Ir para o conteúdo
GovBR
Comunica BR
Acesso à informação
Participe
Legislação
Órgãos do Governo
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Edição Atual
Edições Anteriores
Submissões e normas
Dados institucionais
Contato
Equipe Editorial
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Política de Ética
Foco e Escopo
Formulário de avaliação
Declaração de Privacidade
Grupo de pesquisa LELLC
Buscar
Portal de Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 3 (2023): Línguas, Literaturas e Linguagens na contemporaneidade
v. 12 n. 3 (2023): Línguas, Literaturas e Linguagens na contemporaneidade
Publicado em:
17 de janeiro de 2024
Capa
Capa
Mathilde Lendresse, Maria Rennally Soares da Silva
1
PNG
Editorial
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10436728
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
2-3
Port.
Editorial (ENG)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10445383
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva; Rafael de Arruda Sobral
2-3
Eng.
Apresentação
Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10445345
Josilene Pinheiro-Mariz , Alain-Philippe Durand, Maria Rennally Soares da Silva
4-10
Port.
Apresentação (ENG)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10445310
Josilene Pinheiro-Mariz, Alain-Philippe Durand, Maria Rennally Soares da Silva; Rafael de Arruda Sobral
4-10
Eng.
Artigos de temas livres
Transdisciplinaridade e Dialogismo como fundamentos na ação docente: uma proposta para aula de leitura
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10436205
André Felipe Pereira de Souza
11-31
Port.
Transdisciplinarity and dialogismo as foundations of the teaching action: a proposal for a reading class
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10436222
André Felipe Pereira de Souza
11-31
Eng.
Encontros com o trabalho docente: dimensões do desenvolvimento profissional no Programa Residência Pedagógica/UFPB
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10436238
Barthyra Cabral Vieira de Andrade
32-46
Port.
Meetings with the teaching work: dimensions of the professional development in the Pedagogical Residence Program/UFPB
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10436253
Barthyra Cabral Vieira de Andrade
32-45
Eng.
Quem pode ser um universitário? Uma análise discursiva da representação imaginária sobre alunos de escolas públicas e privadas
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10436265
Ariadne Siqueira de Medeiros, Rosely Diniz da Silva Machado
47-65
Port.
Who can be a university student? A discursive analysis of the imaginary representation of public and private school students
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10436269
Ariadne Siqueira de Medeiros, Rosely Diniz da Silva Machado
46-64
Eng.
Pluricentralidade lusófona: o que sabem os alunos do curso de Licenciatura em Letras do IFFluminense sobre o português em Timor-Leste?
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10436286
Leiliane Rezende da Silva Silveira , Raul Chatel Neto, Thiago Soares de Oliveira
66-88
Port.
Lusophone pluricentrality: what do IFFluminense Languages Licenciateship students know about Portuguese in East Timor?
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10436296
Leiliane Rezende da Silva Silveira, Raul Chatel Neto, Thiago Soares de Oliveira
65-89
Eng.
Análise da entrada, permanência e evasão de alunos no curso de letras – espanhol da UFPB – modalidade EAD
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10436527
Emanuel De Abreu Silva, José Veranildo Lopes da Costa Junior
89-108
Port.
Análisis de ingresos, permanencia y evasión de alumnos del curso de profesorado en letras-español de la UFPB – modalidad EaD
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10436623
Emanuel De Abreu Silva, José Veranildo Lopes da Costa Junior
90-113
Esp.
Ressignificação da disciplina de libras em uma universidade federal de Mato Grosso do Sul: retrato do antes e depois o decreto 5.626/05
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10436643
Jakellinny Gonçalves de Souza Rizzo, Josiane Peres Gonçalves
109-124
Port.
Resignificación de la asignatura Libras en una universidad federal de Mato Grosso do Sul: un antes y un después del Decreto 5.626/05
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10436657
Jakellinny Gonçalves de Souza Rizzo, Josiane Peres Gonçalves
114-130
Esp.
A imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges em postagem no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10436681
Fabiana Aparecida de Almeida Pinto, Thiago Madureira de Alvarenga
125-140
Port.
The sociodiscursive image of professor Noslen Borges in a post on Instagram
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10436705
Fabiana Aparecida de Almeida Pinto, Thiago Madureira de Alvarenga
131-145
Eng.
A didatização da escrita laboral no curso de formação docente: sequência didática, aprendendo por meio de resenhas
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10460210
Renilson Nóbrega Gomes, Williany Miranda da Silva
141-161
Port.
The didacticization of labor writing in the teacher training: course didactic sequence, learning through reviews
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10459127
Renilson Nóbrega Gomes, Williany Miranda da Silva
146-166
Eng.
As convergências midiáticas em Wandavision: revisionismo e contaminação do gênero
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10439133
Andre Aparecido de Medeiros, Jéssica da Silva Nascimento
162-180
Port.
The media convergence in WandaVision: revisionism and contamination of the genre
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10439147
Andre Aparecido de Medeiros, Jéssica da Silva Nascimento
167-184
Eng.
A poesia de Márcia Kambeba e sua recepção no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10439340
Catharie Brandão de Souza, José Helder Pinheiro Alves
181-197
Port.
Márcia Kambeba's poetry and its reception in the school context
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10439348
Catharie Brandão de Souza, José Helder Pinheiro Alves
185-201
Eng.
Ecos de Ofélia: uma análise comparativa da personagem na poesia de Arthur Rimbaud e de Anne Perrier
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10439363
Paola Karyne Azevedo Jochimsen
198-225
Port.
Échos d’Ophélie: une analyse comparative du personnage dans la poésie d’Arthur Rimbaud et d’Anne Perrier
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10439389
Paola Karyne Azevedo Jochimsen
202-228
Fr.
Carnavalização na adaptação fílmica Alice no país das maravilhas de Tim Burton
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10439431
Ismael Arruda Nazário da Silva, Charles Albuquerque Ponte
226-243
Port.
Carnavalization in the film adaptation Alice in Wonderland by Tim Burton
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10439442
Ismael Arruda Nazário da Silva, Charles Albuquerque Ponte
229-247
Eng.
Bom-Crioulo de Adolfo Caminha particularidades de uma representação naturalista do homoerotismo e de sua recepção literária
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10439472
Cyro Nascimento
244-458
Port.
Bom-crioulo de Adolfo Caminha: particularidades de una representación naturalista del homoerotismo y de su acogida literaria
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10439499
Cyro Nascimento
248-262
Esp.
Traduções
Excerto de “Aquela que Volta Tarde” (2018)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10459266
Autora: Kao Kalia Yang; Tradutora: Priscila Campolina de Sá Campello, Tradutor: Tiago Ruas Dieguez
259-277
Port.
Produção Artística
Poema Branco, Poema Tinto
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10439603
José D'Assunção Barros
278-279
Port.
Obnubilado
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10439613
Adson Luan Duarte Vilasboas Seba
280-281
Port.
Solidão é um substantivo coletivo
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10439627
Joilson Bessa da Silva
282-284
Port.
Poemas
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10439633
Vanderley Aguiar
285-286
Port.
Colaboradores
Colaboradores e organizadores
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10439643
Revista Letras Raras
287-293
Port.
Palavras-chave
Editorial
Capa
Apresentação
Tradução
Poema
Poesia
Discurso
Conto
Memória
Ensino
Resenha
FLE
Leitura
Cultura
Língua
Links
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Mais lidos na última semana
Retomando o estudo do resumo: conceito, classificação e apresentação
34
O gênero propaganda de outdoor na perspectiva de letramento crítico
31
Voo
20
Intermidialidade e referências intermidiáticas: uma introdução
19
De Aristóteles à contemporaneidade:uma arquitetônica da beleza
17
Indexadores
Indexadores:
Redes sociais da RLR:
Visitantes da RLR no mundo: