A gastronomia como elemento cultural e prática pedagógica no ensino de língua francesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8409000
Palavras-chave: Metodologia do Projeto, Perspective actionnelle, Perspectiva socioconstrutivista, Gastronomia

Resumo

Neste artigo apresentamos um breve relato crítico e reflexivo de nossa prática docente realizada na disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório II, do curso de Letras-Francês, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O estágio aconteceu no âmbito do projeto de extensão Nous parlons français (NPF), registrado na UFSC e oferecido ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O objetivo geral deste projeto é oferecer à comunidade florianopolitana noções fundamentais de língua e cultura francófonas para sensibilizá-la sobre a importância da referida língua para a formação inicial e continuada do cidadão. Para tanto, o projeto prevê como objetivo principal o envolvimento de graduandos do curso de Letras Francês na elaboração e ministração de aulas de francês. Neste estágio, realizado integralmente online devido ao contexto pandêmico, escolheu-se como tema de trabalho a gastronomia. Para a elaboração do material didático para as aulas síncronas e assíncronas, ocorridas na plataforma Moodle, articulou-se a metodologia de projeto, a perspectiva actionnelle e noções de interculturalidade para o ensino de francês. O resultado do projeto de estágio, Francês e Gastronomia, foi a publicação, em um site francês, das receitas trabalhadas pelos estudantes durante as aulas, assim como a elaboração de um relatório e deste artigo científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brenda Kieling Balbinotti, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Letras Francês pela Universidade Federal de Santa Catarina. Acadêmica de Letras Francês
- Bacharelado e bolsista do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira. Professora de Língua
Francesa nos Cursos Extracurriculares da UFSC e na Cultura Francesa de Brasília.

Bruna Brito Soares, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação (licenciatura e bacharelado) em Letras Italiano e licenciatura em Letras Francês pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Literatura também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Estudos da Tradução (PGET/UFSC).

Karen Coimbra Fagundes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Formada em Gastronomia pela Universidade Estácio de Sá. Licenciada em Letras Francês pela
Universidade Federal de Santa Catarina e cursa Pós-graduação em Fundamentos para Educação Cristã
pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Clarissa Laus Pereira Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrado em Ciências da Linguagem FLE (Université des Sciences Humaines de Strasbourg). Doutorado
em Literatura Comparada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em
Interculturalidade (Université Paul Valéry Montpellier 3). Professora da Universidade Federal de Santa
Catarina.

Referências

BRASIL. Quadro europeu comum de referência para as línguas. 2001. Disponível em: https://area.dge.mec.pt/gramatica/Quadro_Europeu_total.pdf]. Acesso em: 14 ago. 2021.

BRILLAT-SAVARIN, J. A fisiologia do gosto. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

BEHRENS, M.A. Paradigma da Complexidade. Metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis. Vozes. 2006.

CASTRO, H.; MACIEL, M.; MACIEL, R. Comida, cultura e identidade: conexões a partir do campo da gastronomia. Ágora, Santa Cruz do Sul, v. 18, n. 1, p. 18-27, jan./jun. 2016. Disponível em: [http://online.unisc.br/seer/index.php/agora/index]. Acesso em: 2 maio 2021.

CONSEIL DE L’EUROPE. Cadre Européen Commun de Référence pour les langues, Paris : Didier, 2001.

PERRICHON, E. Perspective actionnelle et pédagogie du projet : De la culture individuelle à la construction d’une culture d’action collective. Synergies Pays Riverains de la Baltique. Narva, n°6, 2009, p. 91-111. Disponível em: [https://images-insite.sgp1.digitaloceanspaces.com/dunia_buku/koleksi-buku-lainnya/perspective-actionnelle-et-pedagogie-du-projet-pdfdrivecom-40781584935075.pdf]. Acesso em: 29 nov. 2020.

PROULX, J. Apprentissage par projet. Sainte-Foy: Presses de l’Université du Québec, 2004.

PUREN, C. Perspectives actionnelles et perspectives culturelles en didactique des langues: vers une perspective co-actionnelle co-culturelle. Les langues modernes. Paris, n° 3/2002, juil.-août-sept. 2002, p. 55-71. Disponível em: [http://www.aplv-languesmodernes.org/spip.php?article844]. Acesso em: 21 nov. 2020.

PUREN, C. Variations sur le thème de l’agir social en didactique des langues-cultures étrangères. Le Français dans le Monde. Recherches et applications. Paris, n. 45, 2009.

PUREN, Christian. La pédagogie de projet dans la mise en œuvre de la perspective actionnelle. In: (Se) former à la pédagogie de projet, 2013, Fès. Dossier de travail des journées de formation "(Se) former à la pédagogie de projet. Fès: Institut français de Fès. Disponível em: [https://www.christianpuren.com/mes-travaux/2014b/]. Acesso em: 2 nov. 2019.

PUREN, C. Approche communicative et perspective actionnelle, deux organismes méthodologiques génétiquement opposés... et complémentaires. Christian Puren, 2014. Disponível em: [https://www.christianpuren.com/mes-travaux/2014a/]. Acesso em: 29 nov. 2019.

SAMMADI, Houcem. L’apport de l’interculturalité à la compétence communicative dans l’enseignement/apprentissage du FLE (cas des classes de 1ère année universitaire option : lettre et langue française Université de Tébessa), 2014, (Mestrado em: Didática em FLE) Faculté des Lettres et des Langues, Université Larbi Ben M’Hidi, République Algerienne Démocratique et Populaire. Disponível em: [http://bib.univ-oeb.dz:8080/jspui/bitstream/123456789/5179/1/m%c3%a9moire%20mastre%20SAMMADI.pdf]. Acesso em: 2 maio 2021.

SPERKOVA, P. La littérature et l’interculturalité en classe de langue. Sens Public, Montréal, 2009. Disponível em: [https://doi.org/10.7202/1064224ar]. Acesso em: 2 maio 2021.

Downloads

Publicado em

29 de dezembro de 2021

Como Citar

BALBINOTTI, B. K.; SOARES, B. B.; FAGUNDES, K. C.; OLIVEIRA, C. L. P. A gastronomia como elemento cultural e prática pedagógica no ensino de língua francesa. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 4, p. 204–216, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.8409000. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1349. Acesso em: 4 nov. 2024.

Seção

Artigos de temas livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)