Impressões sobre o Congresso de Milão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10062012
Palabras clave: Congresso de Milão, Língua de sinais, Educação de surdos

Resumen

Trata-se de tradução de texto inédito no Brasil publicado originalmente em 1881. James Denison, autor do texto, foi um dos quatro surdos presentes no Congresso para melhoria da condição dos surdos-mudos, realizado em Milão, de 06 a 11 de setembro de 1880. Na história da educação de surdos o evento italiano goza de muita popularidade, mas pouco aprofundamento e, repetidamente, é apresentado como evento em que se deu a extinção da língua de sinais. O texto de James Denison permite-nos uma visão ímpar sobre o evento, ultrapassando os limites das narrativas tradicionais que projetam sobre Milão apenas a oposição língua de sinais versus oralização. A tradução deste texto para o público brasileiro possibilita problematizar muitas verdades acerca de Milão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriel Silva Xavier Nascimento, Instituto Federal de São Paulo

Doutorando em Educação Especial (UFSCar) e em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência (Unifesp), Mestre em Educação (Ufes), Especialista em Libras (Finom), Especialista em Educação Especial e Inclusiva (UCM), Licenciado em Letras Português-Inglês (Uniube), atua como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Letras - Língua Portuguesa e Libras no Instituto Federal de São Paulo, integrante do grupo Grupo de Pesquisa em Inclusão Social-Educacional e Formação (Isef) e do Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi). Tem experiência na área da Educação, com ênfase no ensino de língua portuguesa, língua inglesa e língua brasileira de sinais atuando principalmente nos seguintes eixos: acessibilidade para surdos e formação para professores e tradutores e intérpretes.

José Raimundo Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação (PPGE-UFES), Mestre em Educação (UFES), Mestre e doutor em Teologia
Sistemática (FAJE-BH), licenciado em Filosofia pela PUC-MG, atua como Professor do Ensino Básico na
rede municipal de ensino de Vitória - ES, integrante do GIPLES (Grupo Interinstitucional de Pesquisa em
Libras e Educação de Surdos). Tem experiência na área da Educação e pesquisa história da educação
de surdos em documentos do século XIX.

Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora (2012) e Mestre (2007) em Educação pelo Programa de Pós graduação em Educação da
Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE- UFES). Fez estágio pós-doutoral, em Educação (2015)
pelo Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos),
financiado pela bolsa PNPD/CAPES. Estágio pós-doutoral em andamento pela Universidade Federa de
São Carlos.

Citas

DENISON, J. Impressions of the Milan Convention. American Annals of the Deaf and Dumb, Gallaudet University Press, Vol. 26, No. 1 (JANUARY, 1881), pp. 41-50. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/44461118. Acesso em: 19 set. 2019.

Publicado

octubre 1, 2021

Cómo citar

NASCIMENTO, G. S. X.; RODRIGUES, J. R.; VIEIRA-MACHADO, L. M. da C. Impressões sobre o Congresso de Milão. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 3, p. 310–319, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.10062012. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1954. Acesso em: 22 jul. 2024.

Sección

Traduções