Portal do Governo Brasileiro
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Edição Atual
Edições Anteriores
Submissões e normas
Dados institucionais
Contato
Equipe Editorial
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Política de Ética
Foco e Escopo
Formulário de avaliação
Declaração de Privacidade
Grupo de pesquisa LELLC
Buscar
Portal de Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 13 n. 5 (2024): n. 5 - 2024 - Dossiê internacionalização e interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras
v. 13 n. 5 (2024): n. 5 - 2024 - Dossiê internacionalização e interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras
Publicado em:
27 de dezembro de 2024
Capa
Capa
Produção Editorial RLR
I
png
Editorial
Editorial
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
e6197
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563716
Editorial - Fran.
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
e5687
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563812
Apresentação
Apresentação
Relações entre Políticas Linguísticas, Interculturalidade e Internacionalização no ensino de línguas: desafios na contemporaneidade
Heloisa Albuquerque-Costa, Marina Mello de Menezes F. Souza, Telma Pereira
e5685
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14564225
Apresentação - Fran.
Présentation: Relations entre les politiques linguistiques, l'interculturalisme et l'internationalisation dans l'enseignement des langues : les défis de l'époque contemporaine
Heloisa Albuquerque-Costa, Marina Mello de Menezes F. Souza, Telma Pereira
e5688
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14564228
n. 5 - 2024 - Dossiê Relações entre Políticas linguísticas, interculturalidade e internacionalização no ensino de línguas : novos desafios na contemporaneidade
Relações entre internacionalização e interculturalidade na Rede ANDIFES IsF-Francês
Marina Mello de Menezes Felix de Souza, Claire Parot de Sousa, Heloisa Albuquerque-Costa
e4594
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563091
Relations entre internationalisation et interculturalité dans le cadre du Réseau ANDIFES IsF-Français
Marina Mello de Menezes Felix de Souza, Claire Parot de Sousa, Heloisa Albuquerque-Costa
e5040
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563128
O Observatório PLE-PL2 como um marco nas políticas linguísticas para a formação de professores de PLE/PL2/PLNM por uma perspectiva pluricêntrica
Dener Martins de Oliveira, Paula Baracat De Grande, Vera Lúcia Lopes Cristovão
e3522
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562936
The Observatory of Portuguese as a Foreign Language (Observatório PLE-PL2): a milestone in language policies for training Portuguese as a Foreign Language teachers from a pluricentric perspective
Dener Martins de Oliveira, Paula Baracat de Grande, Vera Lúcia Lopes Cristovão
e5680
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562960
Percepções de estudantes de Letras a área de Português para Estrangeiros: uma contribuição para a internacionalização universitária
Luhema Ueti
e3518
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562902
Perceptions of Language students about training as Portuguese for Foreigners teachers in the context of university internationalization
Luhema Ueti
e5678
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562922
Políticas linguísticas, formação linguística e internacionalização: uma análise em instituições da Região Norte do Brasil/
Tatiane Lopes Moreira, Rafael de Souza Timmermann
e3523
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562966
Language policies, languages, and internationalization: an analysis of Public Higher Education Institutions in the Northern Region of Brazil
Tatiane Lopes Moreira, Rafael de Souza Timmermann
e5413
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562995
MERCOSUL, Políticas Linguísticas e Extensão Universitária: uma reflexão "desde" a fronteira
Valdilena Rammé, Angela Erazo
e3223
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14560241
MERCOSUR, políticas lingüísticas y extensión universitaria: una reflexión “desde” la frontera
Valdilena Rammé, Angela Erazo
e5676
Esp.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14560248
A Educação Intercultural sob a perspectiva dos estudantes em um Programa de Internacionalização em Casa da PUCPR
Katleen Hack da Silva, Karina Fernandes
e3674
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563659
Intercultural Education from the students’ perspective in a Home Internationalization Program from PUCPR
Katleen Hack da Silva, Karina Fernandes
e5409
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563681
O INGLÊS COMO LÍNGUA DE INSTRUÇÃO NO CONTEXTO DE UMA UNIVERSIDADE INTERIORANA DE MATO GROSSO DO SUL/BRASIL
Lucas Araujo Chagas, Thiago Mariano Guimarães
e3849
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563022
English as a language of instruction in the context of an inland university in Mato Grosso Do Sul-Brazil
Lucas Araujo Chagas, Thiago Mariano Guimarães
e5861
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563043
Uma experiência de observação em contexto de interações na Missão Arqueológica Franco-Brasileira no Piauí: reflexões linguísticas e interculturais para o ensino de língua francesa
Maria Iara Zilda Návea da Silva Mourão
e3723
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563691
Une expérience d'observation dans le contexte d'interactions au sein de la Mission Archéologique Franco-Brésilienne au Piauí : réflexions linguistiques et interculturelles pour l'enseignement de la langue française
Maria Iara Zilda Návea da Silva Mourão
e5681
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563709
Produção de material didático e o incentivo à autoria docente: uma experiência no ensino de francês através do Idiomas sem Fronteiras na UFBA
Alice Áurea de Oliveira Amorim, Cíntia Voos Kaspary
e3527
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562993
Production de matériel didactique et encouragement à l’autorat des enseignants : une expérience dans l’enseignement du français à travers le programme Idiomas sem Fronteiras à l'UFBA
Alice Áurea de Oliveira Amorim, Cíntia Voos Kaspary
e5679
Fran
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562948
Aprender língua ou conhecer cultura? Discussões sobre os objetivos de inclusão de língua chinesa na rede estadual do Rio de Janeiro
Jinyu Xie
e3399
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562885
Learning language or understanding culture? Discussions about the objectives of including the Chinese language in the state school of Rio de Janeiro
Jinyu Xie
e5677
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562899
Uma sequência didática para o gênero redação do ENEM: caminhos em direção à Cidadania Global no âmbito da internacionalização
Rodrigo Schaefer
e3284
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562043
A didactic sequence for the ENEM textual genre: pathways to Global Citizenship in the internationalization context
Rodrigo Schaefer
e5412
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562135
Ensaios
Verso y reverso en la política lingüística de Nueva España en el siglo XVI: una reflexión desde la perspectiva de la contemporaneidad
Leticia Freire, Juan Ignacio Jurado Centurión Lopez
e3197
Esp.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563936
Verso e Reverso na política linguística da Nova Espanha no século XVI: uma reflexão a partir da perspectiva da contemporaneidade
Leticia Freire, Juan Ignacio Jurado Centurión Lopez
e5042
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563933
Entrevistas
Dialogues on the internationalization of higher education and university: an interview with Kyria Finardi
Lucas Araujo Chagas, Kyria Rebeca Finardi
e5682
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563956
Diálogos sobre internacionalização da educação superior e universidade: uma entrevista com Kyria Finardi
Lucas Araujo Chagas, Kyria Rebeca Finardi
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563941
Colaboradores
Colaboradores
Produção Editorial RLR
e5686
Port.
Palavras-chave
Links
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Mais lidos na última semana
A BNCC e o desaparecimento da língua francesa na educação básica brasileira
20
O romance em segunda pessoa: análise estrutural
18
Intermidialidade e referências intermidiáticas: uma introdução
17
5h27
12
Drag language translation on RuPaul’s Drag Race: a study on representation through subtitles
11
Indexadores
Indexadores:
Redes sociais da RLR:
Visitantes da RLR no mundo: