A BNCC e o desaparecimento da língua francesa na educação básica brasileira

Autores

Palavras-chave: Políticas públicas educacionais, Reformas curriculares, Francês Língua Estrangeira (FLE), Plurilinguismo

Resumo

A partir de 2018, entra em vigor no Brasil a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que estabelece novas realidades para a educação no país. No que concerne especificamente às línguas estrangeiras, a BNCC traz a obrigatorieda de do ensino de uma única língua, sendo esta a inglesa, configurando um retrocesso paraa formação plural e integral dos estudantes. O artigo em questão, a partir de um apanhado histórico de políticaspúblicas educacionais para o ensino de francês língua estrangeira (FLE), questiona os momentos de presença eausência de tal língua estrangeira nos currículos da educação básica nacional. Para exemplificar, trazemos a preocupante e atual conjuntura do ensino do FLE nos estados de Pernambuco e Minas Gerais no ensino básico e refletimos sobre tais consequências para a formação universitária docente em tais estados. Com este trabalho, buscamos ampliar a reflexão sobre as discrepâncias na valorização de diferentes línguas estrangeiras no país e sobrea importância do plurilinguismo na formação do cidadão.

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Biografia do Autor

Larissa de Souza Arruda, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta de Língua Francesa e de Prática de Ensino de Francês da Universidade Federal de
Minas Gerais, mestre (2016) e doutora (2020) em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro. Vice-líder do grupo de pesquisa LENUFFLE (LEtramento NUmérique da Fluminense para o
Francês como Língua Estrangeira da Universidade Federal Fluminense).

Rahissa Oliveira de Lima, Universidade Federal Fluminense

Professora da rede pública do Estado de Pernambuco e do município do Paulista (PE), mestre em Teoria
da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui graduação em Licenciatura com
Dupla Habilitação Português e Francês e também no Bacharelado em Tradução de Línguas Modernas
Francês ambos pela UFPE. Integra o grupo de pesquisa LENUFFLE - LEtramento NUmérique da
Fluminense para o Francês como Língua Estrangeira da Universidade Federal Fluminense.

Larissa Fontenelle Gontijo, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Letras Português/Francês pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integra o
grupo Choix Goncourt Brésil UFMG e realiza pesquisa na área de Literatura, outras artes e mídias, com
foco nas literaturas contemporâneas de expressão francófona.

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Publicado em

30 de novembro de 2022

Como Citar

ARRUDA, L. de S.; OLIVEIRA DE LIMA, R.; GONTIJO, L. F. A BNCC e o desaparecimento da língua francesa na educação básica brasileira. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. Spécial, p. 217–242, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/821. Acesso em: 29 abr. 2024.

Seção

Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations