Notícias

  • n. Especial - 2025 - IV Encontro do Seminário de Prosódia: trabalhos reunidos

    21-11-2024

    Este número especial da Revista Letras Raras será dedicado aos trabalhos apresentados no IV Encontro do Seminário de Prosódia, que ocorreu na Universidade Federal da Paraíba (Brasil) nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2024. O evento reuniu os pesquisadores do grupo interinstitucional para socialização de suas pesquisas. A temática dos trabalhos que serão publicados neste dossiê estará vinculada à prosódia e entoação em suas distintas interfaces: aquisição da linguagem, aprendizagem de L2, contato linguístico, descrição das línguas indígenas nacionais, dialetologia, fonética, fonologia, pragmática, processamento, sociolinguística, sintaxe e discurso.

    Organizadoras:
    Carolina Gomes da Silva - UFPB
    Manuella Carnaval - UFRJ

    Prazo para Submissão: 31 de janeiro de 2025.
    Previsão de publicação: 30 de maio de 2025.

    Saiba mais sobre n. Especial - 2025 - IV Encontro do Seminário de Prosódia: trabalhos reunidos
  • n. 1 - 2025 - Dossiê: Línguas, literaturas e contemporaneidade

    20-04-2024

    Esta chamada acolhe textos de temáticas livres, que estejam dentro do foco e escopo deste periódico.

     

    A publicação se dará em fluxo contínuo. 


    Organizadores:
    Prof. Alain-Philippe Durand, Universidade do Arizona, EUA

    Profa. Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil

    Profa. Maria Rennally Soares da Silva, Universidade Federal da Paraíba

     


    Submissões: até 15 de setembro de 2025.

    Publicação: em fluxo contínuo, até dezembro de 2025.

    Saiba mais sobre n. 1 - 2025 - Dossiê: Línguas, literaturas e contemporaneidade
  • n. 2 - 2025 - Dossiê: Divulgação/popularização da ciência linguística

    20-04-2024

    Rocha e Oliveira (2019) apontam que a divulgação científica é um desafio à medida que preferimos dialogar entre pares e nos esquecemos de que a ciência deve ser para todos os integrantes da sociedade. Diante disso, emerge a problemática em torno da falta de reconhecimento social do caráter científico da Linguística, cuja causa pode estar relacionada à existência de um hiato entre a ciência linguística e a sociedade, entre especialistas e não especialistas, isto é, à carência de divulgação/popularização científica, sobretudo em áreas do conhecimento que, em geral, não são compreendidas socialmente como científicas pelo público não-especialista, a exemplo da própria ciência linguística. Isso porque uma ciência só passa a ser concebida socialmente como tal se for divulgada/popularizada, isto é, se resplandecer no seio social, se estiver em simbiose com o social, se o científico for entendido pelo público em geral, e não somente pelos pares (SOUSA, 2022). Nesse direcionamento, poder-se-ia dizer que a ciência linguística se encontra em um lugar periférico em termos de consciência social do que seja ciência e que, por isso, se constitui um campo científico que se faz político e politizado. Dado o exposto, faz-se relevante problematizar a inserção da Linguística no escopo das práticas de divulgação/popularização científica, de modo a questionar: como se caracteriza, em termos teóricos e práticos, a divulgação/popularização científica da Linguística?; quais práticas podem contribuir efetivamente para essa finalidade?. Para tanto, esperam-se trabalhos que dialoguem com as práticas de divulgação/popularização da Linguística, em diversos aspectos, teóricos e práticos, desde os gêneros que se atrelam a essas práticas à análise de ações de divulgação/popularização da ciência linguística. Com isso, pretende-se contribuir para a caracterização da divulgação/popularização científica em Linguística, bem como para as discussões em torno do fortalecimento da relação entre a ciência linguística e a sociedade.

     

    Organizadores do dossiê:

    Prof. Guilherme Moés (Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Brasil)
    Profa. Regina Celi Mendes Pereira (Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Brasil)
    Profa. Rosalice Pinto (Universidade Nova de Lisboa – UNL/Portugal)

    Prazo para submissão: 26 de janeiro de 2025.
    Previsão de publicação: 31 de março de 2025.

    Saiba mais sobre n. 2 - 2025 - Dossiê: Divulgação/popularização da ciência linguística
  • n. 3 - 2025 - Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente

    20-04-2024

    Este dossiê da Revista Letras Raras será dedicado aos estudos que visam construir um panorama das diversas interfaces possíveis entre os estudos linguísticos teóricos e o ensino de línguas. Para que o desenvolvimento do profissional de Letras – atuantes ou em formação – seja reflexivo e ressignifique os moldes tradicionais de ensino de línguas, é de grande valia que esses conhecimentos de áreas afins - porém não necessariamente interligadas - se associem para garantir um ensino reflexivo e efetivo de um idioma, seja ele qual for.  Convidamos contribuições de pesquisadores da área de Didática de línguas materna ou estrangeiras/adicionais, Formação de professores, Linguística aplicada, Teoria linguística, entre outras, por meio da proposição de artigos, sequências didáticas ou relatos de experiência.

     

    Tópicos sugeridos (lista não exaustiva):

    O ensino / aprendizagem reflexivo de L1
    O ensino / aprendizagem reflexivo de L2
    A conexão de práticas didáticas de aulas de L2 a aulas de L1, e vice-versa.
    A formação de professores de L1.
    A formação de professores de L2.
    A interface entre os resultados de pesquisas acadêmicas e o ensino/ aprendizagem de línguas.
    Apresentação de abordagens de ensino de L1 e/ou de L2 centradas no uso e na contextualização dos elementos linguísticos, que leva o aluno a uma postura reflexiva.
    O estabelecimento de diretrizes em relação às competências que se pretende desenvolver no ensino/ aprendizagem de línguas, pensadas através da reflexão crítica que associa teorias linguísticas e ensino.

     

    Organizadoras:

    Profa. Ana Regina Calindro - UFRJ
    Profa. Livia Eccard - UERJ
    Profa. Ana Beatriz Simões - CP II

     

    Prazo de submissões: 01 de janeiro de 2025.
    Prazo de publicação: 30 de junho de 2025.

    Saiba mais sobre n. 3 - 2025 - Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente
  • n. 4 - 2025 - Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE)

    20-04-2024

    O dossiê da Revista Letras Raras propõe como tema a relação entre literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE). Observa-se o desenvolvimento de pesquisas sobre literatura no contexto do ensino-aprendizagem do FLE (Gruca, 1993, 2001, 2007; Puren, 2015; Jardim, 2018; Cunha, 2019), bem como a conscientização sobre o uso do texto literário neste contexto. No entanto, a prática revela contextos e realidades desiguais nas quais pode ainda haver a compreensão da literatura como pretexto (para análise morfo-sintática, para aquisição lexical, como documento-dispositivo de produção oral). Com a intenção de alçar este objeto ao primeiro plano, apresenta-se esta edição. Os seguintes eixos temáticos também são pertinentes à discussão:

    A articulação entre teoria e prática no uso de textos literários na aula de FLE;
    A perspectiva intercultural da literatura no ensino-aprendizagem do FLE;
    Os desafios e práticas do ensino curricular das literaturas em língua francesa;
    O uso de outras mídias na abordagem do texto literário na aula de língua francesa.

     

    Organizadoras:

    Profa. Dra. Daniele Cunha
    Profa. Dra. Gabriela Jardim
    Profa. Dra. Karol Garcia

    Submissões: 31 de julho de 2025
    Publicação: 30 de setembro de 2025

    Saiba mais sobre n. 4 - 2025 - Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE)