Retomando o estudo do resumo: conceito, classificação e apresentação

Authors

  • Hermano Aroldo Gois OLIVEIRA Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Márcia Candeia RODRIGUES Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Keywords: Resumo, Escrita acadêmica, Estratégias de produção

Abstract

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.188

Neste trabalho objetivamos discutir o estudo do resumo. Desse modo, organizamos a discussão por meio de dois eixos: no primeiro momento, retomamos o conceito de resumo, a partir de o que está posto na NBR (Norma Brasileira) 6028/2003 da ABNT, nos manuais de metodologia científica, bem como pelo o que é investigado na Linguística Aplicada (LA). Além disso, ainda nesse eixo, apresentamos
a classificação atribuída a este gênero. No segundo eixo, revelamos as estratégias de produção reconhecidas para a sua apresentação. Para tanto, ancoramos nossa discussão na NBR 6028/2003 da ABNT, nos manuais de metodologia científica de Lakatos; Marconi (1992), e de Severino (2007); como também nos estudos advindos da Linguística Aplicada, representados por Machado (2010), Motta-Roth; Hendges (2010) e por Rodrigues (2012). Diante do estudo, reconhecemos que a utilização do termo resumo abriga modalidades textuais e finalidades de escrita que se particularizam na dinâmica acadêmica. Além disso, verificamos que as orientações de apresentação do resumo vistas nos manuais de produção investigados direcionam a aspectos estruturais, as quais não nos parecem instrutivas a ponto de permitir àquele que produz este texto condições necessárias de configuração linguística que deem conta dos
elementos importantes para o domínio da organização linguístico-textual.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

October 22, 2023

How to Cite

OLIVEIRA, H. A. G. .; RODRIGUES, M. C. . Retomando o estudo do resumo: conceito, classificação e apresentação. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 2, n. 2, p. 126–142, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1865. Acesso em: 18 may. 2024.

Section

Artigos de temas livres