A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP

Autores

  • Heloisa Brito de Albuquerque Costa USP
  • Mônica Ferreira Mayrink USP
  • Elisabetta Santoro USP
Palavras-chave: ILR, formação do professor, Línguas Estrangeiras

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.902

Os contextos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras são marcados tradicionalmente por estruturas que estudam as línguas separadamente. O aluno é levado a compreender e a desenvolver um aprendizado compartimentalizado que se reflete, ao longo dos anos, em sua maneira de se ver e interagir no mundo. Como consequência, o ensino e aprendizagem de línguas distancia aluno e professor de uma formação voltada para o desenvolvimento de competências de linguagem e de um repertório plurilíngue Neste capítulo, nosso objetivo é compartilhar as ações de ensino em Intercompreensão de Línguas Românicas que foram desenvolvidas no Centro Interdepartamental de Línguas e no Curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). De forma particular, trazemos os dados da experiência de desenvolvimento da disciplina “Intercompreensão em Línguas Românicas”, oferecida como optativa na grade curricular do Curso de Graduação em Letras da USP. Para a coleta de dados, utilizamos um questionário, a fim de provocar reflexões sobre a percepção dos alunos do curso. Os resultados apontam para caminhos reflexivos e investigativos que, a curto e médio prazo, podem contribuir para a (re)definição dos percursos e conteúdos que compõem o currículo do curso de Letras.

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Biografia do Autor

Heloisa Brito de Albuquerque Costa, USP

Mestre e Doutora (USP). Professora de língua francesa do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Mônica Ferreira Mayrink, USP

Mestre e Doutora (USP). Professora de língua espanhola do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

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Publicado em

16 de outubro de 2023

Como Citar

COSTA, H. B. de A. .; MAYRINK, M. F. .; SANTORO, E. . A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 3, p. 82–95, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1590. Acesso em: 27 dez. 2024.

Seção

Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil