Roland Barthes encontra Leyla Perrone-Moisés, a sua mais importante crítica no Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10199007
Palavras-chave: Roland Barthes, Leyla Perrone-Moisés, Teoria literária

Resumo

A área de Letras no Brasil é marcada pela teoria literária francesa produzida nos anos 1960, quando o método estruturalista virou o modelo de cientificidade para as Letras e para as Ciências Humanas. Os intelectuais franceses, como Roland Barthes, Michel Foucault, Jacques Derrida, Louis Althusser, Gilles Deleuze, entre outros, foram introduzidos no Brasil por intelectuais que, na época, foram à França em busca de novos conhecimentos. Entre esses brasileiros, a pesquisadora Leyla Perrone-Moisés foi a responsável por introduzir e divulgar a obra do francês Roland Barthes. O presente artigo busca mostrar a forma como Leyla Perrone-Moisés tornou-se a maior divulgadora da obra de Roland Barthes no Brasil. Para isso, o texto foi dividido em quatro partes: 1) análise do trabalho intelectual de Leyla Perrone-Moisés ao lado da obra de Roland Barthes no Brasil; 2) estudo da relação intelectual e de amizade estabelecida entre os autores, sobretudo para a tradução da Aula Inaugural, de Barthes, para a Língua Portuguesa; 3) análise de como o posfácio elaborado por Perrone-Moisés traz impressões sobre a situação política e cultural do Brasil e, por fim, 4) estudo dos desdobramentos da Aula Inaugural nos cursos do Collège de France na visão de Leyla Perrone-Moisés. Para isso, foi utilizado, além dos textos de Roland Barthes e Perrone-Moisés, artigos de pesquisadores brasileiros contemporâneos: Laura Taddei Brandini (2014), Cláudia Amigo Pino (2023), Márcio Venício (2020) e o pesquisador espanhol Max Hidalgo Nácher (2016).

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Publicado em

23 de novembro de 2023

Como Citar

DE ASSIS, M. L. de A. Roland Barthes encontra Leyla Perrone-Moisés, a sua mais importante crítica no Brasil. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 4, p. 169–188, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10199007. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/855. Acesso em: 4 nov. 2024.

Seção

Artigos de temas livres