Paradigmas de ensino e atuação de professores de língua(s) estrangeira(s): de usuário da língua à incompletude profissional

Autores

  • José Veranildo Lopes da Costa Junior UFCG
  • Denise Lino de Araújo UFCG
Palavras-chave: Paradigmas de Ensino, Atuação Docente, Ensino de Línguas Estrangeiras

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.799

Este artigo trata da constituição de paradigmas de ensino no contexto de atuação de professores de língua(s) estrangeira(s). Nesse sentido, buscamos situar e definir a noção de paradigma(s), tendo como base teórica os estudos de Kuhn (2003), Lowy (1993), Rajagopalan (2014), Vasconcellos (2002), entre outros. Por conseguinte, propomos aproximar o conceito de paradigma(s) de ensino à formação de professores de língua(s) estrangeira(s), apoiando-nos nas contribuições de estudiosos como Almeida Filho (2004), Lopes (2013), Moita Lopes (1996), entre outros. Apontamos neste artigo para dois aspectos importantes para a formação docente em LE: o primeiro diz respeito à formação de paradigmas, no qual sinalizamos que o professor em atuação move-se, mesmo que inconscientemente, em um paradigma, seja ele o tradicional ou o emergente; o segundo aspecto relaciona-se ao processo de formação acadêmica, a partir do qual discorremos sobre quatro etapas que caracterizam o movimento de formação do professor de LE: a) enquanto usuário da língua; b) enquanto pesquisador; c) atuando em um dos paradigmas: tradicional ou emergente e d) no signo da incompletude profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Veranildo Lopes da Costa Junior, UFCG

Doutorando em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGL/UERN). Possui Mestrado
em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (POSLE/UFCG).

Denise Lino de Araújo, UFCG

É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de
Campina Grande (POSLE/UFCG). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Pósdoutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado em

17 de outubro de 2023

Como Citar

JUNIOR, J. V. L. da C. .; ARAÚJO, D. L. de . Paradigmas de ensino e atuação de professores de língua(s) estrangeira(s): de usuário da língua à incompletude profissional. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 1, p. 184–197, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1651. Acesso em: 17 abr. 2024.

Seção

Artigos de temas livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)