v. 10 n. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios

					Visualizar v. 10 n. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios
Publicado em: 29 de maio de 2021

Capa

  • Capa

    Maria Rennally Soares da Silva, Josilene Pinheiro-Mariz
    1

Editorial

  • Editorial

    Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Angélica de Oliveira, Marco Antônio Margarido Costa
    2-3
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10121032
  • Editorial (ENG)

    Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Angélica de Oliveira, Marco Antônio Margarido Costa
    2-3
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10121054

Apresentação

  • Apresentação

    Roberta Varginha Ramos Caiado, Adair Vieira Gonçalves, Eliana Maria Severino Donaio Ruiz, Milene Bazarim
    4-11
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10121121
  • Apresentação (ENG)

    Roberta Varginha Ramos Caiado, Adair Vieira Gonçalves, Eliana Maria Severino Donaio Ruiz, Milene Bazarim
    4-11
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10121171

Artigos

  • A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral?

    Aline Francieli Thessing, Daniela Cristina da Silva Garcia, Phelippe Rave Soares de Lima
    12-23
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10121365
  • The written texts production and correction in pandemic times: is it about the use of technologies or is it about the possibilities of promoting an integral human formation

    Aline Francieli Thessing, Daniela Cristina da Silva Garcia, Phelippe Rave Soares de Lima
    12-23
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10121387
  • O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodal

    Jailine Mayara Sousa de Farias, Suzana Leite Cortez
    24-43
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10121410
  • Working with digital text in the language classroom in a transmodal perspective

    Jailine Mayara Sousa de Farias, Suzana Leite Cortez
    24-43
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10121443
  • Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e Linguagens

    Sabrina Anacleto Teixeira, Juliana Neves Barbosa
    44-68
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10121469
  • Online Comic Strips Production in the interdisciplinary approach to teaching Biology and Languages

    Sabrina Anacleto Teixeira, Juliana Neves Barbosa
    44-68
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10121540
  • Reescrita de Fics a partir das Interações em um Grupo de WhatsApp

    Josemeire Caetano da Silva, Roseli Wanderley de Araújo Serra, Roberta Varginha Ramos Caiado
    69-95
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10119928
  • Fics rewriting from interactions in a WhatsApp group

    Josemeire Caetano da Silva, Roseli Wanderley de Araújo Serra, Roberta Varginha Ramos Caiado
    69-95
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10119977
  • A emergência do comentário oral via WhatsApp como gênero catalisador da correção

    Guilherme Moés, Iara Francisca Araújo Cavalcanti
    96-123
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10120587
  • La aparición del comentario oral a través de WhatsApp como género catalizador de corrección

    Guilherme Moés, Iara Francisca Araújo Cavalcanti
    96-121
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10120646
  • A textualidade em critérios de correção de texto de uma Plataforma Adaptativa: um estudo de caso

    Milene Bazarim, Adair Vieira Gonçalves, Gustavo Fechus
    124-154
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10120716
  • Textuality in feedback types of an adaptive hypermedia: a case study

    Milene Bazarim, Adair Vieira Gonçalves, Gustavo Fechus
    122-151
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10120776

Entrevistas

  • A correção de textos escolares como prática e como objeto de pesquisa: entrevista com Eliana Donaio Ruiz

    Milene Bazarim, Roberta Varginha Ramos Caiado
    155-169
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10120812
  • School text feedback as practice and as research object: interview with Eliana Donaio Ruiz

    Roberta Varginha Ramos Caiado, Milene Bazarim
    152-166
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10120941

Artigos de temas livres

  • Demandas e expectativas em relação à escrita acadêmica: uma análise de narrativas de estudantes calouros

    Elizabeth Maria da Silva, Maria Lúcia Castanheira
    170-188
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10120971
  • Demands and expectations in relation to academic writing: an analysis of freshman students' narratives

    Elizabeth Maria da Silva, Maria Lúcia Castanheira
    167-184
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10120997
  • Le rôle des relations de discours dans une interview accordée par l’ex-président Luiz Inácio Lula da Silva au journal Le Monde

    Gustavo Ximenes Cunha
    189-210
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10135266
  • O papel das relações de discurso em uma entrevista concedida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao jornal Le Monde

    Gustavo Ximenes Cunha
    185-205
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10135357
  • Dois caminhos de leitura dos livros ilustrados: Menina Bonita do Laço de Fita e Niña Bonita, de Ana Maria Machado

    Mariana Cortez, Sandra de Oliveira Ferreira
    211-230
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10135423
  • Dos caminos de lectura de los libros ilustrados: Menina Bonita do Laço de Fita y Niña Bonita, de Ana Maria Machado

    Mariana Cortez, Sandra de Oliveira Ferreira
    206-226
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10135509
  • Literatura infanto - juvenil para a valorização da Cultura Negra

    Laila Vilela Vellozo, Dagmar Mello e Silva, Ruth Maria Mariani Braz
    231-251
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10135726
  • Children's and Youth Literature for the Valorisation of Black Culture

    Laila Vilela Vellozo, Dagmar Mello e Silva, Ruth Maria Mariani Braz
    227-246
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10136025
  • Románticos, mazzinianos y farroupilhas: trazos en la prensa de una afinidad político-cultural (1837-1840)

    María Laura Romano
    247-264
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10136289
  • Românticos, mazzinianos e farroupilhas: traços na imprensa de uma afinidade político-cultural (1837-1840)

    María Laura Romano
    252-268
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10136391

Ensaios

  • Abordagem qualitativa, pesquisa colaborativa e verdades pravdas sobre ensino de língua portuguesa

    Silvio Nunes da Silva Júnior
    269-277
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10116065

Resenhas

  • Nuove prospettive della comunicazione: inclusione di tutti i generi e di tutte le persone nell’UE

    Martina Lemmi, Deborah Catteruccia
    265-271
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10116117
  • Novas perspectivas da comunicação: inclusão de todos os gêneros e de todas as pessoas na UE

    Martina Lemmi, Deborah Catteruccia
    270-276
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10116165

Produção Artística

  • Pretensiosa mentira

    Maurício Fontana Filho
    277-278
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10116194
  • Sentimentos

    Jefferson de Oliveira
    279-281
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10116212
  • Carvalho na terra dos sonhos

    Sandra Maria de Souza Carvalho
    282-286
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10116231
  • Noite

    Kayo Henriky Lima da Silva
    287-288
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10116247
  • Náufragos

    Joilson Bessa da Silva
    289-290
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10116257
  • Da România Nova à România Contínua: uma viagem através da Intercompreensão

    Tom Menezes
    291-299
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10116264

Colaboradores

  • Colaboradores e Organizadores

    Roberta Varginha Ramos Caiado, Adair Vieira Gonçalves, Eliana Maria Severino Donaio Ruiz, Milene Bazarim
    300-305
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10136467