v. 12 n. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras

					Visualizar v. 12 n. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras
Publicado em: 29 de abril de 2023

Capa

  • Capa

    Vânia Sueli Guimarães Rocha, Maria Rennally Soares da Silva
    1

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7904702
    Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva, Marco Antônio Margarido Costa
    2-3
  • Editorial (ENG)

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7904764
    Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva, Marco Antônio Margarido Costa
    2-3

Apresentação

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7904800
    Maria Angélica de Oliveira, Vima Lia de Rossi Martin, Karolina Válová, Josilene Pinheiro-Mariz
    4-7
  • Apresentação (ENG)

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7904845
    Maria Angélica de Oliveira, Vima Lia de Rossi Martin, Karolina Válová, Josilene Pinheiro-Mariz
    4-7

Artigos

  • TRANSlanguaging: uma perspectiva decolonial para o ensino de línguas

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7904924
    Themis Rondão Barbosa da Costa Silva
    8-24
  • TRANSlanguaging: a decolonial perspective for language teaching

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909699
    Themis Rondão Barbosa da Costa Silva
    8-22
  • Africanicídio? Uma problematização do ensino de variedades dos franceses africanos nos cursos de FLE em Goiânia

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909673
    Samuel Rufino de Carvalho, Iury Aragonez da Silva, Alexandra Almeida de Oliveira
    25-47
  • Africanicide? Une problématisation de l’enseignement de variétés des français africains dans les cours de FLE à Goiânia

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909684
    Samuel Rufino de Carvalho, Iury Aragonez da Silva, Alexandra Almeida de Oliveira
    23-47
  • Colonialidades epistemológicas: docências eurocêntricas do português em escolas miscigenadas

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909702
    Eduardo Oliveira Henriques de Araújo
    48-63
  • Epistemological colonialities: Eurocentric teaching of portuguese language in mixed-race schools

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909723
    Eduardo Oliveira HENRIQUES DE ARAÚJO
    42-68
  • Sobre o epistemicídio em manuais de linguística produzidos após a Lei Federal 11.645/08: Uma proposta de leitura discursiva

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909710
    Vitória Paloma Aguiar Alves, Maria Angélica de Oliveira
    64-80
  • Sur l’épistémicide dans les manuels de linguistique produits après la Loi Fédérale 11.645/08: Une proposition de lecture discursive

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909717
    Vitória Paloma Aguiar Alves, Maria Angélica de Oliveira
    63-79
  • A “Poética De Resíduos” de Carolina Maria De Jesus em The Unedited Diaries

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909738
    Aurielle Gomes, Sinara de Oliveira Branco
    81-94
  • The “Poetic Of Residues” of Carolina Maria De Jesus in the Unedited Diaries

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909741
    Aurielle Gomes, Sinara de Oliveira Branco
    80-92
  • Memórias de mulheres negras: inventário do mundo doméstico e as coisas, em Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7914160
    Janayara Araújo Lima, Roseli Bodnar
    95-116
  • Black women's memories: an inventory of the domestic world and things, in Conceição Evaristo's insubmissible tears of women

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7914507
    Janayara Araújo Lima, Roseli Bodnar
    93-114

Artigos de temas livres

  • Entre o concreto e o invisível: o espaço da casa na narrativa de Natalia Ginzburg

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909536
    Ionara Satin
    117-139
  • Between the concrete and the invisible: the space of the house in the narrative of Natalia Ginzburg

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909633
    Ionara Satin
    115-136
  • Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7869564
    Flavia Gumieiro Vieira, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Adriana Delmira Mendes Polato Polato
    140-157
  • Axiologies in dialogic comic strip reading activities

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909636
    Flavia Gumieiro Vieira, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Adriana Delmira Mendes Polato
    137-154
  • Exploração de corpus bilíngue português brasileiro-inglês através do LancsBox®: possibilidades para uma pesquisa em Tradução

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7869579
    João Gabriel Carvalho Marcelino
    158-180
  • Exploring a Portuguese-English corpus through LancsBox®: possibilities for research in translation studies

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909650
    João Gabriel Carvalho Marcelino
    155-178

Ensaios

  • Princípios para a construção de um currículo étnico-racial no ensino de Língua Portuguesa e Literatura

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909279
    Francyelle Loiola Ramos, Beatriz Farias Almeida, Denise Lino Araújo
    181-193

Entrevistas

Produção Artística

  • Meu Coração Vive De Imaginação, Rompe Tectônicas Placas

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909350
    Marcelo Calderari Miguel
    206-211
  • Instinto

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7871275
    Maurício Fontana Filho
    212-213
  • Prefácio

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909357
    Yvisson Gomes dos Santos
    214-216
  • O Salvador

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10199120
    Karina Dias da Silva
    217-218

Colaboradores

  • Organização e Colaboradores

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7876116
    Organização e Colaboradores
    219-255