investigar como estas ferramentas tecnológicas digitais podem auxiliar os professores no processo de alfabetização dos alunos de maneira lúdica. Para isso, foi utilizada a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, tendo como base a revisão de literatura sobre o tema da pesquisa e a análise de quatro jogos, Aprenda ler a escrever - Aprenda o alfabeto; Graphogame; Forma palavra, e Palavra secreta. Como resultado, pode-se afirmar que o uso de vários aplicativos e jogos digitais é de grande importância para auxiliar o professor, já que gera recursos pedagógicos apropriados com capacidade para ampliar as formas de ensino-aprendizagem de modo inovador, aumentando a motivação, a interação, a atenção, estimulando positivamente a leitura e a escrita dos estudantes no processo de alfabetização.

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Biografia do Autor

Adriana Falqueto Lemos, IFSUL de Minas

Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 

Janaína Franciele do Couto Vilela , Universidade Aberta do Brasil (UAB) - IFSUL de MINAS

Formada em Licenciatura em Pedagogia e EPT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes. 

Tiele Pereira do Couto, Universidade Aberta do Brasil (UAB) - IFSUL de MINAS

Formada em Licenciatura em Pedagogia e EPT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes. 

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Publicado em

31 de agosto de 2023

Como Citar

LEMOS, A. F.; VILELA , J. .; DO COUTO, T. Aplicativos e jogos digitais no processo de alfabetização escolar . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 2, p. 74–90, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8301672. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/658. Acesso em: 10 dez. 2023.

Seção

Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação

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