O idol de k-pop em foco: uma análise discursiva da construção de personagem em fanfiction
a discursive analysis of character construction in fanfiction
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14919145Resumo
Este artigo analisa a construção discursiva de um personagem de fanfiction feita por um fã-autor, tendo em vista que o personagem é baseado em uma pessoa real, um Idol da boyband de música pop sul-coreana (K-pop) BTS. Essa construção é moldada pela forma como esse fã-autor percebe a masculinidade do homem asiático. Nesse processo, dois aspectos necessitam ser observados, primeiro a masculinidade suave (Jung, 2010) performada pelo artista e a segunda é a visão caracterizadora do homem asiático e dos papéis de ativo/passivo em relacionamentos homoafetivos propagada pelos diversos atores sociais ocidentais. Para compreender esse processo, mobiliza os conceitos de linguagem (Bakhtin, 2015; Volóchinov, 2017), signo ideológico (Bubnova, 2017), reflexo e refração (Bakhtin, 2015), masculinidade suave (Jung, 2010), performance (Buttler, 2017), masculinidade (Kimmel, 2016), teoria Queer (Louro, 2001, Miskolci, 2021), e passividade e atividade (Foucault, 1984). A fim de construir e analisar os dados, utiliza o Paradigma Indiciário e o Cotejo dialógico. A área na qual está situado é a Linguística Aplicada por compreender que a pesquisa se realiza na fronteira entre conhecimentos. Com base na análise, é possível compreender que as ações do Idol, na visão do fã sul-americano, destoam de uma atuação de gênero que correspondam ao padrão heteronormativo que reconhece, fazendo com que, na construção de seu texto, as características do artista sejam refletidas e refratadas na forma da performance de um homem gay ou de um homem Queer que transgride os padrões de comportamento esperados para o seu papel de gênero.
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