Repensando a Gamificação A Partir das Contribuições dos Estudos em Letramentos em Jogos Digitais e dos Game Studies: O Exemplo da Atividade “Oral English – Games"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8301748
Palavras-chave: Jogos Digitais, Ensino da Oralidade, Gamificação, Letramentos em Jogos Digitais, Game Studies

Resumo

O presente artigo consiste em problematizar uma atividade gamificada e desenvolvida para o ensino da oralidade em Língua Inglesa, cujo nome é “Oral English – Games”. Essa atividade foi desenvolvida e hospedada no repositório de materiais de ensino chamado ELO. Especificamente, nosso objetivo foi o de discutir em que medida as contribuições dos estudos em Letramentos em Jogos Digitais e Game Studies seriam capazes de contribuir para fortalecer as mecânicas de gamificação que estão presentes no design da atividade. A escolha por essa atividade se deu pelo fato de que a mesma, além de gamificada, apresenta um conteúdo sobre jogos digitais que facilita o vínculo com as áreas que são discutidas ao longo do artigo. Como referencial teórico, foram utilizados autores do campo de estudos conhecido como Game Studies, os quais são amplamente discutidos em diferentes áreas afins aos jogos digitais. Assim como, foram discutidos autores do campo dos Letramentos em Jogos Digitais que tem se dedicado à problematizar os complexos processos de ensino de linguagens a partir dos jogos. Como resultados, foi possível concluir que os jogos apresentados na atividade voltada ao ensino da oralidade em Língua Inglesa poderiam ser discutidos sob o ponto de vista dos letramentos, como uma forma de integrar a dimensão semântica dos jogos no processo de aprendizagem das habilidades orais trabalhadas.

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Biografia do Autor

Vinícius Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Curso de Letras – Português e Inglês da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana. Doutor em Letras (área de Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Pelotas. Área de Atuação: Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. 

Nathalia Lopes da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo Programa de Pós- Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campo Grande – MS – Brasil). Mestre em Indústria Criativa pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Área de Atuação: Comunicação Social. 

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Publicado em

31 de agosto de 2023

Como Citar

DE OLIVEIRA, V. O.; SILVA, N. . Repensando a Gamificação A Partir das Contribuições dos Estudos em Letramentos em Jogos Digitais e dos Game Studies: O Exemplo da Atividade “Oral English – Games". Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 2, p. 91–113, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8301748. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/712. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação