A intercompreensão entre línguas românicas: um caminho para o aprimoramento sociocultural
una herramienta para los intercambios interculturales
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12786178Resumo
Considerando o atual cenário globalizado e, ainda, o significativo fluxo migratório no mundo (OIM, 2022), as trocas interculturais derivadas do contato com línguas estrangeiras configuram-se como importantes ferramentas de desenvolvimento social, que possibilitam o estabelecimento de conexões entre pessoas de diferentes países e culturas. No entanto, a dificuldade de se identificar caminhos didáticos eficazes, que favoreçam essas trocas, em sala de aula, se constitui em uma problemática evidente. Assim, indagamo-nos: a intercompreensão de línguas românicas pode favorecer as trocas interculturais, em contexto exolingue de aprendizagem de línguas? A esse respeito, Miranda-Paulo (2018) aponta que as estreitas relações entre diferentes línguas e culturas representam uma excelente fonte de obtenção de conhecimentos socioculturais e linguísticos, e é justamente esse o objetivo das abordagens plurais de ensino. Neste artigo temos como objetivo geral identificar a abordagem da Intercompreensão entre línguas românicas (IC) como uma ferramenta didática que promova as trocas interculturais, viabilizando, também, o aprimoramento linguístico de aprendizes de línguas estrangeiras. É nesta perspectiva que o presente artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que buscou identificar os benefícios da utilização da abordagem de intercompreensão entre línguas românicas como uma ferramenta facilitadora de trocas interculturais. De caráter exploratório e autoetnográfico (Santos, 2017) nos apoiamos sob o aparato teórico de pesquisadores de destaque nessa área — entre eles Capucho (2010), Carola e Costa (2015) e Dautzenberg (2016). As discussões desenvolvidas convergem em uma análise tridimensional acerca de extratos de interação da participante, que também é autora desta pesquisa, no projeto Romanofonia e Cinema 6. Acredita-se, portanto, que a utilização desta abordagem entre línguas românicas contribui fortemente para o aprimoramento de competências socioculturais dos indivíduos que a utilizam.
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Referências
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