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  • n. 1 - 2025 - Dossiê: Línguas, literaturas e contemporaneidade

    20-04-2024

    Esta chamada acolhe textos de temáticas livres, que estejam dentro do foco e escopo deste periódico.

     

    A publicação se dará em fluxo contínuo. 


    Organizadores:
    Prof. Alain-Philippe Durand, Universidade do Arizona, EUA

    Profa. Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil

    Profa. Maria Rennally Soares da Silva, Universidade Federal da Paraíba

     


    Submissões: até 15 de setembro de 2025.

    Publicação: em fluxo contínuo, até dezembro de 2025.

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  • n. 2 - 2025 - Dossiê: Divulgação/popularização da ciência linguística

    20-04-2024

    Rocha e Oliveira (2019) apontam que a divulgação científica é um desafio à medida que preferimos dialogar entre pares e nos esquecemos de que a ciência deve ser para todos os integrantes da sociedade. Diante disso, emerge a problemática em torno da falta de reconhecimento social do caráter científico da Linguística, cuja causa pode estar relacionada à existência de um hiato entre a ciência linguística e a sociedade, entre especialistas e não especialistas, isto é, à carência de divulgação/popularização científica, sobretudo em áreas do conhecimento que, em geral, não são compreendidas socialmente como científicas pelo público não-especialista, a exemplo da própria ciência linguística. Isso porque uma ciência só passa a ser concebida socialmente como tal se for divulgada/popularizada, isto é, se resplandecer no seio social, se estiver em simbiose com o social, se o científico for entendido pelo público em geral, e não somente pelos pares (SOUSA, 2022). Nesse direcionamento, poder-se-ia dizer que a ciência linguística se encontra em um lugar periférico em termos de consciência social do que seja ciência e que, por isso, se constitui um campo científico que se faz político e politizado. Dado o exposto, faz-se relevante problematizar a inserção da Linguística no escopo das práticas de divulgação/popularização científica, de modo a questionar: como se caracteriza, em termos teóricos e práticos, a divulgação/popularização científica da Linguística?; quais práticas podem contribuir efetivamente para essa finalidade?. Para tanto, esperam-se trabalhos que dialoguem com as práticas de divulgação/popularização da Linguística, em diversos aspectos, teóricos e práticos, desde os gêneros que se atrelam a essas práticas à análise de ações de divulgação/popularização da ciência linguística. Com isso, pretende-se contribuir para a caracterização da divulgação/popularização científica em Linguística, bem como para as discussões em torno do fortalecimento da relação entre a ciência linguística e a sociedade.

     

    Organizadores do dossiê:

    Prof. Guilherme Moés (Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Brasil)
    Profa. Regina Celi Mendes Pereira (Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Brasil)
    Profa. Rosalice Pinto (Universidade Nova de Lisboa – UNL/Portugal)

    Prazo para submissão: 26 de janeiro de 2025.
    Previsão de publicação: 31 de março de 2025.

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  • n. 3 - 2025 - Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente

    20-04-2024

    Este dossiê da Revista Letras Raras será dedicado aos estudos que visam construir um panorama das diversas interfaces possíveis entre os estudos linguísticos teóricos e o ensino de línguas. Para que o desenvolvimento do profissional de Letras – atuantes ou em formação – seja reflexivo e ressignifique os moldes tradicionais de ensino de línguas, é de grande valia que esses conhecimentos de áreas afins - porém não necessariamente interligadas - se associem para garantir um ensino reflexivo e efetivo de um idioma, seja ele qual for.  Convidamos contribuições de pesquisadores da área de Didática de línguas materna ou estrangeiras/adicionais, Formação de professores, Linguística aplicada, Teoria linguística, entre outras, por meio da proposição de artigos, sequências didáticas ou relatos de experiência.

     

    Tópicos sugeridos (lista não exaustiva):

    O ensino / aprendizagem reflexivo de L1
    O ensino / aprendizagem reflexivo de L2
    A conexão de práticas didáticas de aulas de L2 a aulas de L1, e vice-versa.
    A formação de professores de L1.
    A formação de professores de L2.
    A interface entre os resultados de pesquisas acadêmicas e o ensino/ aprendizagem de línguas.
    Apresentação de abordagens de ensino de L1 e/ou de L2 centradas no uso e na contextualização dos elementos linguísticos, que leva o aluno a uma postura reflexiva.
    O estabelecimento de diretrizes em relação às competências que se pretende desenvolver no ensino/ aprendizagem de línguas, pensadas através da reflexão crítica que associa teorias linguísticas e ensino.

     

    Organizadoras:

    Profa. Ana Regina Calindro - UFRJ
    Profa. Livia Eccard - UERJ
    Profa. Ana Beatriz Simões - CP II

     

    Prazo de submissões: 01 de janeiro de 2025.
    Prazo de publicação: 30 de junho de 2025.

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  • n. 4 - 2025 - Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE)

    20-04-2024

    O dossiê da Revista Letras Raras propõe como tema a relação entre literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE). Observa-se o desenvolvimento de pesquisas sobre literatura no contexto do ensino-aprendizagem do FLE (Gruca, 1993, 2001, 2007; Puren, 2015; Jardim, 2018; Cunha, 2019), bem como a conscientização sobre o uso do texto literário neste contexto. No entanto, a prática revela contextos e realidades desiguais nas quais pode ainda haver a compreensão da literatura como pretexto (para análise morfo-sintática, para aquisição lexical, como documento-dispositivo de produção oral). Com a intenção de alçar este objeto ao primeiro plano, apresenta-se esta edição. Os seguintes eixos temáticos também são pertinentes à discussão:

    A articulação entre teoria e prática no uso de textos literários na aula de FLE;
    A perspectiva intercultural da literatura no ensino-aprendizagem do FLE;
    Os desafios e práticas do ensino curricular das literaturas em língua francesa;
    O uso de outras mídias na abordagem do texto literário na aula de língua francesa.

     

    Organizadoras:

    Profa. Dra. Daniele Cunha
    Profa. Dra. Gabriela Jardim
    Profa. Dra. Karol Garcia

    Submissões: 31 de julho de 2025
    Publicação: 30 de setembro de 2025

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