Linguisticamente falando: a divulgação/popularização do conhecimento científico em publicações de um perfil no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15531889

Palavras-chave:

Divulgação científica, Popularização da Linguística, Publicações no Instagram

Resumo

A divulgação e popularização da linguística ainda é um desafio na sociedade, haja vista o desconhecimento ou mesmo a ambiguidade no estatuto científico da ciência da linguagem (Bueno, 1985). Diante desse contexto, objetiva-se, nesta pesquisa, analisar trinta (30) publicações de um perfil da rede social Instagram voltado para a divulgação/popularização da linguística, visando compreender os conteúdos e os conceitos teóricos e epistemológicos que fundamentam essas publicações. Para tanto, fundamenta-se em discussões teórico-metodológicas sobre as noções de divulgação e popularização da linguística (Bueno, 1985; Hochsprung, 2023; Motta-Roth, 2009; Zamboni, 2001). O corpus é composto por trinta (30) publicações do perfil de Instagram intitulado Linguisticamente Falando (@linguisticamentefalando). Os resultados apontam a presença de quatro categorias analíticas, que foram construídas de acordo com os indícios temáticos, estruturais e léxico-gramaticais, a saber: divulgação de conhecimentos linguísticos, divulgação de livros de linguística, divulgação de eventos e editais de linguística e outros conteúdos. Diante dos resultados, conclui-se que os processos de divulgação e de popularização do conhecimento linguístico nas redes sociais, em especial no perfil investigado, contribuem para a alfabetização científica (Hochsprung, 2023) em relação ao conhecimento dessa ciência, uma vez que as publicações acontecem de forma padronizada, sistemática e efetiva, com uma linguagem didática e acessível.

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Biografia do Autor

Juliana Marcelino Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Linguística pelo PROLING, da UFPB. Licenciada em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora substituta na Unidade Acadêmica de Educação, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Integra os grupos de pesquisas Teorias da Linguagem e Ensino (UFCG/CNPq) e o Projeto Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA/CNPq/UFPB). Tem interesse e desenvolve pesquisas vinculadas à Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: gêneros discursivos/de texto, letramentos acadêmicos, processos de ensino-aprendizagem de produção textual acadêmica e formação de professores.ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8475-435X.

Thiago Felinto, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Licenciado em Letras/Inglês pela Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

29-05-2025

Como Citar

MARCELINO SILVA, Juliana; QUEIROZ, Thiago Felinto Oliveira de. Linguisticamente falando: a divulgação/popularização do conhecimento científico em publicações de um perfil no Instagram. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 2, p. e6354 , 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15531889. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6354. Acesso em: 7 jul. 2025.

Edição

Seção

n. 2 - 2025 - Dossiê: Divulgação/popularização da ciência linguística

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