A didatização da escrita laboral no curso de formação docente: sequência didática, aprendendo por meio de resenhas
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10460210Resumo
O domínio de um gênero é condição para empregá-lo na concretização de um projeto de discurso (BAKHTIN, 2003). Todavia, em contexto escolar, ainda vemos abordagem de ensino sem significado e de forma aligeirada, carecendo de um trabalho mais sistemático como oportuniza uma sequência didática (SWIDERSKI; COSTA-HÜBES, 2009). Nessa direção, neste artigo, refletimos sobre formação docente a partir do tratamento didático concedido ao gênero laboral sequência didática. Assim, objetivamos: 1º) Identificar processos de didatização do gênero laboral no curso Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas e 2º) Analisar perspectivas de formação docente que se refratam na didatização da sequência didática. Para tanto, consideramos noções teóricas sobre gênero laboral, sequência didática e paradigmas tradicional e da complexidade na educação. Quanto à metodologia, é uma pesquisa qualitativa do tipo análise documental, em cuja geração de dados, utilizamos um plano de ensino. Os resultados apontam que a didatização da sequência didática se efetiva com foco no ensino e na produção de uma resenha e não no gênero laboral em questão, como se espera em um curso de formação docente, associando teoria à prática do cursista-professor.
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