v. 12 n. 3 (2023): Línguas, Literaturas e Linguagens na contemporaneidade

					Visualizar v. 12 n. 3 (2023): Línguas, Literaturas e Linguagens na contemporaneidade
Publicado em: 17 de janeiro de 2024

Capa

  • Capa

    Mathilde Lendresse, Maria Rennally Soares da Silva
    1

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10436728
    Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
    2-3
  • Editorial (ENG)

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10445383
    Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva; Rafael de Arruda Sobral
    2-3

Apresentação

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10445345
    Josilene Pinheiro-Mariz , Alain-Philippe Durand, Maria Rennally Soares da Silva
    4-10
  • Apresentação (ENG)

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10445310
    Josilene Pinheiro-Mariz, Alain-Philippe Durand, Maria Rennally Soares da Silva; Rafael de Arruda Sobral
    4-10

Artigos de temas livres

  • Transdisciplinaridade e Dialogismo como fundamentos na ação docente: uma proposta para aula de leitura

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10436205
    André Felipe Pereira de Souza
    11-31
  • Transdisciplinarity and dialogismo as foundations of the teaching action: a proposal for a reading class

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10436222
    André Felipe Pereira de Souza
    11-31
  • Encontros com o trabalho docente: dimensões do desenvolvimento profissional no Programa Residência Pedagógica/UFPB

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10436238
    Barthyra Cabral Vieira de Andrade
    32-46
  • Meetings with the teaching work: dimensions of the professional development in the Pedagogical Residence Program/UFPB

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10436253
    Barthyra Cabral Vieira de Andrade
    32-45
  • Quem pode ser um universitário? Uma análise discursiva da representação imaginária sobre alunos de escolas públicas e privadas

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10436265
    Ariadne Siqueira de Medeiros, Rosely Diniz da Silva Machado
    47-65
  • Who can be a university student? A discursive analysis of the imaginary representation of public and private school students

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10436269
    Ariadne Siqueira de Medeiros, Rosely Diniz da Silva Machado
    46-64
  • Pluricentralidade lusófona: o que sabem os alunos do curso de Licenciatura em Letras do IFFluminense sobre o português em Timor-Leste?

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10436286
    Leiliane Rezende da Silva Silveira , Raul Chatel Neto, Thiago Soares de Oliveira
    66-88
  • Lusophone pluricentrality: what do IFFluminense Languages Licenciateship students know about Portuguese in East Timor?

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10436296
    Leiliane Rezende da Silva Silveira, Raul Chatel Neto, Thiago Soares de Oliveira
    65-89
  • Análise da entrada, permanência e evasão de alunos no curso de letras – espanhol da UFPB – modalidade EAD

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10436527
    Emanuel De Abreu Silva, José Veranildo Lopes da Costa Junior
    89-108
  • Análisis de ingresos, permanencia y evasión de alumnos del curso de profesorado en letras-español de la UFPB – modalidad EaD

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10436623
    Emanuel De Abreu Silva, José Veranildo Lopes da Costa Junior
    90-113
  • Ressignificação da disciplina de libras em uma universidade federal de Mato Grosso do Sul: retrato do antes e depois o decreto 5.626/05

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10436643
    Jakellinny Gonçalves de Souza Rizzo, Josiane Peres Gonçalves
    109-124
  • Resignificación de la asignatura Libras en una universidad federal de Mato Grosso do Sul: un antes y un después del Decreto 5.626/05

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10436657
    Jakellinny Gonçalves de Souza Rizzo, Josiane Peres Gonçalves
    114-130
  • A imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges em postagem no Instagram

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10436681
    Fabiana Aparecida de Almeida Pinto, Thiago Madureira de Alvarenga
    125-140
  • The sociodiscursive image of professor Noslen Borges in a post on Instagram

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10436705
    Fabiana Aparecida de Almeida Pinto, Thiago Madureira de Alvarenga
    131-145
  • A didatização da escrita laboral no curso de formação docente: sequência didática, aprendendo por meio de resenhas

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10460210
    Renilson Nóbrega Gomes, Williany Miranda da Silva
    141-161
  • The didacticization of labor writing in the teacher training: course didactic sequence, learning through reviews

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10459127
    Renilson Nóbrega Gomes, Williany Miranda da Silva
    146-166
  • As convergências midiáticas em Wandavision: revisionismo e contaminação do gênero

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10439133
    Andre Aparecido de Medeiros, Jéssica da Silva Nascimento
    162-180
  • The media convergence in WandaVision: revisionism and contamination of the genre

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10439147
    Andre Aparecido de Medeiros, Jéssica da Silva Nascimento
    167-184
  • A poesia de Márcia Kambeba e sua recepção no contexto escolar

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10439340
    Catharie Brandão de Souza, José Helder Pinheiro Alves
    181-197
  • Márcia Kambeba's poetry and its reception in the school context

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10439348
    Catharie Brandão de Souza, José Helder Pinheiro Alves
    185-201
  • Ecos de Ofélia: uma análise comparativa da personagem na poesia de Arthur Rimbaud e de Anne Perrier

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10439363
    Paola Karyne Azevedo Jochimsen
    198-225
  • Échos d’Ophélie: une analyse comparative du personnage dans la poésie d’Arthur Rimbaud et d’Anne Perrier

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10439389
    Paola Karyne Azevedo Jochimsen
    202-228
  • Carnavalização na adaptação fílmica Alice no país das maravilhas de Tim Burton

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10439431
    Ismael Arruda Nazário da Silva, Charles Albuquerque Ponte
    226-243
  • Carnavalization in the film adaptation Alice in Wonderland by Tim Burton

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10439442
    Ismael Arruda Nazário da Silva, Charles Albuquerque Ponte
    229-247
  • Bom-Crioulo de Adolfo Caminha particularidades de uma representação naturalista do homoerotismo e de sua recepção literária

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10439472
    Cyro Nascimento
    244-458
  • Bom-crioulo de Adolfo Caminha: particularidades de una representación naturalista del homoerotismo y de su acogida literaria

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10439499
    Cyro Nascimento
    248-262

Traduções

  • Excerto de “Aquela que Volta Tarde” (2018)

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10459266
    Autora: Kao Kalia Yang; Tradutora: Priscila Campolina de Sá Campello, Tradutor: Tiago Ruas Dieguez
    259-277

Produção Artística

  • Poema Branco, Poema Tinto

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10439603
    José D'Assunção Barros
    278-279
  • Obnubilado

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10439613
    Adson Luan Duarte Vilasboas Seba
    280-281
  • Solidão é um substantivo coletivo

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10439627
    Joilson Bessa da Silva
    282-284
  • Poemas

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10439633
    Vanderley Aguiar
    285-286

Colaboradores

  • Colaboradores e organizadores

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10439643
    Revista Letras Raras
    287-293