Projeto piloto de ensino de francês e DNL-Ciências: uma experiência de estágio obrigatório supervisionado em escola pública
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8072655Resumen
Este artigo apresenta um relato crítico e reflexivo da prática docente a partir dos resultados obtidos durante o estágio
supervisionado do curso de Letras Francês da Universidade Federal de Santa Catarina, que teve como objetivo lançar
um projeto piloto de educação bilíngue, com a disciplina de Ciências, em uma escola pública da capital do Estado.
Além dos referenciais teóricos que embasaram nossa análise da educação bilíngue, descrevemos as etapas do
projeto para responder às nossas primeiras perguntas sobre os benefícios e desafios da construção de uma sala de
aula bilíngue. Um elemento fundamental dessa construção foi criar, em sala de aula, momentos para que os alunos
envolvidos no projeto relatassem suas opiniões sobre as aulas bilíngues em pesquisas propostas pelo professorestagiário, parte desses relatos também estão presentes no trabalho. Por fim, partilhamos as reflexões e os resultados
obtidos nesta prática com o objetivo principal de contribuir para a investigação nos domínios do francês como língua
estrangeira e do ensino de disciplinas não linguísticas. Por fim, partilhamos as reflexões e os resultados obtidos nesta
prática com o objetivo principal de contribuir para a investigação nos domínios do francês como língua estrangeira e
do ensino de disciplinas não linguísticas
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO BILÍNGUE. Disponible sur : . Consulté le 06 juin 2019.
ADEN, PEYROT. L’enseignement de la discipline non linguistique dans la filière hôtellerie-restauration. Disponible sur : . Consulté le 09 août 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2010.
DIRETRIZES e bases da educação nacional. Disponible sur : . Consulté le 06 juin 2019.
DUAS escolas da rede municipal de Blumenau implantaram o ensino bilíngue em 2019. Disponible sur : : . Consulté le 17 nov. 2019.
ENSEIGNEMENT bilingue. Disponible sur : . Consulté le 09 août 2020.
ENSINO Fundamental I. Escola Internacional de Florianópolis. Disponible sur : . Consulté le 17 nov. 2019.
ESCOLA de Niterói é referência em ensino bilíngue. Disponible sur : . Consulté le 29 nov. 2019.
GAJO, Laurent. D’une société à une éducation plurilingue : constat et défi pour l’enseignement et la formation des enseignants. Synergie Monde 1, 2006. p. 62-66.
KELLY, Gerald. How to teach pronunciation. Essex: Pearson Education Limited, 2000.
MICHAUD, Christian. Disciplines non linguistiques en Langues Vivantes Étrangères : quelle prise en compte des effets de contextes pour améliorer les enseignements ?, Contextes et didactiques. Disponible sur : . Consulté le 10 nov. 2019.
PRIMEIRA escola pública integral bilíngue de SC será inaugurada nesta quinta em Bombinhas. Disponible sur : . Consulté le 17 nov. 2019.
UNDIME-SC. Blumenau lança duas escolas bilíngues. Disponible sur : . Consulté le 17 nov. 2019.
WEI, L. (Ed.) The Bilingualism Reader. London and New York: Routledge, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Letras Raras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.