Estrutura e acontecimento no ensino decolonial da língua portuguesa: uma abordagem discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11362282
Palavras-chave: Ensino da língua portuguesa; Decolonialidade; Análise do discurso materialista.

Resumo

Observamos que, ainda, predomina uma perspectiva descritiva no ensino da língua portuguesa no Brasil, centrada na supervalorização da norma padrão. Compreendemos que tal abordagem possibilita a perpetuação de uma hierarquia entre os diferentes modos de falar existentes no nosso país, produzindo implicações nas questões identitárias dos sujeitos na sua relação com a língua e a sua história. O objetivo deste artigo é destacar como a literatura, em especial a literatura regionalista, pode contribuir para o ensino e aprendizado do português numa perspectiva decolonial. Para isso, filiamo-nos aos princípios teórico-analíticos da Análise do Discurso de vertente materialista, na medida em que nos fornece maiores subsídios para uma reconfiguração das práticas de ensino de língua, tendo a historicidade como sendo elemento fundante. Sob esse viés, apresentamos uma atividade realizada como parte do projeto Literatura para Todos(as), como uma possibilidade de trabalho com uma teoria em prática, com vistas a uma ressignificação dos sujeitos em sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino da língua portuguesa; Decolonialidade; Análise do discurso materialista.

 

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Biografia do Autor

Elaine Daróz, Universidade Católica de Pernambuco

Doutorado em Estudos de Linguagem (UFF), com estágio doutoral na Université Sorbonne Nouvelle, Paris III. Pós doutorado em Análise do discurso (USP). Professora/Pesquisadora na Universidade Católica de Pernambuco. Realiza pesquisas centradas na abordagem da Análise do discurso materialista, com ênfase na relação sujeito e língua, e o feminino no entrelaçamento entre história e memória.

 

Kauan Douglas Gama dos Santos, Universidade Católica de Pernambuco

Graduando em Letras (Português/Inglês), Licenciatura plena, na Universidade Católica de Pernambuco.

Referências

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Publicado em

4 de junho de 2024

Como Citar

DARÓZ, E.; SANTOS, K. Estrutura e acontecimento no ensino decolonial da língua portuguesa: uma abordagem discursiva. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 2, p. e2304, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11362282. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2304. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

n. 2 - 2024 - Dossiê: Língua falada e/ou escrita? Reflexões sobre aquisição e o ensino de língua portuguesa em uma perspectiva decolonial