TRANSlanguaging: uma perspectiva decolonial para o ensino de línguas

Autores

  • Themis Rondão Barbosa da Costa Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7904924
Palavras-chave: Linguística aplicada, Educação linguística, Translinguagem, Justiça social, Decolonialidade

Resumo

A orientação translíngue mostra-se uma mudança paradigmática importante para os estudos da linguagem e educação em linguagem na atualidade. Nesse campo, destaca-se o rompimento com ideias monolíticas, monolíngues e estruturalistas perante o mundo, o sujeito e a linguagem-cultura. Nesse sentido, este artigo teve como objetivo apresentar os princípios fundantes da translinguagem, a criação de sentidos na perspectiva translíngue e as implicações das vivências translíngues nos processos de ensino e aprendizagem de línguas em perspectiva decolonial. Por fim, teço algumas considerações sobre como as práticas translíngues apontam para o desenvolvimento de uma realidade linguística que, além da flexibilidade dos recursos linguísticos e semióticos para dar sentidos e significados ao mundo, questiona relações de poder e subalternização de saberes, promovendo, assim, a justiça social por meio da educação linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Themis Rondão Barbosa da Costa Silva, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2011) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2015). Atualmente é docente EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Campo Grande, e doutoranda em Linguística Aplicada (Unicamp). Atua principalmente nos seguintes temas: translinguagem, educação línguística decolonial, formação de professores de línguas.

Referências

SILVA, Themis Rondão Barbosa da Costa. TRANSlanguaging: uma perspectiva decolonial para o ensino de línguas. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 1, p. 8-24, abr. 2023.

Downloads

Publicado em

29 de abril de 2023

Como Citar

SILVA, T. R. B. da C. TRANSlanguaging: uma perspectiva decolonial para o ensino de línguas. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 1, p. 8–24, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7904924. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/465. Acesso em: 22 maio. 2024.

Seção

Artigos