Aprender língua ou conhecer cultura? Discussões sobre os objetivos de inclusão de língua chinesa na rede estadual do Rio de Janeiro

Autores

  • Jinyu Xie Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14562885
Palavras-chave: Língua e cultura, Ensino de língua chinesa, Colégio Intercultural Brasil-China, Instituto Confúcio

Resumo

Nos últimos anos, vivenciamos a expansão do ensino de língua chinesa não só nas instituições superiores do Brasil com o estabelecimento dos Institutos Confúcio, mas também através das iniciativas de diversas redes municipais e estaduais que buscam oferecer ao público uma educação plurilíngue.  No caso específico da rede estadual do Rio de Janeiro, foi criado em 2015 o Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, por meio de uma parceria entre o Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Normal de Hebei (China). Partindo das próprias experiências da autora como professora de chinês neste Colégio, o presente trabalho pretende realizar uma reflexão sobre as diferentes percepções dos agentes chineses e brasileiros neste projeto, em relação aos objetivos da inclusão de língua e cultura chinesa na rede estadual do Rio de Janeiro. Baseado no estudo documental e nas entrevistas, pretendemos discutir como as visões chinesas de caráter instrumental entram em choque com a realidade brasileira, e como os agentes das duas nacionalidades se negociam e se adaptam para criar o espaço para a língua e cultura chinesa dentro da escola. É necessário não só um maior entendimento entre as duas culturas educacionais, mas também um esforço conjunto entre os professores, os gestores e os formuladores das políticas públicas linguísticas e educacionais para trazer uma educação de língua-cultura que faça sentido para os estudantes da rede pública do Brasil.

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Publicado em

27 de dezembro de 2024

Como Citar

XIE, J. Aprender língua ou conhecer cultura? Discussões sobre os objetivos de inclusão de língua chinesa na rede estadual do Rio de Janeiro. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 5, p. e3399 , 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14562885. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3399. Acesso em: 6 jan. 2025.

Seção

n. 5 - 2024 - Dossiê Relações entre Políticas linguísticas, interculturalidade e internacionalização no ensino de línguas : novos desafios na contemporaneidade