A correção de textos escolares como prática e como objeto de pesquisa: entrevista com Eliana Donaio Ruiz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10120812
Palavras-chave: Correção de texto, Texto Escolar, Língua Portuguesa, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)

Resumo

Eliana Donaio Ruiz é autora do livro “Como corrigir redações na escola: Uma Proposta Textual-Interativa”, cuja primeira edição foi publicada em 2001. Trata-se de um livro pioneiro no Brasil a respeito da correção de textos escolares e uma referência praticamente obrigatória tanto para pesquisadores que contemplam a correção enquanto objeto de estudo quanto para professores interessados em compreender e aperfeiçoar a sua prática corretiva.

A autora possui Pós-doutorado em Linguística Aplicada, Doutorado e Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (SP). Ruiz já foi professora de Língua Portuguesa na Educação Básica e, durante quase duas décadas, também prestou assessoria e consultoria em elaboração de textos e ensino de línguas.

Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina - UEL (PR), atuando na Licenciatura em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL). Eliana Ruiz tem se dedicado ao estudo do processo de ensino-aprendizagem e de formação de professores de Língua Portuguesa. Mais recentemente, suas pesquisas concentram-se na área da Linguística Aplicada e seus interesses atuais estão ligados ao ensino de português como língua materna, ao ensino-aprendizagem da escrita e às relações entre tecnologias digitais e educação linguística.

A entrevista foi realizada em março de 2021 via e-mail.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milene Bazarim, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), mestre em
Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professora assistente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Roberta Varginha Ramos Caiado, niversidade Católica de Pernambuco

Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), professora do programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e coordenadora da Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Referências

RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. São Paulo: Contexto, 2010.

Downloads

Publicado em

29 de maio de 2021

Como Citar

BAZARIM, M.; CAIADO, R. V. R. A correção de textos escolares como prática e como objeto de pesquisa: entrevista com Eliana Donaio Ruiz. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 2, p. 155–169, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.10120812. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1988. Acesso em: 13 jun. 2024.

Seção

Entrevistas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)