A saga da identidade na modernidade líquida: busca do eu inacabado nas obras juvenis contemporâneas

Autores

  • Maria da Penha Casado Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • Jandara Assis de Oliveira Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • Juan dos Santos Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Palavras-chave: Literatura, Jovens leitores, Literatura Contemporânea, Obras Juvenis, Representação Juvenil

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1215

Este artigo discute a forma como a literatura passou por um processo de ressignificação, impulsionado pelos avanços tecnológicos e pelo apelo dos seus leitores, os quais se infiltraram no meio literário através de criações próprias e da visão de novos autores que passaram a representar os posicionamentos, as valorações e as vivências desse público leitor, principalmente, dos jovens leitores. Desse modo, evidencia os desdobramentos da nomeada “literatura contemporânea”, a qual rompe com a lógica da literatura moderna que a antecede e se concretiza como um espectro artístico mais amplo (no sentido que toca as questões que são caras ao seu público) marcado pela liquidez contemporânea e, por consequência, ressignificado. Para tanto, pretende investigar as obras juvenis nomeadas best-sellers, literatura de saga ou de entretenimento, na intenção de investigar como essas narrativas refletem e refratam as identidades juvenis, a medida que levam ao romance também questões axiológicas, dilemas e problemáticas contemporâneas da juventude a qual representa. Nesse sentido, baseia-se nas concepções de Mikhail Bakhtin e de García Canclini, para com elas, e a partir delas, compreender o processo de representação juvenil na literatura contemporânea e como esse processo oxigena e corrói estruturas previamente cristalizadas. A partir das análises realizadas, conclui-se que a literatura da era líquida, em seu processo de mutação, criou um novo e gigantesco sistema de leitores, leituras e escritores que não deve mais ser olhado com os olhos do passado, uma vez que estamos diante de um sistema aprimorado, denso e complexo que envolve texto e leitores.

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Biografia do Autor

Maria da Penha Casado Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP,
Professora associada no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e no ProfLetras da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Jandara Assis de Oliveira Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio
Grande do Norte – UFRN, Brasil.

Juan dos Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio
Grande do Norte – UFRN, Brasil.

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Publicado em

13 de outubro de 2023

Como Citar

ALVES, M. da P. C. .; ANDRADE, J. A. de O. .; SILVA, J. dos S. . A saga da identidade na modernidade líquida: busca do eu inacabado nas obras juvenis contemporâneas. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 3, p. 209–227, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1515. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Literatura juvenil e jovens leitores