Literatura juvenil em Portugal: diálogos entre sistema literário e sistema educativo
Résumé
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1165
Neste texto pretendemos apresentar alguns contributos que permitam reconstituir o percurso da literatura juvenil em Portugal, com particular incidência no período após a alteração de regime político em 1974. Assim, partiremos da discussão do conceito da literatura juvenil, das suas formas e contextos de legitimação, apresentando alguns dos momentos marcantes desse trajeto, com destaque para obras que possam estar dentro dessa categoria, obras que, no plano académico a tenham tomado como objeto ou outro tipo de manifestação que se possa ter constituído, em alguma medida, como instância/contexto de legitimação. Procuraremos, num momento subsequente, encontrar o rasto (e as diferentes emergências de possíveis cânones escolares para leitores jovens) daquilo que poderiam ter sido as formas como a Escola e o processo de escolarização a que os alunos, leitores, são submetidos, foram procedendo à construção de um currículo que, integrando o texto literário, o entendeu de modo diverso e nem sempre claro na sua relação com um público recetor definido de forma inequívoca. Para tal, percorreremos o discurso oficial (os programas escolares ou textos similares destinados sobretudo aos níveis de ensino que possam corresponder ao período da juventude), com um interesse particular nos textos programáticos mais recentes, aqueles em que a literatura juvenil surge assim nomeada de forma explícita.
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