Aplicativos e jogos digitais no processo de alfabetização escolar

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.8301672
Mots-clés : Tecnologia educacional, Graphogame, Alfabetização, Jogo digital

Résumé

Este estudo trata do uso de aplicativos e jogos digitais educacionais existentes que foram projetados para serem trabalhados no processo de alfabetização no que diz respeito às habilidades relacionadas à BNCC. Tem-se como objetivo investigar como estas ferramentas tecnológicas digitais podem auxiliar os professores no processo de alfabetização dos alunos de maneira lúdica. Para isso, foi utilizada a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, tendo como base a revisão de literatura sobre o tema da pesquisa e a análise de quatro jogos, Aprenda ler a escrever - Aprenda o alfabeto; Graphogame; Forma palavra, e Palavra secreta. Como resultado, pode-se afirmar que o uso de vários aplicativos e jogos digitais é de grande importância para auxiliar o professor, já que gera recursos pedagógicos apropriados com capacidade para ampliar as formas de ensino-aprendizagem de modo inovador, aumentando a motivação, a interação, a atenção, estimulando positivamente a leitura e a escrita dos estudantes no processo de alfabetização.

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Adriana Falqueto Lemos, IFSUL de Minas

Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 

Janaína Vilela , Universidade Aberta do Brasil (UAB) - IFSUL de MINAS

Formada em Licenciatura em Pedagogia e EPT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes. 

Tiele do Couto, Universidade Aberta do Brasil (UAB) - IFSUL de MINAS

Formada em Licenciatura em Pedagogia e EPT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes. 

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Publiée

août 31, 2023

Comment citer

LEMOS, A. F.; VILELA , J. .; DO COUTO, T. Aplicativos e jogos digitais no processo de alfabetização escolar . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 2, p. 74–90, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8301672. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/658. Acesso em: 21 nov. 2024.

Rubrique

Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação

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