v. 10 n. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios

					Visualizar v. 10 n. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios
Publicado em: 29 de maio de 2021

Capa

  • Capa

    Maria Rennally Soares da Silva, Josilene Pinheiro-Mariz
    1

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10121032
    Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Angélica de Oliveira, Marco Antônio Margarido Costa
    2-3
  • Editorial (ENG)

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10121054
    Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Angélica de Oliveira, Marco Antônio Margarido Costa
    2-3

Apresentação

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10121121
    Roberta Varginha Ramos Caiado, Adair Vieira Gonçalves, Eliana Maria Severino Donaio Ruiz, Milene Bazarim
    4-11
  • Apresentação (ENG)

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10121171
    Roberta Varginha Ramos Caiado, Adair Vieira Gonçalves, Eliana Maria Severino Donaio Ruiz, Milene Bazarim
    4-11

Artigos

  • A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral?

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10121365
    Aline Francieli Thessing, Daniela Cristina da Silva Garcia, Phelippe Rave Soares de Lima
    12-23
  • The written texts production and correction in pandemic times: is it about the use of technologies or is it about the possibilities of promoting an integral human formation

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10121387
    Aline Francieli Thessing, Daniela Cristina da Silva Garcia, Phelippe Rave Soares de Lima
    12-23
  • O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodal

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10121410
    Jailine Mayara Sousa de Farias, Suzana Leite Cortez
    24-43
  • Working with digital text in the language classroom in a transmodal perspective

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10121443
    Jailine Mayara Sousa de Farias, Suzana Leite Cortez
    24-43
  • Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e Linguagens

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10121469
    Sabrina Anacleto Teixeira, Juliana Neves Barbosa
    44-68
  • Online Comic Strips Production in the interdisciplinary approach to teaching Biology and Languages

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10121540
    Sabrina Anacleto Teixeira, Juliana Neves Barbosa
    44-68
  • Reescrita de Fics a partir das Interações em um Grupo de WhatsApp

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10119928
    Josemeire Caetano da Silva, Roseli Wanderley de Araújo Serra, Roberta Varginha Ramos Caiado
    69-95
  • Fics rewriting from interactions in a WhatsApp group

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10119977
    Josemeire Caetano da Silva, Roseli Wanderley de Araújo Serra, Roberta Varginha Ramos Caiado
    69-95
  • A emergência do comentário oral via WhatsApp como gênero catalisador da correção

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10120587
    Guilherme Moés, Iara Francisca Araújo Cavalcanti
    96-123
  • La aparición del comentario oral a través de WhatsApp como género catalizador de corrección

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10120646
    Guilherme Moés, Iara Francisca Araújo Cavalcanti
    96-121
  • A textualidade em critérios de correção de texto de uma Plataforma Adaptativa: um estudo de caso

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10120716
    Milene Bazarim, Adair Vieira Gonçalves, Gustavo Fechus
    124-154
  • Textuality in feedback types of an adaptive hypermedia: a case study

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10120776
    Milene Bazarim, Adair Vieira Gonçalves, Gustavo Fechus
    122-151

Entrevistas

  • A correção de textos escolares como prática e como objeto de pesquisa: entrevista com Eliana Donaio Ruiz

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10120812
    Milene Bazarim, Roberta Varginha Ramos Caiado
    155-169
  • School text feedback as practice and as research object: interview with Eliana Donaio Ruiz

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10120941
    Roberta Varginha Ramos Caiado, Milene Bazarim
    152-166

Artigos de temas livres

  • Demandas e expectativas em relação à escrita acadêmica: uma análise de narrativas de estudantes calouros

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10120971
    Elizabeth Maria da Silva, Maria Lúcia Castanheira
    170-188
  • Demands and expectations in relation to academic writing: an analysis of freshman students' narratives

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10120997
    Elizabeth Maria da Silva, Maria Lúcia Castanheira
    167-184
  • Le rôle des relations de discours dans une interview accordée par l’ex-président Luiz Inácio Lula da Silva au journal Le Monde

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10135266
    Gustavo Ximenes Cunha
    189-210
  • O papel das relações de discurso em uma entrevista concedida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao jornal Le Monde

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10135357
    Gustavo Ximenes Cunha
    185-205
  • Dois caminhos de leitura dos livros ilustrados: Menina Bonita do Laço de Fita e Niña Bonita, de Ana Maria Machado

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10135423
    Mariana Cortez, Sandra de Oliveira Ferreira
    211-230
  • Dos caminos de lectura de los libros ilustrados: Menina Bonita do Laço de Fita y Niña Bonita, de Ana Maria Machado

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10135509
    Mariana Cortez, Sandra de Oliveira Ferreira
    206-226
  • Literatura infanto - juvenil para a valorização da Cultura Negra

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10135726
    Laila Vilela Vellozo, Dagmar Mello e Silva, Ruth Maria Mariani Braz
    231-251
  • Children's and Youth Literature for the Valorisation of Black Culture

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10136025
    Laila Vilela Vellozo, Dagmar Mello e Silva, Ruth Maria Mariani Braz
    227-246
  • Románticos, mazzinianos y farroupilhas: trazos en la prensa de una afinidad político-cultural (1837-1840)

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10136289
    María Laura Romano
    247-264
  • Românticos, mazzinianos e farroupilhas: traços na imprensa de uma afinidade político-cultural (1837-1840)

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10136391
    María Laura Romano
    252-268

Ensaios

  • Abordagem qualitativa, pesquisa colaborativa e verdades pravdas sobre ensino de língua portuguesa

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10116065
    Silvio Nunes da Silva Júnior
    269-277

Resenhas

  • Nuove prospettive della comunicazione: inclusione di tutti i generi e di tutte le persone nell’UE

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10116117
    Martina Lemmi, Deborah Catteruccia
    265-271
  • Novas perspectivas da comunicação: inclusão de todos os gêneros e de todas as pessoas na UE

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10116165
    Martina Lemmi, Deborah Catteruccia
    270-276

Produção Artística

  • Pretensiosa mentira

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10116194
    Maurício Fontana Filho
    277-278
  • Sentimentos

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10116212
    Jefferson de Oliveira
    279-281
  • Carvalho na terra dos sonhos

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10116231
    Sandra Maria de Souza Carvalho
    282-286
  • Noite

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10116247
    Kayo Henriky Lima da Silva
    287-288
  • Náufragos

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10116257
    Joilson Bessa da Silva
    289-290
  • Da România Nova à România Contínua: uma viagem através da Intercompreensão

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10116264
    Tom Menezes
    291-299

Colaboradores

  • Colaboradores e Organizadores

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10136467
    Roberta Varginha Ramos Caiado, Adair Vieira Gonçalves, Eliana Maria Severino Donaio Ruiz, Milene Bazarim
    300-305