O Atlas UNESCO das Línguas do Mundo como instrumento de divulgação da diversidade linguística brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15708100Palavras-chave:
Divulgação científica, Popularização da Linguística, Atlas UNESCO, Diversidade LinguísticaResumo
A difusão do conhecimento científico foi, por muito tempo, um aspecto secundário ou até negligenciado na esfera acadêmica. Com vistas a superar esse cenário, a divulgação científica emerge, gradativamente, como um movimento de transmissão do conhecimento científico em um modelo unidirecional e vertical, no qual o cientista assume o papel de emissor e o público em geral, de receptor. Mais recentemente, a divulgação científica tem progredido para uma abordagem dialógica e participativa – ou seja, um modelo bidirecional e horizontal. O campo da Linguística, no entanto, ainda enfrenta desafios em razão de sua constituição como ciência historicamente marcada pelo distanciamento daqueles considerados leigos. Nessa conjuntura, o Atlas UNESCO das Línguas do Mundo surge como instrumento de popularização do conhecimento linguístico, promovendo a conscientização da diversidade linguística e a participação do público antes menosprezado. Dessa forma, pretende-se abordar, neste artigo, o Atlas UNESCO das Línguas do Mundo como ferramenta de popularização da linguística, mais especificamente acerca de sua metodologia de produção colaborativa entre pesquisadores e o público não linguista – público este composto, muitas vezes, por falantes de línguas minorizadas sob a concepção de monolinguismo instaurada e consagrada no Brasil.
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