A produção de significados na elaboração escrita em língua inglesa na atividade social: participação de Pen- Pal

Autores/as

  • Ana Laura Hoffart Universidade de Sorocaba
  • Daniela A. Vendramini Zanella Universidade de Sorocaba
Palabras clave: Língua inglesa, Atividade Social, Produção de significado, Multimodalidade

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.432

Este trabalho tem como objetivo analisar a produção de significados na elaboração escrita em língua inglesa dos alunos de uma escola pública a partir do desenvolvimento de atividades criadas por esta educadora no PIBID-LI/UNISO3. O estudo fundamenta-se em conceitos sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de Atividade Social (LIBERALI, 2009), o brincar na concepção vygotskyana (HOLZMAN, 2009) e atividade criadora (VYGOTSKY, 1930/1987). A análise é desenvolvida a partir de excertos advindos da elaboração escrita em língua inglesa dos alunos do 8º ano de uma escola pública. A metodologia é de Pesquisa Crítico-Colaborativa - PCcol (MAGALHÃES, 2009). Os excertos são discutidos a partir de categorias argumentativas que centralizam os aspectos enunciativo-discursivo-linguísticos (Liberali, 2013, apud VENDRAMINI ZANELLA, 2013) e interpretados mediante o aporte teórico apresentado neste trabalho. A partir da elaboração dos alunos, constata-se as dificuldades enfrentadas, além da produção de significados e da importância dos instrumentos multimodais para tornar o estudo da língua inglesa atrativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Laura Hoffart, Universidade de Sorocaba

Graduanda em Letras Português/Inglês pela Universidade de Sorocaba e bolsista do projeto na
subárea de Língua Inglesa – Pibid/Capes/Uniso. 

Daniela A. Vendramini Zanella, Universidade de Sorocaba

Daniela Aparecida Vendramini Zanella é mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba
(2003) e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (2013). Atualmente é professora titular do curso de Letras Português e
Inglês da Uniso e leciona disciplinas de ensino-aprendizagem de língua inglesa e literatura
estrangeira. Coordena o grupo “Tempo de Aprender”(Uniso) que visa à formação críticocriativa de professores de língua inglesa e o PIBID Capes da Uniso, subárea: inglês. É integrante
do grupo de pesquisa LACE – Linguagem e Atividade em Contexto Escolar.

Publicado

octubre 21, 2023

Cómo citar

HOFFART, A. L. .; ZANELLA, D. A. V. . A produção de significados na elaboração escrita em língua inglesa na atividade social: participação de Pen- Pal. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 2, p. 165–187, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1785. Acesso em: 18 may. 2024.

Sección

Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas