v. 12 n. 2 (2023): Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação

					Visualizar v. 12 n. 2 (2023): Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação
Publicado em: 31 de agosto de 2023

Capa

  • Capa

    Mathilde Lendresse, Maria Rennally Soares Silva

Editorial

  • Editorial

    Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
    2-3
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8299751
  • Editorial (ENG)

    Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
    2-3
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8299756

Apresentação

  • Apresentação

    Rubén González Vallejo , Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
    4-11
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8299763
  • Apresentação (ENG)

    Rubén González Vallejo , Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
    4-11
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8299773
  • Apresentação (ESP)

    Rubén González Vallejo , Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
    4-11
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8299768

Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação

  • La gamificación con videojuegos en clase de ELE: propuesta didáctica

    Gregorio Espinar Ruiz
    12-41
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8299775
  • Gamification with video games in Spanish as Foreign Language

    Gregorio Espinar Ruiz
    12-39
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8299789
  • Creatividad y aprendizaje de lenguas a través de narrativas digitales, traducción audiovisual didáctica y los Sims

    Antonio Tinedo-Rodríguez
    42-61
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8299795
  • Creativity and Language Learning through Digital Narratives, Didactic Audiovisual Translation and ‘The Sims’

    Antonio Tinedo-Rodríguez
    40-59
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8299800
  • Enseñanza basada en el juego y la gamificación en ELE: casos y proyectos

    JOSÉ MANUEL FONCUBIERTA MURIEL, José María Rodríguez Santos
    62-73
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8301539
  • Game-based teaching and gamification in ELE: cases and projects

    José Manuel Foncubierta Muriel, José María Rodríguez Santos
    60-70
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8301638
  • Aplicativos e jogos digitais no processo de alfabetização escolar

    Adriana Falqueto Lemos, Janaína Franciele do Couto Vilela , Tiele Pereira do Couto
    74-90
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8301672
  • Digital applications and games in school literacy process

    Adriana Falqueto Lemos, Janaína Franciele do Couto Vilela, Tiele Pereira do Couto
    71-86
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8301704
  • Repensando a Gamificação A Partir das Contribuições dos Estudos em Letramentos em Jogos Digitais e dos Game Studies: O Exemplo da Atividade “Oral English – Games"

    Vinícius Oliveira de Oliveira, Nathalia Lopes da Silva
    91-113
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8301748
  • Rethinking gamification according to contributions made by studies in videogame literacy and game studies: the example of the activity “Oral English — Games”

    Vinícius Oliveira de Oliveira, Nathalia Lopes da Silva
    87-107
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8301834
  • Gamificação na aprendizagem de língua espanhola

    Aline Carolina Farias, Luana Bottcher Sbeghen
    114-126
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302102
  • Gamificación en el aprendizaje de lengua española

    Aline Carolina Farias, Luana Bottcher Sbeghen
    108-120
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302120
  • As tecnologias digitais e a pedagogia dos multiletramentos: desafios para o ensino dos gêneros textuais

    Neide Araujo Castilho Teno, Alessandra Risalde Dias , Rosely Brum Ojeda
    127-139
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302209
  • Digital technologies and multiliteracies y pedagogy: challenges for teaching textual genres

    Neide Araujo Castilho Teno, Alessandra Risalde Dias, Rosely Brum Ojeda
    121-132
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302229
  • Estratégias para a leitura multimodal: análise de inferências durante a leitura de tirinhas em espanhol

    Liviane da Silva Martins, Francisco Welligton Borges Gomes
    140-162
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302248
  • Estrategias de lectura multimodal: análisis de inferencias durante la lectura de cómics en español

    Liviane da Silva Martins, Francisco Welligton Borges Gomes
    133-156
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302274
  • A utilização do Gamification para a avaliação de língua inglesa no contexto do Ensino Superior: uma perspectiva inovadora

    Roseli Wanderley de Araújo Serra, Josemeiere Caetano da Silva, Roberta Varginha Ramos Caiado
    163-187
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302290
  • The use of Gamification for English language assessment in Higher Education: an innovative perspective

    Roseli Wanderley de Araújo Serra, Josemeiere Caetano da Silva, Roberta Varginha Ramos Caiado
    157-181
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302324

Artigos de temas livres

  • Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português

    Donizete Silva Oliveira, Leidiane Raimundo Cordeiro, Juliene da Silva Barros Gomes
    188-209
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302361
  • The (meta)utterances and the process of construction of meanings in the Portuguese language textbook

    Donizete Silva Oliveira, Leidiane Raimundo Cordeiro, Juliene da Silva Barros Gomes
    182-203
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302558
  • O romance histórico contemporâneo: entre inovação, resgate e singularidade – uma análise de “A noite da espera” (2017) de Milton Hatoum

    Wesley Brito dos Santos Brito dos Santos, Oussama Naouar Naouar
    210-230
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302524
  • Le roman historique contemporain entre innovation, réhabilitation et singularité – une analyse de “A noite da espera” (2017) de Milton Hatoum

    Wesley Brito dos Santos Brito dos Santos, Oussama Naouar Naouar
    204-224
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302431
  • O mito do marquês de Pombal em narrativas ficcionais

    Luiz Eduardo Meneses de Oliveira, José Eduardo Franco
    231-258
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302572
  • The myth of the Marquis de Pombal in fictional narratives

    Luiz Eduardo Meneses de Oliveira, José Eduardo Franco
    225-253
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302608
  • Paixão e prisão em Senilidade, de Italo Svevo e, Um amor, de Dino Buzzati

    Ivair Carlos Castelan
    259-275
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302660
  • Passione e prigione nella in Senilità, di Italo Svevo e, Un amore, di Dino Buzzati

    Ivair Carlos Castelan
    254-270
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302683
  • Possessão poética: linguagem e loucura em King Lear

    Angiuli Copetti de Aguiar
    276-290
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302701
  • Poetic possession: language and madness in King Lear

    Angiuli Copetti de Aguiar
    271-282
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302715
  • Do ‘anão’ ao nanismo as diferentes representações em Branca de Neve

    Valéria Sabrina Pereira, Ana Clara Amaral de Oliveira
    291-309
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302755
  • From dwarf to dwarfism: the different representations in Snow White

    Valéria Sabrina Pereira, Ana Clara Amaral de Oliveira
    283-300
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302744
  • Representações de crianças em situação de rua na literatura brasileira do século XVI ao XX: travessias de um campo em (des)construção

    Priscila Nunes Brazil, Maria Thais de Oliveira Batista, Francisco Roberto Diniz Araújo
    310-325
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302781
  • Representations of Children in Street Situation in Brazilian Literature from the 16th to the 20th Century: Journeys of a (De)constructed Field

    Priscila Nunes Brazil, Maria Thais de Oliveira Batista, Francisco Roberto Diniz Araújo
    301-315
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302797

Resenhas

  • A luta do humano até o humano: a poesia de O ato de respirar de Sony Labou Tansi

    Jorge Morais
    326-331
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302823
  • O exercício de dizer adeus em Spiritfarer

    Vinícius Ryan de Sousa Montenegro
    332-336
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302831

Produção Artística

  • O menino de vestido azul e saltos

    Jo A-mi
    337-341
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302848
  • Ansiedade

    Tiago Nunes Soares Schweiger
    342-343
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302876
  • O circo do mundo

    Said Slaibi Araujo
    343-344
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302902
  • Salmo da injustiça

    Renan Monezi Lemes
    345-346
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302910
  • O poeta solitário: a redescoberta da escrita e liberdade

    Idio Fridolino Altmann
    347-348
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302922
  • O mentiroso

    Emerson Patrício de Morais Filho
    349-352
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302930

Colaboradores

  • Colaboradores e Organizadores

    Rubén González Vallejo, Josilene Pinheiro-Mariz
    353-354
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8305304