Do teatro de revista às incorporações da Broadway em palcos tupiniquins: singularidades, inspirações e desafios na história do teatro musical brasileiro

Autores

  • Raimundo Expedito dos Santos Sousa Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Éderson Luís Silveira UFAM
  • Magda Veloso Fernandes de Tolentino Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ
Palavras-chave: Teatro Musical, Brasil, história

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i1.887   O presente trabalho tem como objetivo proceder a um percurso panorâmico da história do Teatro Musical no Brasil, historicizando suas raízes e suas influências internas e externas. Assim, constrói-se uma linha do tempo que contextualiza a Ópera e o Cabaré, a emergência do Teatro de Revista brasileiro e sua evolução, bem como o Teatro Musical no contexto do Regime Militar e, finalmente, as atuais mega produções musicais inspiradas no modelo da Broadway. Tais expressões artísticas são exemplos de como, por meio de um trabalho de tradução cultural, padrões estéticos advindos de outros países são acomodados à cultura brasileira e assumem uma configuração específica, deixando de ser meras cópias ou importações. Tal proposta de investigação parte do pressuposto de que o Teatro de Revista no Brasil é mais que uma manifestação artística uma forma de manifestação e reprodução da linguagem em solo nacional que se constitui a partir de especificidades e filiações a partir de uma heterogeneidade tão rica e diversificada como a que constitui o povo brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Expedito dos Santos Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Bolsista
FAPEMIG.

Éderson Luís Silveira, UFAM

Mestre e Doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; pósgraduando em Ontologia e Epistemologia, Membro e pesquisador do Grupo Formação de Professores de
Línguas e Literatura (FORPROLL/CNPq) e do Grupo Michel Foucault e os Estudos Discursivos
(UFAM/ CNPq). Bolsista CAPES.

Magda Veloso Fernandes de Tolentino, Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ

Professora Doutora de Estudos Literários no Programa de Pós-Graduaçao em Letras da Universidade
Federal de São João Del-Rei - UFSJ.

Referências

BUDAZS, Rogério. Teatro e Música na América Portuguesa. Curitiba: UFPR, 2008.

CABRAL, Sérgio. No tempo de Ari Barroso. Rio de Janeiro: Lumiar, 1993.

FENERICK, José Adriano. Nem no morro nem na cidade: as transformações do samba e a indústria cultural (1920-1945). São Paulo: Annablume, 2005.

GUINSBURG, João; FARIA, João Roberto; LIMA, Mariângela Alves de. Dicionário do teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 2006.

ITAÚCULTURAL. Teatro Musical. Disponível em: acessado em 22 de novembro de2014.

MAGALDI, Sábato; VARGAS, Maria Theresa. Cem Anos de Teatro em São Paulo: (1875-1974). São Paulo: Senac, 2000.

MALUF, Sheilla; AQUINO, Ricardo (Orgs.). Dramaturgia em Cena. Maceió; Salvador: EdUFAL/EDUFBA, 2006.

MEDAGLIA, Julio. Música, maestro! Do canto gregoriano ao sintetizador. São Paulo: Globo, 2008.

MENCARELLI, Fernando. A Cena Aberta: A absolvição de um Bilontra e o teatro de revista de Arthur Azevedo. Campinas: Ed. da Unicamp, 1999.

MOREIRA, Julia. Dzi Croquettes. Revista de História, agosto de 2010. Disponível em: acessado em 29 de novembro de 2014. .

PRADO, Décio de Almeida. História concisa do teatro brasileiro: 1570-1908. São Paulo: Edusc, 1999.

RIECHE, Eduardo; GASPARINI, Gustavo. Em busca de um teatro musical carioca. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

SEVERINO, Thiago Saveda. O gênero discursivo Musical: um caminho para o Letramento. Maringá, PR: Universidade Estadual de Maringá, 2007.

SILVA, Tânia Brandão. Passos, letras, notas e interdições – pequeno estudo do teatro musical carioca. Anais do VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, p. 1-5, 2010.

VENEZIANO, Neyde. Não adianta chorar: Teatro de revista brasileiro...oba! Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.

VENEZIANO, Neyde. O Teatro de revista no Brasil: Dramaturgia e convenções. Campinas: Editora da UNICAMP/Pontes, 1991.

VENEZIANO, Neyde. Preconceito e teatro musical. Rebento: revista de artes do espetáculo n. 3, p. 36-44, março 2012.

Downloads

Publicado em

15 de outubro de 2023

Como Citar

SOUSA, R. E. dos S. .; SILVEIRA, Éderson L. .; TOLENTINO, M. V. F. de . Do teatro de revista às incorporações da Broadway em palcos tupiniquins: singularidades, inspirações e desafios na história do teatro musical brasileiro. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 1, p. 159–182, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1567. Acesso em: 19 nov. 2024.

Seção

Artigos de temas livres

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.