Portal do Governo Brasileiro
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Edição Atual
Edições Anteriores
Submissões e normas
Dados institucionais
Contato
Equipe Editorial
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Política de Ética
Foco e Escopo
Formulário de avaliação
Declaração de Privacidade
Grupo de pesquisa LELLC
Buscar
Portal de Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras
v. 12 n. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras
Publicado em:
29 de abril de 2023
Capa
Capa
Vânia Sueli Guimarães Rocha, Maria Rennally Soares da Silva
1
Editorial
Editorial
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva, Marco Antônio Margarido Costa
2-3
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7904702
Editorial (ENG)
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva, Marco Antônio Margarido Costa
2-3
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7904764
Apresentação
Apresentação
Maria Angélica de Oliveira, Vima Lia de Rossi Martin, Karolina Válová, Josilene Pinheiro-Mariz
4-7
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7904800
Apresentação (ENG)
Maria Angélica de Oliveira, Vima Lia de Rossi Martin, Karolina Válová, Josilene Pinheiro-Mariz
4-7
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7904845
Artigos
TRANSlanguaging: uma perspectiva decolonial para o ensino de línguas
Themis Rondão Barbosa da Costa Silva
8-24
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7904924
TRANSlanguaging: a decolonial perspective for language teaching
Themis Rondão Barbosa da Costa Silva
8-22
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909699
Africanicídio? Uma problematização do ensino de variedades dos franceses africanos nos cursos de FLE em Goiânia
Samuel Rufino de Carvalho, Iury Aragonez da Silva, Alexandra Almeida de Oliveira
25-47
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909673
Africanicide? Une problématisation de l’enseignement de variétés des français africains dans les cours de FLE à Goiânia
Samuel Rufino de Carvalho, Iury Aragonez da Silva, Alexandra Almeida de Oliveira
23-47
Fr.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909684
Colonialidades epistemológicas: docências eurocêntricas do português em escolas miscigenadas
Eduardo Oliveira Henriques de Araújo
48-63
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909702
Epistemological colonialities: Eurocentric teaching of portuguese language in mixed-race schools
Eduardo Oliveira HENRIQUES DE ARAÚJO
42-68
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909723
Sobre o epistemicídio em manuais de linguística produzidos após a Lei Federal 11.645/08: Uma proposta de leitura discursiva
Vitória Paloma Aguiar Alves, Maria Angélica de Oliveira
64-80
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909710
Sur l’épistémicide dans les manuels de linguistique produits après la Loi Fédérale 11.645/08: Une proposition de lecture discursive
Vitória Paloma Aguiar Alves, Maria Angélica de Oliveira
63-79
Fr.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909717
A “Poética De Resíduos” de Carolina Maria De Jesus em The Unedited Diaries
Aurielle Gomes, Sinara de Oliveira Branco
81-94
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909738
The “Poetic Of Residues” of Carolina Maria De Jesus in the Unedited Diaries
Aurielle Gomes, Sinara de Oliveira Branco
80-92
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909741
Memórias de mulheres negras: inventário do mundo doméstico e as coisas, em Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo
Janayara Araújo Lima, Roseli Bodnar
95-116
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7914160
Black women's memories: an inventory of the domestic world and things, in Conceição Evaristo's insubmissible tears of women
Janayara Araújo Lima, Roseli Bodnar
93-114
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7914507
Artigos de temas livres
Entre o concreto e o invisível: o espaço da casa na narrativa de Natalia Ginzburg
Ionara Satin
117-139
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909536
Between the concrete and the invisible: the space of the house in the narrative of Natalia Ginzburg
Ionara Satin
115-136
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909633
Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos
Flavia Gumieiro Vieira, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Adriana Delmira Mendes Polato Polato
140-157
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7869564
Axiologies in dialogic comic strip reading activities
Flavia Gumieiro Vieira, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Adriana Delmira Mendes Polato
137-154
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909636
Exploração de corpus bilíngue português brasileiro-inglês através do LancsBox®: possibilidades para uma pesquisa em Tradução
João Gabriel Carvalho Marcelino
158-180
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7869579
Exploring a Portuguese-English corpus through LancsBox®: possibilities for research in translation studies
João Gabriel Carvalho Marcelino
155-178
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909650
Ensaios
Princípios para a construção de um currículo étnico-racial no ensino de Língua Portuguesa e Literatura
Francyelle Loiola Ramos, Beatriz Farias Almeida, Denise Lino Araújo
181-193
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909279
Entrevistas
Do “Epistemicídio nas Letras” a experiências de educação antirracista: entrevista com as Professoras Maria Angélica Oliveira e Patrícia Silva Rosas
Beatriz Farias Almeida, Denise Lino de Araújo, Amanda Lopes Bezerra
194-205
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909302
Produção Artística
Meu Coração Vive De Imaginação, Rompe Tectônicas Placas
Marcelo Calderari Miguel
206-211
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909350
Instinto
Maurício Fontana Filho
212-213
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7871275
Prefácio
Yvisson Gomes dos Santos
214-216
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909357
O Salvador
Karina Dias da Silva
217-218
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10199120
Colaboradores
Organização e Colaboradores
Organização e Colaboradores
219-255
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7876116
Palavras-chave
Links
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Mais lidos na última semana
Estrutura e acontecimento no ensino decolonial da língua portuguesa: uma abordagem discursiva
20
Intermidialidade e referências intermidiáticas: uma introdução
19
Uma análise do conto "A caçada", de Lygia Fagundes Telles: Busca de identidade, esquecimento e morte
18
Choro de bebê e sua função na aquisição de linguagem
13
Seleção lexical e construção da argumentatividade em textos do domínio jornalístico
12
Indexadores
Indexadores:
Redes sociais da RLR:
Visitantes da RLR no mundo: