Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8072655
Palavras-chave: Disciplina não-linguística, Bilinguismo, Francês Língua Estrangeira, Ciências da Natureza

Resumo

Este artigo apresenta um relato crítico e reflexivo da prática docente a partir dos resultados obtidos durante o estágio
supervisionado do curso de Letras Francês da Universidade Federal de Santa Catarina, que teve como objetivo lançar
um projeto piloto de educação bilíngue, com a disciplina de Ciências, em uma escola pública da capital do Estado.
Além dos referenciais teóricos que embasaram nossa análise da educação bilíngue, descrevemos as etapas do
projeto para responder às nossas primeiras perguntas sobre os benefícios e desafios da construção de uma sala de
aula bilíngue. Um elemento fundamental dessa construção foi criar, em sala de aula, momentos para que os alunos
envolvidos no projeto relatassem suas opiniões sobre as aulas bilíngues em pesquisas propostas pelo professorestagiário, parte desses relatos também estão presentes no trabalho. Por fim, partilhamos as reflexões e os resultados
obtidos nesta prática com o objetivo principal de contribuir para a investigação nos domínios do francês como língua
estrangeira e do ensino de disciplinas não linguísticas. Por fim, partilhamos as reflexões e os resultados obtidos nesta
prática com o objetivo principal de contribuir para a investigação nos domínios do francês como língua estrangeira e
do ensino de disciplinas não linguísticas

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Biografia do Autor

Luiza Vieira Scheidt, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de francês. Professora de metodologia e prática do ensino de francês. Doutora em Política
Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio de doutorado-trabalho na Universidade de Montreal (UDEM) em Quebec. É também pesquisadora visitante do Centro de Pesquisa em Políticas e Desenvolvimento Pessoal (CPDS-UDEM). Mestre em Teoria e Análise Linguística pela UFSC com estágio na Universidade de Paris 3 - SorbonneNouvelle.

Sara Farias da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de francês. Professora de metodologia e prática do ensino de francês. Doutora em Política
Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio de doutorado-trabalho na Universidade de Montreal (UDEM) em Quebec. É também pesquisadora visitante do Centro de Pesquisa em Políticas e Desenvolvimento Pessoal (CPDS-UDEM). Mestre em Teoria e Análise Linguística pela UFSC com estágio na Universidade de Paris 3 - SorbonneNouvelle.

Clarissa Laus Pereira Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

CLARISSA LAUS PEREIRA OLIVEIRA (Florianópolis/Brasil, 1973), formadora de formadores na
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e formadora TV5 Monde (BELC-Nantes, 2016), possui Mestrado em Ciências da Linguagem FLE (Université des Sciences Humaines de Strasbourg (USHS),
Strasburgo, França, 1996-1997, Universidade Nancy II, Nancy, França, 1997-1998), Doutorado em
Literatura Comparada (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil,
Universitat de Barcelona (UB), Barcelona, Espanha, 2006) e pós-doutorado em Interculturalidade
(Université Paul Valéry Montpellier 3, Montpellier, França, 2020). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), responsável pelas disciplinas Metodologia do FLE e estágios supervisionados obrigatórios 1 e 2 no curso de Letras Francês. Atualmente é Presidente da Associação dos Professores de Francês de Santa Catarina (2020-2022). Foi coordenadora do projeto Idiomas sem Fronteiras - Francês (UFSC, 2017-2019), do projeto Bonjour no Brasil em parceria com a escola Azurlingua e a plataforma Bonjour de France (2016).

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Publicado em

30 de novembro de 2022

Como Citar

SCHEIDT, L. V. .; SILVA, S. F. da .; OLIVEIRA, C. L. P. . Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. Spécial, p. 149–167, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8072655. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/802. Acesso em: 18 maio. 2024.

Seção

Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations

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