A utilização do Gamification para a avaliação de língua inglesa no contexto do Ensino Superior: uma perspectiva inovadora
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302290Resumo
A avaliação no contexto do Ensino Superior desempenha um papel fundamental no processo educativo, pois tem como objetivo medir o progresso e a aquisição de conhecimento por parte dos estudantes. Entretanto, as abordagens tradicionais de avaliação, muitas vezes, são percebidas como monótonas e desmotivadoras, resultando em uma falta de engajamento e em resultados insatisfatórios. A Era Digital traz novas perspectivas em quase todas as áreas na rotina da humanidade, surge, então, o Gamification como uma proposta inovadora capaz de transformar práticas educacionais. Nosso objetivo é analisar os efeitos do Gamification na avaliação do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Superior. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa quanti-quali e descritiva, utilizando o estudo de caso como abordagem. Participaram da pesquisa dois discentes do curso de Letras - sexto período, Português e Inglês, de uma instituição de Ensino Superior na cidade do Recife. Além disso, contamos com a participação de um professor de inglês da referida instituição e entrevistamos dez professores de inglês, randomicamente, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em meio digital. Dessa forma, utilizamos as seguintes estratégias: (i) observação das aulas de Língua Inglesa do sexto período; (ii) realização de entrevistas semiestruturadas com os discentes e docentes de Língua Inglesa; (iii) construção da Avaliação Gamificada; (iv) aplicação da Avaliação Gamificada em TDM; (v) realização de uma nova entrevista semiestruturada com os discentes após a conclusão da Avaliação Gamificada. Nossos resultados atestam a eficácia da Avaliação Gamificada para o ensino, a aprendizagem e a avaliação de Língua Inglesa no Ensino Superior.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem; Tecnologias Digitais; Gamification; Língua Inglesa.
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