A circularidade trágica em Esperando Godot, de Samuel Beckett

Autores

Palavras-chave: Literatura dramática, Estrutura de Sentimento, Samuel Beckett, Esperando Godot

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v1i9.1513


O presente artigo objetiva investigar o trágico na peça Esperando Godot, do escritor irlandês Samuel Beckett. Através de nossa análise, propomo-nos examinar de que maneira podemos compreender o trágico enquanto uma estrutura de sentir, termo cunhado por Raymond Williams (2002; 2011). O trágico, percebido sob o conceito de Williams, passa a ser visto como uma convenção geracional de características que, em uma determinada época, são consideradas enquanto uma estrutura de sentimento do trágico. Nesse sentido, buscaremos demonstrar que na obra de Beckett encontramos um sentir trágico que se expressa na existência esvaziada de qualquer sentido. Além de Raymond Williams, que alicerça o trabalho sobre o conceito de estrutura de sentimento e do trágico, bem como Terry Eagleton sobre este último, serve-nos também de aporte teórico filósofos contemporâneos a Beckett, como Albert Camus, no que diz respeito ao absurdo existencial.

 

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Biografia do Autor

Ayanne Larissa Almeida de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Doutoranda em Literatura e Estudos Culturais pelo programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. Possui mestrado em Literatura e Estudos
Culturais pelo mesmo programa.

Referências

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BECKETT, Samuel. Esperando Godot. Disponível em: www.oficinadeteatro.com. http://static.recantodasletras.com.br/arquivos/4410393.pdf?1375229203. Acesso em: 17/09/2018.

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Publicado em

17 de setembro de 2023

Como Citar

SOUZA, A. L. A. de . A circularidade trágica em Esperando Godot, de Samuel Beckett. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 9, n. 1, p. Port. 55–76 / Eng. 52, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1072. Acesso em: 7 out. 2024.

Seção

Artigos de temas livres