Impressões sobre o Congresso de Milão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10062012
Palavras-chave: Congresso de Milão, Língua de sinais, Educação de surdos

Resumo

Trata-se de tradução de texto inédito no Brasil publicado originalmente em 1881. James Denison, autor do texto, foi um dos quatro surdos presentes no Congresso para melhoria da condição dos surdos-mudos, realizado em Milão, de 06 a 11 de setembro de 1880. Na história da educação de surdos o evento italiano goza de muita popularidade, mas pouco aprofundamento e, repetidamente, é apresentado como evento em que se deu a extinção da língua de sinais. O texto de James Denison permite-nos uma visão ímpar sobre o evento, ultrapassando os limites das narrativas tradicionais que projetam sobre Milão apenas a oposição língua de sinais versus oralização. A tradução deste texto para o público brasileiro possibilita problematizar muitas verdades acerca de Milão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Silva Xavier Nascimento, Instituto Federal de São Paulo

Doutorando em Educação Especial (UFSCar) e em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência (Unifesp), Mestre em Educação (Ufes), Especialista em Libras (Finom), Especialista em Educação Especial e Inclusiva (UCM), Licenciado em Letras Português-Inglês (Uniube), atua como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Letras - Língua Portuguesa e Libras no Instituto Federal de São Paulo, integrante do grupo Grupo de Pesquisa em Inclusão Social-Educacional e Formação (Isef) e do Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi). Tem experiência na área da Educação, com ênfase no ensino de língua portuguesa, língua inglesa e língua brasileira de sinais atuando principalmente nos seguintes eixos: acessibilidade para surdos e formação para professores e tradutores e intérpretes.

José Raimundo Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação (PPGE-UFES), Mestre em Educação (UFES), Mestre e doutor em Teologia
Sistemática (FAJE-BH), licenciado em Filosofia pela PUC-MG, atua como Professor do Ensino Básico na
rede municipal de ensino de Vitória - ES, integrante do GIPLES (Grupo Interinstitucional de Pesquisa em
Libras e Educação de Surdos). Tem experiência na área da Educação e pesquisa história da educação
de surdos em documentos do século XIX.

Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora (2012) e Mestre (2007) em Educação pelo Programa de Pós graduação em Educação da
Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE- UFES). Fez estágio pós-doutoral, em Educação (2015)
pelo Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos),
financiado pela bolsa PNPD/CAPES. Estágio pós-doutoral em andamento pela Universidade Federa de
São Carlos.

Referências

DENISON, J. Impressions of the Milan Convention. American Annals of the Deaf and Dumb, Gallaudet University Press, Vol. 26, No. 1 (JANUARY, 1881), pp. 41-50. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/44461118. Acesso em: 19 set. 2019.

Downloads

Publicado em

1 de outubro de 2021

Como Citar

NASCIMENTO, G. S. X.; RODRIGUES, J. R.; VIEIRA-MACHADO, L. M. da C. Impressões sobre o Congresso de Milão. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 3, p. 310–319, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.10062012. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1954. Acesso em: 20 maio. 2024.

Seção

Traduções