Uma sequência narrativa: experiências de desenvolvimento profissional de professoras mexicanas de inglês no Canadá

Autores

  • John L. Plews Saint Mary’s University
  • Yvonne Breckenridge University of Alberta.
  • Maria-Carolina Cambre King’s University College at Western University
Palavras-chave: Tradução

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1433

Este artigo investiga as experiências de duas professoras mexicanas de inglês que participaram de um programa de mobilidade internacional de desenvolvimento profissional de professores de segunda língua (L2), como monitoras de língua espanhola no Canadá. De uma abordagem narrativa, interpretamos suas experiências nos seguintes aspectos: estrutura curricular do programa de mobilidade; moradia; imersão linguística e aquisição continuada; vivências no Canadá e as experiências com a cultura canadense; aprendizagem pessoal e profissional. Ademais, investigamos como o ensino de primeira língua, no contexto da segunda língua, contribui para o desenvolvimento de professores de segunda língua. Este artigo revê recomendações de um estudo anterior com relação ao reconhecimento profissional, estabelecimento de meta individual - institucional, resultados individuais de aprendizagem linguística - cultural, papel da moradia familiar profissional, à interação com a administração educacional, ao tempo e aos direcionamentos para reflexão. Nossa trama narrativa ecoa o poema “Aninha, a pequena órfã” e o conto “Cachinhos dourados”; e nos leva a reafirmar as recomendações do estudo anterior para um desenvolvimento profissional internacional efetivo de professores de L2 e a sugerir a inclusão de um curso de L2, a nível de graduação, que atenda o foco do programa e crie um espaço relevante de colaboração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

John L. Plews, Saint Mary’s University

Saint Mary’s University

Yvonne Breckenridge, University of Alberta.

University of Alberta.

Maria-Carolina Cambre, King’s University College at Western University

King’s University College at Western University

Downloads

Publicado em

10 de outubro de 2023

Como Citar

PLEWS, J. L.; BRECKENRIDGE, Y. .; CAMBRE, M.-C. . Uma sequência narrativa: experiências de desenvolvimento profissional de professoras mexicanas de inglês no Canadá. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 3, p. Port. 298–346, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1439. Acesso em: 16 maio. 2024.

Seção

Traduções

Artigos Semelhantes

     

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.