Literatura juvenil em Portugal: diálogos entre sistema literário e sistema educativo

Autores

  • Ângela Balça Universidade de Évora
  • Paulo Lampreia Costa Universidade de Évora
  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista – UNESP
Palavras-chave: Literatura juvenil, Sistema literário, Sistema educativo, Programas escolares

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1165

Neste texto pretendemos apresentar alguns contributos que permitam reconstituir o percurso da literatura juvenil em Portugal, com particular incidência no período após a alteração de regime político em 1974. Assim, partiremos da discussão do conceito da literatura juvenil, das suas formas e contextos de legitimação, apresentando alguns dos momentos marcantes desse trajeto, com destaque para obras que possam estar dentro dessa categoria, obras que, no plano académico a tenham tomado como objeto ou outro tipo de manifestação que se possa ter constituído, em alguma medida, como instância/contexto de legitimação. Procuraremos, num momento subsequente, encontrar o rasto (e as diferentes emergências de possíveis cânones escolares para leitores jovens) daquilo que poderiam ter sido as formas como a Escola e o processo de escolarização a que os alunos, leitores, são submetidos, foram procedendo à construção de um currículo que, integrando o texto literário, o entendeu de modo diverso e nem sempre claro na sua relação com um público recetor definido de forma inequívoca. Para tal, percorreremos o discurso oficial (os programas escolares ou textos similares destinados sobretudo aos níveis de ensino que possam corresponder ao período da juventude), com um interesse particular nos textos programáticos mais recentes, aqueles em que a literatura juvenil surge assim nomeada de forma explícita.

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Biografia do Autor

Ângela Balça, Universidade de Évora

Doutora em ciência da educação. Universidade de Évora / CIEC - Largo dos Colegiais - Évora,
Portugal.

Paulo Lampreia Costa, Universidade de Évora

Doutor em ciência da educação. Universidade de Évora - Largo dos Colegiais - Évora, Portugal.

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Pós doutorado em Literatura e Ensino. Universidade Estadual Paulista – UNESP. Presidente Prudente
– SP, Brasil.

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Publicado em

13 de outubro de 2023

Como Citar

BALÇA, Ângela .; COSTA, P. L. .; SOUZA, R. J. de . Literatura juvenil em Portugal: diálogos entre sistema literário e sistema educativo. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 3, p. 9–33, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1504. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Literatura juvenil e jovens leitores

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