Ir para o conteúdo
GovBR
Comunica BR
Acesso à informação
Participe
Legislação
Órgãos do Governo
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Edição Atual
Edições Anteriores
Submissões e normas
Dados institucionais
Contato
Equipe Editorial
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Política de Ética
Foco e Escopo
Formulário de avaliação
Declaração de Privacidade
Grupo de pesquisa LELLC
Buscar
Portal de Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 13 n. 5 (2024): n. 5 - 2024 - Dossiê internacionalização e interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras
v. 13 n. 5 (2024): n. 5 - 2024 - Dossiê internacionalização e interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras
Publicado em:
27 de dezembro de 2024
Capa
Capa
Produção Editorial RLR
I
png
Editorial
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563716
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
e6197
Port.
Editorial - Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563812
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
e5687
Fran.
Apresentação
Apresentação
Relações entre Políticas Linguísticas, Interculturalidade e Internacionalização no ensino de línguas: desafios na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14564225
Heloisa Albuquerque-Costa, Marina Mello de Menezes F. Souza, Telma Pereira
e5685
Port.
Apresentação - Fran.
Présentation: Relations entre les politiques linguistiques, l'interculturalisme et l'internationalisation dans l'enseignement des langues : les défis de l'époque contemporaine
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14564228
Heloisa Albuquerque-Costa, Marina Mello de Menezes F. Souza, Telma Pereira
e5688
Fran.
n. 5 - 2024 - Dossiê Relações entre Políticas linguísticas, interculturalidade e internacionalização no ensino de línguas : novos desafios na contemporaneidade
Relações entre internacionalização e interculturalidade na Rede ANDIFES IsF-Francês
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563091
Marina Mello de Menezes Felix de Souza, Claire Parot de Sousa, Heloisa Albuquerque-Costa
e4594
Port.
Relations entre internationalisation et interculturalité dans le cadre du Réseau ANDIFES IsF-Français
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563128
Marina Mello de Menezes Felix de Souza, Claire Parot de Sousa, Heloisa Albuquerque-Costa
e5040
Fran.
O Observatório PLE-PL2 como um marco nas políticas linguísticas para a formação de professores de PLE/PL2/PLNM por uma perspectiva pluricêntrica
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562936
Dener Martins de Oliveira, Paula Baracat De Grande, Vera Lúcia Lopes Cristovão
e3522
Port.
The Observatory of Portuguese as a Foreign Language (Observatório PLE-PL2): a milestone in language policies for training Portuguese as a Foreign Language teachers from a pluricentric perspective
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562960
Dener Martins de Oliveira, Paula Baracat de Grande, Vera Lúcia Lopes Cristovão
e5680
Eng.
Percepções de estudantes de Letras a área de Português para Estrangeiros: uma contribuição para a internacionalização universitária
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562902
Luhema Ueti
e3518
Port.
Perceptions of Language students about training as Portuguese for Foreigners teachers in the context of university internationalization
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562922
Luhema Ueti
e5678
Eng.
Políticas linguísticas, formação linguística e internacionalização: uma análise em instituições da Região Norte do Brasil/
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562966
Tatiane Lopes Moreira, Rafael de Souza Timmermann
e3523
Port.
Language policies, languages, and internationalization: an analysis of Public Higher Education Institutions in the Northern Region of Brazil
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562995
Tatiane Lopes Moreira, Rafael de Souza Timmermann
e5413
Eng.
MERCOSUL, Políticas Linguísticas e Extensão Universitária: uma reflexão "desde" a fronteira
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14560241
Valdilena Rammé, Angela Erazo
e3223
Port.
MERCOSUR, políticas lingüísticas y extensión universitaria: una reflexión “desde” la frontera
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14560248
Valdilena Rammé, Angela Erazo
e5676
Esp.
A Educação Intercultural sob a perspectiva dos estudantes em um Programa de Internacionalização em Casa da PUCPR
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563659
Katleen Hack da Silva, Karina Fernandes
e3674
Port.
Intercultural Education from the students’ perspective in a Home Internationalization Program from PUCPR
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563681
Katleen Hack da Silva, Karina Fernandes
e5409
Eng.
O INGLÊS COMO LÍNGUA DE INSTRUÇÃO NO CONTEXTO DE UMA UNIVERSIDADE INTERIORANA DE MATO GROSSO DO SUL/BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563022
Lucas Araujo Chagas, Thiago Mariano Guimarães
e3849
Port.
English as a language of instruction in the context of an inland university in Mato Grosso Do Sul-Brazil
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563043
Lucas Araujo Chagas, Thiago Mariano Guimarães
e5861
Eng.
Uma experiência de observação em contexto de interações na Missão Arqueológica Franco-Brasileira no Piauí: reflexões linguísticas e interculturais para o ensino de língua francesa
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563691
Maria Iara Zilda Návea da Silva Mourão
e3723
Port.
Une expérience d'observation dans le contexte d'interactions au sein de la Mission Archéologique Franco-Brésilienne au Piauí : réflexions linguistiques et interculturelles pour l'enseignement de la langue française
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563709
Maria Iara Zilda Návea da Silva Mourão
e5681
Fran.
Produção de material didático e o incentivo à autoria docente: uma experiência no ensino de francês através do Idiomas sem Fronteiras na UFBA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562993
Alice Áurea de Oliveira Amorim, Cíntia Voos Kaspary
e3527
Port.
Production de matériel didactique et encouragement à l’autorat des enseignants : une expérience dans l’enseignement du français à travers le programme Idiomas sem Fronteiras à l'UFBA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562948
Alice Áurea de Oliveira Amorim, Cíntia Voos Kaspary
e5679
Fran
Aprender língua ou conhecer cultura? Discussões sobre os objetivos de inclusão de língua chinesa na rede estadual do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562885
Jinyu Xie
e3399
Port.
Learning language or understanding culture? Discussions about the objectives of including the Chinese language in the state school of Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562899
Jinyu Xie
e5677
Eng.
Uma sequência didática para o gênero redação do ENEM: caminhos em direção à Cidadania Global no âmbito da internacionalização
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562043
Rodrigo Schaefer
e3284
Port.
A didactic sequence for the ENEM textual genre: pathways to Global Citizenship in the internationalization context
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562135
Rodrigo Schaefer
e5412
Eng.
Ensaios
Verso y reverso en la política lingüística de Nueva España en el siglo XVI: una reflexión desde la perspectiva de la contemporaneidad
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563936
Leticia Freire, Juan Ignacio Jurado Centurión Lopez
e3197
Esp.
Verso e Reverso na política linguística da Nova Espanha no século XVI: uma reflexão a partir da perspectiva da contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563933
Leticia Freire, Juan Ignacio Jurado Centurión Lopez
e5042
Port.
Entrevistas
Dialogues on the internationalization of higher education and university: an interview with Kyria Finardi
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563956
Lucas Araujo Chagas, Kyria Rebeca Finardi
e5682
Eng.
Diálogos sobre internacionalização da educação superior e universidade: uma entrevista com Kyria Finardi
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563941
Lucas Araujo Chagas, Kyria Rebeca Finardi
Port.
Colaboradores
Colaboradores
Produção Editorial RLR
e5686
Port.
Palavras-chave
Editorial
Capa
Literatura
Tradução
Poema
Entrevista
Discurso
Conto
Memória
Ensino
FLE
Cultura
Língua
Linguagem
Espaço
Mulher
Links
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Mais lidos na última semana
Retomando o estudo do resumo: conceito, classificação e apresentação
25
Gender violence in tales of Olhos D’água, by Conceição Evaristo
18
Drag language translation on RuPaul’s Drag Race: a study on representation through subtitles
17
Intermidialidade e referências intermidiáticas: uma introdução
14
Exploring a Portuguese-English corpus through LancsBox®: possibilities for research in translation studies
13
Indexadores
Indexadores:
Redes sociais da RLR:
Visitantes da RLR no mundo: