TRANSlanguaging: uma perspectiva decolonial para o ensino de línguas
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7904924Resumo
A orientação translíngue mostra-se uma mudança paradigmática importante para os estudos da linguagem e educação em linguagem na atualidade. Nesse campo, destaca-se o rompimento com ideias monolíticas, monolíngues e estruturalistas perante o mundo, o sujeito e a linguagem-cultura. Nesse sentido, este artigo teve como objetivo apresentar os princípios fundantes da translinguagem, a criação de sentidos na perspectiva translíngue e as implicações das vivências translíngues nos processos de ensino e aprendizagem de línguas em perspectiva decolonial. Por fim, teço algumas considerações sobre como as práticas translíngues apontam para o desenvolvimento de uma realidade linguística que, além da flexibilidade dos recursos linguísticos e semióticos para dar sentidos e significados ao mundo, questiona relações de poder e subalternização de saberes, promovendo, assim, a justiça social por meio da educação linguística.
Downloads
Referências
SILVA, Themis Rondão Barbosa da Costa. TRANSlanguaging: uma perspectiva decolonial para o ensino de línguas. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 1, p. 8-24, abr. 2023.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.