Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Edição Atual
Edições Anteriores
Submissões e normas
Dados institucionais
Contato
Equipe Editorial
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Política de Ética
Foco e Escopo
Formulário de avaliação
Declaração de Privacidade
Grupo de pesquisa LELLC
Organização de dossiês
Buscar
Portal de Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 14 n. 4 (2025): Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE)
v. 14 n. 4 (2025): Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE)
Publicado:
20-12-2025
Capa
Capa
Equipe de Produção Editorial RLR
I
PNG
Editorial
Editorial
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
e6223
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17917566
Editorial - Fran.
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
e6234
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17993766
Apresentação
Apresentação
Daniele Cunha, Gabriela Jardim, Karol Garcia
e6228
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.18002648
Apresentação - Franc.
Daniele Cunha, Gabriela Jardim, Karol Garcia
e6238
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.18002653
n. 4 - 2025: Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE)
Introdução de excertos literários em aula de francês língua estrangeira: entre reflexões didáticas e pistas pedagógicas
Pierre-Yves Roux
e7277
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17969995
Introduction d’extraits littéraires en cours de français langue étrangère : entre réflexions didactiques et pistes pédagogiques
Pierre-Yves Roux
e6744
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17969973
As literaturas francófonas em aula de FLE: do sentido ao prazer do texto e ao intercultural
Gabriela Jardim
e7276
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17958634
Les littératures francophones en classe de FLE: du sens au plaisir du texte et à l’interculturel
Gabriela Jardim
e6738
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17969943
Leitura literária e educação crítica: o lugar das literaturas francófonas no ensino de francês
Luciano Passos Moraes
e6754
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17970632
Lecture littéraire et éducation critique : la place des littératures francophones dans l’enseignement du français
Luciano Passos Moraes
e7281
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17970590
Literaturas francófonas na Universidade Federal do Ceará: currículo e experiências
Ticiana Telles Melo
e7275
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17958252
Littératures francophones à l’Université Fédérale du Ceará: curriculum et expériences
Ticiana Telles Melo
e6700
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17958111
O Realismo em sala de aula e o chapéu de Charles Bovary
Karol Garcia
e7279
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17970287
Le Réalisme en salle de classe et la casquette de Charles Bovary
Karol Garcia
e6752
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17970266
Os textos literários na aula de francês: reflexões teóricas e práticas em sala de aula
Daniele Azambuja de Borba Cunha
e7282
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17970684
Les textes littéraires en cours de FLE : réflexions théoriques et pratiques de classe
Daniele Azambuja de Borba Cunha
e7016
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17970652
Reflexões sobre o texto literário en aula de FLE a partir de O Estrangeiro
Normelia Maria Parise
e7280
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17970572
Réflexions sur le texte littéraire en classe de FLE à partir de L’Étranger
Normelia Maria Parise
e6753
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17970536
“Comment la littérature parvient-elle à nous transmettre l'intense sensualité de l'instant?”: a experiência de leitura de Maudite Éducation (2012), de Gary Victor, em sala de aula de francês
Christopher Rive St Vil, Hemily da Silva Oliveira, Maria Eduarda Silva dos Santos, Beatriz Soares Leite
e6370
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17957907
Comment la littérature parvient-elle à nous transmettre l'intense sensualité de l'instant?”: la experiencia de lectura de Maudite Éducation (2012), de Gary Victor, en clase de francés
Christopher Rive St Vil, Hemily da Silva Oliveira, Maria Eduarda Silva dos Santos, Beatriz Soares Leite
e7274
Esp.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17958082
Literatura em aula de francês como língua estrangeira: uma proposta para o Idiomas sem Fronteiras-francês
Lindembergue de Andrade Gomes, Josilene Pinheiro-Mariz, Heloísa Brito de Albuquerque-Costa
e6750
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17970241
Littérature en cours de français langue étrangère : une proposition pour langues sans Frontières-Français /
Lindembergue de Andrade Gomes, Josilene Pinheiro-Mariz, Heloísa Brito de Albuquerque-Costa
e7284
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17970125
O rap brasileiro e o rap francês em busca de uma interculturalidade: proposta de uma sequência didática para aulas de FLE no Brasil
Gabriella Pinto, Alexandra Almeida de Oliveira
e7273
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17957861
Le rap brésilien et le rap français en quête de l’interculturalité : proposition d’une séquence didactique pour la classe de FLE au Brésil
Gabriella Pinto, Alexandra Almeida de Oliveira
e3210
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17957784
Da exterioridade à interioridade: a evolução da posição do narrador na arte de ficção
Robson José Feitosa de Oliveira
e6743
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17970086
De l'extériorité à l'intériorité: l'évolution de la position de narrateur dans la fiction
Robson José Feitosa de Oliveira
e7278
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17970044
Traduções
Études de Littératie et le Laboratoire de Langues et Littératures LENUFFLE
Josely Bogo Machado Soncella, Cristiane Marques Machado, Joice Armani Galli
e6751
Fran.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17970704
Colaboradores
Colaboradores ad hoc
Equipe de Produção Editorial RLR
e6243
Port.
Palavras-chave
Links
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Mais lidos na última semana
There are controversies! The phonological status of nasal vowels and their discussion in the literature
23
Assia Djebar: uma busca identitária alicerçada no entrelugar literário franco-árabe
17
A BNCC e o desaparecimento da língua francesa na educação básica brasileira
14
Frankenstein: a narrativa de Mary Shelley no cinema
14
Há controvérsias! O estatuto fonológico das vogais nasais e a sua discussão na literatura
14
Indexadores
Indexadores:
Redes sociais da RLR:
Visitantes da RLR no mundo: