Princípios para a construção de um currículo étnico-racial no ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Autores

  • Francyelle Loiola Ramos Universidade Federal de Campina Grande
  • Beatriz Farias Almeida Universidade Federal de Campina Grande
  • Denise Lino Araújo Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7909279
Palavras-chave: Currículo étnico-racial, Educação antirracista, Educação linguística, Ensino de língua portuguesa, Interdisciplinaridade

Resumo

Neste ensaio, versamos sobre o apagamento sistemático de vozes negras ao longo da história nacional e propomos a construção de um currículo étnico-racial no âmbito das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, centrado na relevância, resgate e (re)conhecimento da participação integral da população negro-africana na edificação da sociedade brasileira. Para tanto, elencamos quatro princípios-base, a saber: construir espaços de enunciação, eleger aspectos linguísticos que possibilitem o estudo da língua, tendo em vista o respeito e a valorização das relações étnico-raciais, estabelecer temas geradores e escolher materiais representativos. Buscando orientar esta reflexão, nosso arcabouço teórico contou com as concepções de currículo étnico-racial (SILVA, 1999), afroperspectiva no ensino (MACHADO, SOUSA, 2022), contribuições etnolinguísticas africanas (CASTRO, 2001; 2017; 2022), sistema de temas geradores (FREIRE, 1996; COSTA e PINHEIRO, 2013), entre outros estudos. Assim sendo, ainda que o enfoque deste trabalho seja a área de linguagens, destacamos a importância de promover a articulação entre diferentes saberes e suas respectivas particularidades no que concerne ao desenvolvimento de uma prática pedagógica antirracista, não bastando, portanto, a abordagem pontual da temática apenas em datas comemorativas, mas, sim, uma atitude contínua e consciente que renega as narrativas coloniais ocidentalocêntrica e reivindica uma nova matriz curricular afrocentrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francyelle Loiola Ramos, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda no curso de licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) campus sede, Paraíba, Brasil. Concluiu o Ensino Médio pela Escola Virgem de Lourdes (EVL), Campina Grande - PB. Além disso, está vinculada como bolsista ao Programa de Residência Pedagógica (PRP) da CAPES e pesquisa na área de literatura infanto-juvenil.

Beatriz Farias Almeida, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda no curso de licenciatura em letras – língua portuguesa, pela Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, e técnica em petróleo e gás pelo Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Campina Grande. Além disso, é bolsista do programa de iniciação científica do CNPQ, com o projeto ENSINO DO LÉXICO EM VIDEOAULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O TRABALHO COM A SELEÇÃO LEXICAL.

Denise Lino Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde atua como docente na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino. Tem Pós-doutorado em Educação pela UFMG, Minas Gerais, Brasil.

Referências

ALMEIDA, Beatriz Farias; RAMOS, Francyelle Loiola; ARAÚJO, Denise Lino. Princípios para a construção de um currículo étnico-racial no ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Revista Letras Raras, [S.l.], p. 181-193, v. 12, n. 1, abr. 2023.

Downloads

Publicado em

29 de abril de 2023

Como Citar

RAMOS, F. L.; ALMEIDA, B. F.; ARAÚJO, D. L. Princípios para a construção de um currículo étnico-racial no ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 1, p. 181–193, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7909279. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/466. Acesso em: 13 maio. 2024.

Seção

Ensaios