Herança Absurda: Um diálogo entre Horacio Quiroga e a Filosofia de Albert Camus
Resumo
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i1.1200
Horacio Quiroga é um desses autores cuja obra pode ser compreendida também pela biografia de seu autor. Uma vida marcada por acidentes, tragédias e suicídios deu ao escritor um panorama de desgraças, decepções, obsessões e loucuras pelas quais o fenômeno da morte paira a todo momento em seus contos. Através deste trabalho, nos propomos a analisar o conto de Horacio Quiroga, O homem morto, fazendo uma relação entre a personagem da narrativa e o conceito de homem absurdo, do escritor e filósofo Albert Camus, utilizando-nos para isso do ensaio filosófico O mito de Sísifo, no qual o pensador franco-argelino disserta sobre o absurdo existencial e a condição humana.
Downloads
Referências
BARRETO, Vincente. Camus – Vida e Obra. Estado da Guanabara, Brasil: José Álvaro Editor S.A., 1976.
BRAIT, Beth. A Personagem. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006.
CAMUS, Albert. O mito de Sísifo – Ensaio sobre o absurdo. Tradução de Ari Roitman e Paulina Watch. 8. ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2017.
FARACO, Sergio. A galinha degolada e outros contos seguidos de heroísmo - (Biografias Exemplares) de Horacio Quiroga. Porto Alegre: L&PM POCKET, 2002.
FLEMING, Leonor. Introducción. In: QUIROGA, Horacio. Cuentos. Edição de Leonor Fleming. 11. ed. Madrid: Cátedra, 2010.
GOLACHECA, José. Horacio Quiroga huyó de su destierro. In: QUIROGA, Horacio. Cuentos de amor de locura y de muerte. 9. ed. Madrid: S. L., 2011. pp. 5-10.
QUIROGA, Horacio. El hombre muerto. Disponível em: http://www.biblioteca.org.ar/libros/1759.pdf . Acesso em: 11/03/2018.
TODOROV, Tzvetan. As Estruturas Narrativas. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.