Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8302361
Palavras-chave: Linguística, Discurso, Enunciação, Livro didático

Resumo

O livro didático (LD), influenciado pelo desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, passou por significativas transformações. Entre elas, a complexificação de suas páginas, com interface que remete às páginas da web, que passou a caracterizar os seus mais recentes layouts. Ou seja, as páginas dos livros didáticos apresentam, nos formatos mais recentes, uma mancha de página com diferentes espaços, ou subespaços, que materializam diferentes enunciados, em forma de mosaico. Tem-se, assim, conforme Barros (2004), a presença de planos enunciativos específicos que se voltam sobre planos enunciativos gerais. Ou seja, metaenunciados que se voltam sobre o objeto de ensino para explicá-lo, exemplificá-lo, para dialogar com os enunciados centrais nas unidades, capítulos ou seções. Por esse motivo, objetivamos analisar como os enunciados ditos “auxiliares”, perigráficos, se voltam sobre os enunciados ditos principais, que, por sua vez, materializam os objetos de ensino da disciplina, e quais efeitos desencadeiam. Como resultado de tal questionamento, tem-se que, ao se voltar para o que é posto como central na página do livro didático, os metaenunciados desempenham papel fundamental na construção dos sentidos, considerando que o tópico ensinado depende dos demais enunciados que o rodeiam para possibilitar leitura e compreensão melhor aprofundada ao aluno/leitor. Para desenvolver as análises e discussões propostas no artigo, o caminho teórico e analítico alinha-se aos estudos metaenunciativos (AUTHIER-REVUZ, 1998; 2004; BARROS, 2004), às investigações sobre livro didático (BARROS, 2020; OLIVEIRA, 2021), bem como às pesquisas sobre projeto gráfico visual (SILVA, 1985).

 

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Biografia do Autor

Donizete Silva Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

O pesquisador possui graduação em Letras Português/Inglês e suas respectivas Literatura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2020) e pós-graduação em Docência e Prática de Ensino em Português pela Faculdade Descomplica. Atualmente é mestrando em Linguística na UFPE. O mesmo desenvolve estudos na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual e Análise do Discurso, atuando nos seguintes temas: texto, hipertexto, discurso, livro didático e ensino; desenvolve estudos também sobre design e projeto gráfico de livros didáticos, no Ãmbito da Linguística Aplicada. O pesquisador faz parte, ainda, do Grupo de Pesquisa NUPEDE (Núcleo de Pesquisa em Discurso e Ensino) (UFAPE - Universidade Federal do Agreste de Pernambuco).

Leidiane Raimundo Cordeiro, Universidade Federal de Pernambuco

É mestranda no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e tem graduação em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG). Participou de Iniciação Científica, do PIBID e do Programa Residência Pedagógica durante a graduação, e já atuou como professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. Atualmente, é membro colaborador do Núcleo de Pesquisa em Discurso e Ensino (NUPEDE/CNPq), interessando-se nos estudos voltados para o ensino da oralidade.

Juliene da Silva Barros Gomes, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

A pesquisadora possui graduação em Letras Português Literatura pela Universidade Federal de Alagoas (2000) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco -UFAPE - atuando na Graduação e na Pós-Graduação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: autoria ,texto, gênero, hipertexto, paradigma indiciário, discurso, livro didático e Ensino de língua. É vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - UFAPE, onde ministra a Disciplina Texto e Ensino e Orienta Dissertações e foi vinculada ao MPPRR - Mestrado em Produção e Reprodução de Ruminantes, com a Disciplina Seminário I. Faz parte do Grupo de Pesquisa NUPEDE (UFAPE) e do Escrita: ensino, práticas, representações e concepções (UNICAMP). A pesquisadora atua também como palestrante em diferentes áreas, como Educação, Linguística e temas fronteiriços. Com atuação na administração, coordenou o Curso de Graduação em Pedagogia e o Curso de Especialização em Educação do Campo, tendo sido, ainda, Diretora Administrativa da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) e membro de diferentes Comissões e Conselhos ligados à administração. A pesquisadora encontra-se vinculada ao Programa de Pesquisador Colaborador / Pós-Doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem - IEL/UNICAMP. É Mãe de uma filha e de um filho, ambos adolescentes.

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Publicado em

31 de agosto de 2023

Como Citar

OLIVEIRA, D. S.; CORDEIRO, L. R.; GOMES, J. da S. B. . Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 2, p. 188–209, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8302361. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/476. Acesso em: 25 dez. 2024.

Seção

Artigos de temas livres