Pluricentralidade lusófona: o que sabem os alunos do curso de Licenciatura em Letras do IFFluminense sobre o português em Timor-Leste?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10436286
Palavras-chave: Política linguística, Língua pluricêntrica, Língua portuguesa, Timor-Leste

Resumo

A língua portuguesa é idioma oficial em nove países, fator que contribui para a pluricentralidade do idioma, tendo em vista que, dentro de cada território, o português se transfigura de forma distinta. Com isso, este trabalho realiza breve apontamentos sobre a língua portuguesa, como língua pluricêntrica, concentrando-se em investigar o nível de conhecimento dos discentes do curso de Letras (Português e Literaturas) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro, a respeito da relação histórica entre a língua portuguesa e Timor-Leste. Para isso, adotou-se inicialmente a pesquisa bibliográfica, realizando uma compilação de dados teóricos, com o auxílio da técnica do fichamento. Após, utilizou-se a pesquisa de campo, com aplicação de questionário, para coleta de dados. Como resultados obtidos, tem-se o indicativo de que grande parte dos discentes do curso de Letras do IFFluminense têm conhecimento de que a língua portuguesa é pluricêntrica, mas desconhecem a relação entre o idioma e Timor-Leste, especificamente. Além disso, os resultados apontam que os discentes julgam relevante a abordagem sobre o assunto na matriz curricular do Curso de Letras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leiliane Rezende da Silva Silveira , Instituto Federal Fluminense

Graduanda em Letras (Português e Literaturas) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro (IFF). É integrante do Grupo de Estudos de Português Língua Internacional (GEPLI), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e monitora da disciplina de Teorias da Aprendizagem (nos Cursos de Letras e Teatro), no IFFluminense. Atuou como Bolsista de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico no projeto "Revisão e Aprimoramento de Documentos no Registro Acadêmico Ensino Superior", em 2023. Foi bolsista PIBIC/IFF, em 2021 e 2022, da pesquisa intitulada "Lusofonia: Percepções identitárias do Timor-Leste". Atuou como professora voluntária de Redação no Curso Preparatório Popular Goitacá (CPPG) no IFFluminense, em 2022, e como estagiária na Prefeitura de São Fidélis, em 2022. Também atuou como professora de Produção Textual na escola Centro Educacional Polegar. Tem interesse em: História da Língua Portuguesa, Linguística Histórica, Internacionalização da Língua Portuguesa, Política Linguística e Análise de Discurso.

Raul Chatel Neto, Instituto Federal Fluminense

Especialista em Direito Processual e em Gestão de Pessoas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduado em Direito pelo Centro Universitário Fluminense. Graduando em Letras (Português e Literaturas) e bolsista de iniciação científica da pesquisa intitulada "Marcas linguísticas em comunidades discursivas: dimensões sócio-históricas da formação identitária em língua portuguesa", pelo Instituto Federal Fluminense.

Thiago Soares de Oliveira, Instituto Federal Fluminense

Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, com estágio de pósdoutoramento pela Universidade da Beira Interior.

Referências

ALBUQUERQUE, D. O português como língua pluricêntrica e as atitudes linguísticas de falantes em Timor-Leste. Caderno Seminal, n. 42, p. 326-360, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/article/view/64435. Acesso em: 7 set. 2022.

ANTUNES, R. A Língua Portuguesa em Timor-Leste: panorama histórico e situação atual. In: PESSOA, M. S. Percursos de Educação Linguística: uma homenagem a Maria Helena Ançã. 1. ed. Aveiro: UA Editora, 2022.

BAGNO, M. O português não procede do latim. Uma proposta de classificação das línguas derivadas do galego. À busca do tesouro, n. 191, p. 34-39, 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/download/38129387/1320761642191_Marcos_Bagno.pdf. Acesso em: 28 out. 2022.

BRITO, R. P. Língua e identidade no universo da lusofonia: aspectos de Timor-Leste e Moçambique. São Paulo: Editora Terracota, 2013.

CASTRO, I. Os espaços do português. In: SALOMÃO, S. N. (Org.). Temas da língua portuguesa: do pluricentrismo à didática. Roma: Edizioni Nuova Cultura, 2020.

CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Disponível em: https://www.cplp.org/.

Acesso em: 28 out. 2022.

FARACO, C. A. Linguística histórica: uma introdução ao estudo das línguas. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO. Projeto Pedagógico do Curso de Letras, 2019. Disponível em: http://licenciaturas.centro.iff.edu.br/cursoslicenciatura/licenciatura-em-letras/plano-pedagogico-do-curso/ppc-2019.1/view. Acesso em: 6 nov. 2022.

KAUARK, F. S; MANHÃES, F. C; MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

LAMIM-GUEDES, V.; ROSA, C. G.; A Cooperação Internacional na Universidade Nacional de Timor-Leste: contribuições para a melhoria da educação e desenvolvimento timorense. In: LAMIM-GUEDES, V.; ROSA, C. G. A. (Orgs.). ALIN-MANE: lusofonia e cooperação na área educacional em Timor-Leste. São Paulo: Editora Na Raiz, 2020.

MARÇALO, M. J. Geografias da língua portuguesa, normas e variação: Angola e Timor-Leste. In: SALOMÃO, S.N. (Org.). Temas da língua portuguesa: do pluricentrismo à didática. Roma: Edizioni Nuova Cultura, 2020.

SILVA, A. S. O português no mundo e a sua estandardização: entre a realidade de uma língua pluricêntrica e o desejo de uma língua internacional. In: BARROSO, H. (Org.) O português na casa do mundo hoje. Famalicão: Edições Húmus, 2018.

TIMOR-LESTE. Censo: Timor-Leste em números, 2019. Disponível em: https://www.statistics.gov.tl/wp-content/uploads/2021/05/Timor-Leste-In-Number-2019.pdf. Acesso em: 8 set. 2022.

WILSON, F. Português, língua pluricêntrica: integração de variedades no ensino. Revista Internacional em Língua Portuguesa, n. 39, p. 17-31, 2021. Disponível em: https://rilp-aulp.org/index.php/rilp/article/view/260. Acesso em: 7 set. 2022.

Downloads

Publicado em

30 de dezembro de 2023

Como Citar

SILVEIRA, L. R. da S. .; CHATEL NETO, R.; OLIVEIRA, T. S. de. Pluricentralidade lusófona: o que sabem os alunos do curso de Licenciatura em Letras do IFFluminense sobre o português em Timor-Leste? . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 3, p. 66–88, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10436286. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/921. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Artigos de temas livres