O Discurso da Análise: Ensaio Epistemológico sobre as Doutrinas do Discurso

Autores

  • Rodrigo Marcelino Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Palavras-chave: Análise do discurso, Discurso da análise, Doutrinas do discurso, Epistemologia, Técnica de interpretação

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1355   O presente texto isola uma técnica de interpretação utilizada na tradição da cultura francesa, anglo-saxã e brasileira de teoria do discurso. O problema é motivado por uma pesquisa de tese que investiga a história mais geral da relação entre o saber da linguagem e a prática de interpretar em nossa cultura. O discurso da análise ou fala analítica é uma técnica que consiste na articulação dos enunciados do saber da linguagem com os enunciados do saber da história e com os enunciados do saber do sujeito para efetivar sua interpretação. Portanto, as diferenças do discurso da análise serão pontuadas para cada um dos seus enunciados em três culturas distintas, deixando em aberto a tarefa de pesquisar sua formação entre nós. Porque o discurso da análise difere sua interpretação de acordo com a cultura considerada, sendo inadequado avaliar sua presença em l'analyse du discoursdiscourse analysis e nas doutrinas do discurso como uma influência que aparece em cada cultura. As doutrinas do discurso no Brasil não são uma influência estrangeira, mas possuem uma formação que pode ser buscada através do discurso da análise que funda a relação mais geral do saber da linguagem com a intepretação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Marcelino, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutorando do programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de
Janeiro - UFRJ. Professor de língua estrangeira da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro –
SME-RJ. Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado em

10 de outubro de 2023

Como Citar

MARCELINO, R. . O Discurso da Análise: Ensaio Epistemológico sobre as Doutrinas do Discurso. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 3, p. Port. 247–271 / Eng. 245, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1436. Acesso em: 15 abr. 2024.

Seção

Artigos de temas livres