Encontros com o trabalho docente: dimensões do desenvolvimento profissional no Programa Residência Pedagógica/UFPB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10436238
Palavras-chave: ISD; Residência Pedagógica; Desenvolvimento profissional

Resumo

Esta discussão parte da minha experiência como professora orientadora do Programa Residência Pedagógica na Universidade Federal da Paraíba, inserida no núcleo de Letras-Língua Espanhola e Língua Inglesa. Esse contexto de formação docente permite que enxerguemos o processo de construção da identidade docente e o desenvolvimento profissional dos discentes de Letras, professores em formação inicial, mediante sua relação com os coletivos e na descoberta de suas singularidades. Minha reflexão analítica é resultado da leitura de relatos reflexivos construídos ao longo dos anos de 2018 e 2019 e busca evidenciar algumas dimensões desse processo. A partir de princípios basilares que compõem o quadro do Interacionismo Sócio-discursivo como as definições de ação significante e capacidades de agir (BRONCKART, 1999/2006a/2006b) e, em especial, a compreensão de que a linguagem possui papel fundamental no desenvolvimento humano, descrevo o caminho percorrido pelos residentes do núcleo evidenciando seu desenvolvimento enquanto docentes e ressalto, a partir da noção de mundos discursivos ou coordenadas de ação (HABERMAS, 1987) os aspectos sociais e subjetivos que subjazem a esse desenvolvimento. A leitura dos textos dos residentes resultou na constatação de que a dimensão coletiva, mediante encontros e desencontros, fortalece seu trabalho e termina por fazê-los desenvolver uma relação particular e mais madura com a docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barthyra Cabral Vieira de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB/DLEM), membro do Grupo de Estudos em Letramentos, interação e trabalho (GELIT/CNPQ/UFPB); doutoranda pelo Programa de Pós -Graduação em Linguística/ PROLING - UFPB (conceito CAPES 6); mestre em Letras(UFPB); especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras; graduada em Letras (UFPB / Licenciatura), Música (UFPB / Bacharelado) e Ciências Jurídicas (UNIPÊ - Bacharelado).

Referências

REFERÊNCIAS

ABREU-TARDELLI, Lília Santos. O diário de leitura para além do desenvolvimento da capacidade leitora: um instrumento para a formação docente. In:. PEREIRA, Regina Celi Mendes. Escrita na universidade: panoramas e desafios na América Latina. João Pessoa: UFPB, 2018.

BRONCKART, Jean Paul. Ação, discurso e racionalização: a hipótese do desenvolvimento de Vygotsky revisitada. In:. MACHADO, Anna Rachel; MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles (orgs). Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006a.

BRONCKART, Jean Paul. Introdução. In:. MACHADO, Anna Rachel; MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles (orgs). Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006b.

BRONCKART, Jean Paul. As unidades de análise da Psicologia e sua interpretação: interacionismo social ou interacionismo lógico?. In:. MACHADO, Anna Rachel; MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles (orgs). Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006c.

BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.

CAPES. Edital 6/2018. Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Brasília, maio, 2018. Disponível em:https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf. Acesso em: 01 de julho de 2019.

FRIEDRICH, Janette. Lev Vygotsky: mediação, aprendizagem e desenvolvimento. São Paulo: Mercado de Letras, 2012.

HABERMAS, J. Theorie de l´agir communicationnel. Paris: Fayard, 1987.

MEDRADO, Betânia Passos. Compreensão da docência como trabalho: reflexões e pesquisas na/da Linguística Aplicada. In:. MEDRADO, Betânia Passos; PÉREZ, Mariana (orgs). Leituras do agir docente: a atividade educacional à luz da perspectiva interacionista sociodiscursiva. São Paulo: Pontes, 2011.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. 4 ed. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Downloads

Publicado em

30 de dezembro de 2023

Como Citar

ANDRADE, B. C. V. de. Encontros com o trabalho docente: dimensões do desenvolvimento profissional no Programa Residência Pedagógica/UFPB. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 3, p. 32–46, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10436238. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/832. Acesso em: 12 abr. 2024.

Seção

Artigos de temas livres