A didatização da escrita laboral no curso de formação docente: sequência didática, aprendendo por meio de resenhas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10460210
Palavras-chave: Didatização da escrita labora, Formação docente, Sequência didática

Resumo

O domínio de um gênero é condição para empregá-lo na concretização de um projeto de discurso (BAKHTIN, 2003). Todavia, em contexto escolar, ainda vemos abordagem de ensino sem significado e de forma aligeirada, carecendo de um trabalho mais sistemático como oportuniza uma sequência didática (SWIDERSKI; COSTA-HÜBES, 2009). Nessa direção, neste artigo, refletimos sobre formação docente a partir do tratamento didático concedido ao gênero laboral sequência didática. Assim, objetivamos: 1º) Identificar processos de didatização do gênero laboral no curso Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas e 2º) Analisar perspectivas de formação docente que se refratam na didatização da sequência didática. Para tanto, consideramos noções teóricas sobre gênero laboral, sequência didática e paradigmas tradicional e da complexidade na educação. Quanto à metodologia, é uma pesquisa qualitativa do tipo análise documental, em cuja geração de dados, utilizamos um plano de ensino. Os resultados apontam que a didatização da sequência didática se efetiva com foco no ensino e na produção de uma resenha e não no gênero laboral em questão, como se espera em um curso de formação docente, associando teoria à prática do cursista-professor.

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Biografia do Autor

Renilson Nóbrega Gomes, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando em Linguagem e Ensino (UFCG), Mestre em Letras (UFRN), Pós-graduado em Linguística e Literatura (UEPB), Formação do Educador (UEPB) e Linguística de Texto e Ensino (UFRN), e Graduado em Letras (UEPB). Leciona a disciplina de Língua Portuguesa na rede de ensino de Tenório-PB e na rede de ensino da Paraíba.

Williany Miranda da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras e membro do Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande, na área de Estudos Linguísticos.

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Publicado em

30 de dezembro de 2023

Como Citar

GOMES, R.; SILVA, W. . A didatização da escrita laboral no curso de formação docente: sequência didática, aprendendo por meio de resenhas. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 3, p. 141–161, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10460210. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/460. Acesso em: 3 dez. 2024.

Seção

Artigos de temas livres