Uma sequência narrativa: experiências de desenvolvimento profissional de professoras mexicanas de inglês no Canadá
Résumé
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1433
Este artigo investiga as experiências de duas professoras mexicanas de inglês que participaram de um programa de mobilidade internacional de desenvolvimento profissional de professores de segunda língua (L2), como monitoras de língua espanhola no Canadá. De uma abordagem narrativa, interpretamos suas experiências nos seguintes aspectos: estrutura curricular do programa de mobilidade; moradia; imersão linguística e aquisição continuada; vivências no Canadá e as experiências com a cultura canadense; aprendizagem pessoal e profissional. Ademais, investigamos como o ensino de primeira língua, no contexto da segunda língua, contribui para o desenvolvimento de professores de segunda língua. Este artigo revê recomendações de um estudo anterior com relação ao reconhecimento profissional, estabelecimento de meta individual - institucional, resultados individuais de aprendizagem linguística - cultural, papel da moradia familiar profissional, à interação com a administração educacional, ao tempo e aos direcionamentos para reflexão. Nossa trama narrativa ecoa o poema “Aninha, a pequena órfã” e o conto “Cachinhos dourados”; e nos leva a reafirmar as recomendações do estudo anterior para um desenvolvimento profissional internacional efetivo de professores de L2 e a sugerir a inclusão de um curso de L2, a nível de graduação, que atenda o foco do programa e crie um espaço relevante de colaboração.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Letras Raras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.