Paradigmas de ensino e atuação de professores de língua(s) estrangeira(s): de usuário da língua à incompletude profissional

Autores/as

  • José Veranildo Lopes da Costa Junior UFCG
  • Denise Lino de Araújo UFCG

Palabras clave:

Paradigmas de Ensino, Atuação Docente, Ensino de Línguas Estrangeiras

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.799

Este artigo trata da constituição de paradigmas de ensino no contexto de atuação de professores de língua(s) estrangeira(s). Nesse sentido, buscamos situar e definir a noção de paradigma(s), tendo como base teórica os estudos de Kuhn (2003), Lowy (1993), Rajagopalan (2014), Vasconcellos (2002), entre outros. Por conseguinte, propomos aproximar o conceito de paradigma(s) de ensino à formação de professores de língua(s) estrangeira(s), apoiando-nos nas contribuições de estudiosos como Almeida Filho (2004), Lopes (2013), Moita Lopes (1996), entre outros. Apontamos neste artigo para dois aspectos importantes para a formação docente em LE: o primeiro diz respeito à formação de paradigmas, no qual sinalizamos que o professor em atuação move-se, mesmo que inconscientemente, em um paradigma, seja ele o tradicional ou o emergente; o segundo aspecto relaciona-se ao processo de formação acadêmica, a partir do qual discorremos sobre quatro etapas que caracterizam o movimento de formação do professor de LE: a) enquanto usuário da língua; b) enquanto pesquisador; c) atuando em um dos paradigmas: tradicional ou emergente e d) no signo da incompletude profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Veranildo Lopes da Costa Junior, UFCG

Doutorando em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGL/UERN). Possui Mestrado
em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (POSLE/UFCG).

Denise Lino de Araújo, UFCG

É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de
Campina Grande (POSLE/UFCG). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Pósdoutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado

2023-10-17

Cómo citar

JUNIOR, José Veranildo Lopes da Costa; ARAÚJO, Denise Lino de. Paradigmas de ensino e atuação de professores de língua(s) estrangeira(s): de usuário da língua à incompletude profissional. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 1, p. 184–197, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1651. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.