Pluricentralidade lusófona: o que sabem os alunos do curso de Licenciatura em Letras do IFFluminense sobre o português em Timor-Leste?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10436286
Palabras clave: Política linguística, Língua pluricêntrica, Língua portuguesa, Timor-Leste

Resumen

A língua portuguesa é idioma oficial em nove países, fator que contribui para a pluricentralidade do idioma, tendo em vista que, dentro de cada território, o português se transfigura de forma distinta. Com isso, este trabalho realiza breve apontamentos sobre a língua portuguesa, como língua pluricêntrica, concentrando-se em investigar o nível de conhecimento dos discentes do curso de Letras (Português e Literaturas) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro, a respeito da relação histórica entre a língua portuguesa e Timor-Leste. Para isso, adotou-se inicialmente a pesquisa bibliográfica, realizando uma compilação de dados teóricos, com o auxílio da técnica do fichamento. Após, utilizou-se a pesquisa de campo, com aplicação de questionário, para coleta de dados. Como resultados obtidos, tem-se o indicativo de que grande parte dos discentes do curso de Letras do IFFluminense têm conhecimento de que a língua portuguesa é pluricêntrica, mas desconhecem a relação entre o idioma e Timor-Leste, especificamente. Além disso, os resultados apontam que os discentes julgam relevante a abordagem sobre o assunto na matriz curricular do Curso de Letras.

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Biografía del autor/a

Leiliane Rezende da Silva Silveira, Instituto Federal Fluminense

Graduanda em Letras (Português e Literaturas) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro (IFF). É integrante do Grupo de Estudos de Português Língua Internacional (GEPLI), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e monitora da disciplina de Teorias da Aprendizagem (nos Cursos de Letras e Teatro), no IFFluminense. Atuou como Bolsista de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico no projeto "Revisão e Aprimoramento de Documentos no Registro Acadêmico Ensino Superior", em 2023. Foi bolsista PIBIC/IFF, em 2021 e 2022, da pesquisa intitulada "Lusofonia: Percepções identitárias do Timor-Leste". Atuou como professora voluntária de Redação no Curso Preparatório Popular Goitacá (CPPG) no IFFluminense, em 2022, e como estagiária na Prefeitura de São Fidélis, em 2022. Também atuou como professora de Produção Textual na escola Centro Educacional Polegar. Tem interesse em: História da Língua Portuguesa, Linguística Histórica, Internacionalização da Língua Portuguesa, Política Linguística e Análise de Discurso.

Raul Chatel Neto, Instituto Federal Fluminense

Especialista em Direito Processual e em Gestão de Pessoas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduado em Direito pelo Centro Universitário Fluminense. Graduando em Letras (Português e Literaturas) e bolsista de iniciação científica da pesquisa intitulada "Marcas linguísticas em comunidades discursivas: dimensões sócio-históricas da formação identitária em língua portuguesa", pelo Instituto Federal Fluminense.

Thiago Soares de Oliveira, Instituto Federal Fluminense

Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, com estágio de pósdoutoramento pela Universidade da Beira Interior.

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Publicado

diciembre 30, 2023

Cómo citar

SILVEIRA, L. R. da S. .; CHATEL NETO, R.; OLIVEIRA, T. S. de. Pluricentralidade lusófona: o que sabem os alunos do curso de Licenciatura em Letras do IFFluminense sobre o português em Timor-Leste? . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 3, p. 66–88, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10436286. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/921. Acesso em: 18 may. 2024.

Sección

Artigos de temas livres