v. 12 n. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras

					Visualizar v. 12 n. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras
Publicado em: 29 de abril de 2023

Capa

  • Capa

    Vânia Sueli Guimarães Rocha, Maria Rennally Soares da Silva
    1

Editorial

  • Editorial

    Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva, Marco Antônio Margarido Costa
    2-3
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7904702
  • Editorial (ENG)

    Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva, Marco Antônio Margarido Costa
    2-3
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7904764

Apresentação

  • Apresentação

    Maria Angélica de Oliveira, Vima Lia de Rossi Martin, Karolina Válová, Josilene Pinheiro-Mariz
    4-7
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7904800
  • Apresentação (ENG)

    Maria Angélica de Oliveira, Vima Lia de Rossi Martin, Karolina Válová, Josilene Pinheiro-Mariz
    4-7
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7904845

Artigos

  • TRANSlanguaging: uma perspectiva decolonial para o ensino de línguas

    Themis Rondão Barbosa da Costa Silva
    8-24
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7904924
  • TRANSlanguaging: a decolonial perspective for language teaching

    Themis Rondão Barbosa da Costa Silva
    8-22
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909699
  • Africanicídio? Uma problematização do ensino de variedades dos franceses africanos nos cursos de FLE em Goiânia

    Samuel Rufino de Carvalho, Iury Aragonez da Silva, Alexandra Almeida de Oliveira
    25-47
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909673
  • Africanicide? Une problématisation de l’enseignement de variétés des français africains dans les cours de FLE à Goiânia

    Samuel Rufino de Carvalho, Iury Aragonez da Silva, Alexandra Almeida de Oliveira
    23-47
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909684
  • Colonialidades epistemológicas: docências eurocêntricas do português em escolas miscigenadas

    Eduardo Oliveira Henriques de Araújo
    48-63
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909702
  • Epistemological colonialities: Eurocentric teaching of portuguese language in mixed-race schools

    Eduardo Oliveira HENRIQUES DE ARAÚJO
    42-68
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909723
  • Sobre o epistemicídio em manuais de linguística produzidos após a Lei Federal 11.645/08: Uma proposta de leitura discursiva

    Vitória Paloma Aguiar Alves, Maria Angélica de Oliveira
    64-80
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909710
  • Sur l’épistémicide dans les manuels de linguistique produits après la Loi Fédérale 11.645/08: Une proposition de lecture discursive

    Vitória Paloma Aguiar Alves, Maria Angélica de Oliveira
    63-79
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909717
  • A “Poética De Resíduos” de Carolina Maria De Jesus em The Unedited Diaries

    Aurielle Gomes, Sinara de Oliveira Branco
    81-94
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909738
  • The “Poetic Of Residues” of Carolina Maria De Jesus in the Unedited Diaries

    Aurielle Gomes, Sinara de Oliveira Branco
    80-92
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909741
  • Memórias de mulheres negras: inventário do mundo doméstico e as coisas, em Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo

    Janayara Araújo Lima, Roseli Bodnar
    95-116
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7914160
  • Black women's memories: an inventory of the domestic world and things, in Conceição Evaristo's insubmissible tears of women

    Janayara Araújo Lima, Roseli Bodnar
    93-114
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7914507

Artigos de temas livres

  • Entre o concreto e o invisível: o espaço da casa na narrativa de Natalia Ginzburg

    Ionara Satin
    117-139
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909536
  • Between the concrete and the invisible: the space of the house in the narrative of Natalia Ginzburg

    Ionara Satin
    115-136
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909633
  • Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos

    Flavia Gumieiro Vieira, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Adriana Delmira Mendes Polato Polato
    140-157
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7869564
  • Axiologies in dialogic comic strip reading activities

    Flavia Gumieiro Vieira, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Adriana Delmira Mendes Polato
    137-154
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909636
  • Exploração de corpus bilíngue português brasileiro-inglês através do LancsBox®: possibilidades para uma pesquisa em Tradução

    João Gabriel Carvalho Marcelino
    158-180
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7869579
  • Exploring a Portuguese-English corpus through LancsBox®: possibilities for research in translation studies

    João Gabriel Carvalho Marcelino
    155-178
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909650

Ensaios

  • Princípios para a construção de um currículo étnico-racial no ensino de Língua Portuguesa e Literatura

    Francyelle Loiola Ramos, Beatriz Farias Almeida, Denise Lino Araújo
    181-193
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909279

Entrevistas

Produção Artística

  • Meu Coração Vive De Imaginação, Rompe Tectônicas Placas

    Marcelo Calderari Miguel
    206-211
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909350
  • Instinto

    Maurício Fontana Filho
    212-213
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7871275
  • Prefácio

    Yvisson Gomes dos Santos
    214-216
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7909357
  • O Salvador

    Karina Dias da Silva
    217-218
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10199120

Colaboradores

  • Organização e Colaboradores

    Organização e Colaboradores
    219-255
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7876116