O Atlas UNESCO das Línguas do Mundo como instrumento de divulgação da diversidade linguística brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15708100

Palavras-chave:

Divulgação científica, Popularização da Linguística, Atlas UNESCO, Diversidade Linguística

Resumo

A difusão do conhecimento científico foi, por muito tempo, um aspecto secundário ou até negligenciado na esfera acadêmica. Com vistas a superar esse cenário, a divulgação científica emerge, gradativamente, como um movimento de transmissão do conhecimento científico em um modelo unidirecional e vertical, no qual o cientista assume o papel de emissor e o público em geral, de receptor. Mais recentemente, a divulgação científica tem progredido para uma abordagem dialógica e participativa – ou seja, um modelo bidirecional e horizontal. O campo da Linguística, no entanto, ainda enfrenta desafios em razão de sua constituição como ciência historicamente marcada pelo distanciamento daqueles considerados leigos. Nessa conjuntura, o Atlas UNESCO das Línguas do Mundo surge como instrumento de popularização do conhecimento linguístico, promovendo a conscientização da diversidade linguística e a participação do público antes menosprezado. Dessa forma, pretende-se abordar, neste artigo, o Atlas UNESCO das Línguas do Mundo como ferramenta de popularização da linguística, mais especificamente acerca de sua metodologia de produção colaborativa entre pesquisadores e o público não linguista – público este composto, muitas vezes, por falantes de línguas minorizadas sob a concepção de monolinguismo instaurada e consagrada no Brasil.

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Biografia do Autor

Kerolyn Sarate, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Graduada em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pampa. Integrante do Grupo de Trabalho Geopolíticas do Multilinguismo, vinculado à Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo. Pesquisadora pelo Programa de Excelência Acadêmica (CAPES/PROEX).

Emanuelli Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (UFSC), Santa Catarina, Brasil. Graduada em Letras – Licenciatura e Bacharelado em Língua Francesa (UFSC). Assessora de projetos do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE/UFSC) e integrante do Grupo de Trabalho Geopolíticas do Multilinguismo, vinculado à Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo.

Gabriel Campos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Graduado em Letras Tradução – Inglês-Português pela Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Grupo de Trabalho Geopolíticas do Multilinguismo, vinculado à Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo. Pesquisador apoiado financeiramente pelo Governo do Estado de Santa Catarina através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Referências

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Publicado

29-05-2025

Como Citar

SARATE, Kerolyn; OLIVEIRA, Emanuelli; CAMPOS, Gabriel. O Atlas UNESCO das Línguas do Mundo como instrumento de divulgação da diversidade linguística brasileira. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 2, p. e6361, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15708100. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6361. Acesso em: 7 jul. 2025.

Edição

Seção

n. 2 - 2025 - Dossiê: Divulgação/popularização da ciência linguística

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