v. 11 n. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula

					Visualizar v. 11 n. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula
Publicado em: 27 de julho de 2022

Capa

  • Capa

    Vânia Sueli Guimarães Rocha, Maria Rennally Soares da Silva
    1

Editorial

  • Editorial

    Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
    2-3
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8218169
  • Editorial (ENG)

    Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
    2-3
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8218187

Apresentação

  • Apresentação

    Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Margarita Isabel Asensio Pastor, Moisés Llopis i Alarcón
    4-9
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8215321
  • Apresentação (CAT)

    Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Margarita Isabel Asensio Pastor, Moisés Llopis i Alarcón
    4-9
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8215345
  • Apresentação (ESP)

    Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Margarita Isabel Asensio Pastor, Moisés Llopis i Alarcón
    4-9
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8228858

Artigos

  • Migrantes internos: o reconhecimento da variação linguística e os desafios interculturais

    Fábio Ronne de Santana Lima
    10-40
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8218209
  • Internal migrants: the recognition of linguistic variation and intercultural challenges

    Fábio Ronne de Santana Lima
    10-39
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8218229
  • Corp(o)ralidade dos sentidos: por um ensino da língua com historicidade no Ensino Médio Integrado

    Viviane dos Ramos Soares, Jonathan Ribeiro Farias de Moura
    41-66
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8219326
  • Cuerp(o)ralidad de los sentidos: por una enseñanza de lengua con historicidad en la Escuela Secundaria Integrada

    Viviane dos Ramos Soares, Jonathan Ribeiro Farias de Moura
    40-65
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8219337
  • As representações familiares contemporâneas e o livro didático de inglês

    Agnaldo Pedro Santos Filho, Eduardo Ferreira dos Santos, Dannuza Labanca Brandão Visintainer
    67-88
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8219451
  • The contemporary family representations and the English textbooks

    Agnaldo Pedro Santos Filho, Eduardo Ferreira dos Santos, Dannuza Labanca Brandão Visintainer
    66-87
  • O(s) World English(es) e a diversidade linguística na aula de língua inglesa: proposta de atividade didática

    Altair dos Santos Bernardo Júnior, Fernanda Henriques Dias
    89-111
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8215401
  • The World English(es) and linguistic diversity in the English language class: proposal of a didactic activity

    Altair dos Santos Bernardo Júnior, Fernanda Henriques Dias
    88-108
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8215454
  • Práticas de oralidade em língua espanhola: pensando em atividades de entoação a partir de um corpus coloquial e espontâneo

    Mayra Suézia Oliveira dos Santos, Carolina Gomes da Silva
    112-138
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8215589
  • Prácticas de oralidad en lengua española: pensando en actividades de entonación a partir de un corpus coloquial y espontáneo

    Mayra Suézia Oliveira dos Santos, Carolina Gomes da Silva
    109-136
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8215623
  • A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1

    Rickison Cristiano de Araújo Silva, Fábio Marques de Souza
    139-160
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8221549
  • La formación del profesor interculturalista de lengua española mediada por el Teletándem

    Rickison Cristiano de Araújo Silva, Fábio Marques de Souza
    137-157
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8221612
  • Estratégias metapragmáticas na didatização do conteúdo de variação linguística em videoaula

    João Vitor Bezerra Laurentino, Williany Miranda da Silva
    161-184
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8223045
  • Metapragmatic strategies in the teaching of linguistic variation content in videoclasses

    João Vitor Bezerra Laurentino, Williany Miranda da Silva
    158-180
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8223068

Artigos de temas livres

  • Itinerários formativos na BNCC: sentidos em mídias digitais

    Aline Maria dos Santos Pereira, Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes
    185-214
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8219488
  • Formative Itineraries in the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC): meanings in digital media

    Aline Maria dos Santos Pereira, Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes
    181-209
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8219507
  • Sobre a legitimação de uma norma padrão da língua portuguesa no Brasil

    Margarete Von Muhlen Poll, Alexandre Macedo Pereira
    215-234
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8219522
  • Zur Legitimierung einer Standardnorm für die portugiesische Sprache in Brasilien

    Margarete Von Muhlen Poll, Alexandre Macedo Pereira
    210-230
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8219528
  • Há controvérsias! O estatuto fonológico das vogais nasais e a sua discussão na literatura

    Bruna Teixeira Correa, Giovana Ferreira Gonçalves, Izabel Christine Seara
    235-263
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8215646
  • There are controversies! The phonological status of nasal vowels and their discussion in the literature

    Bruna Teixeira Correa, Giovana Ferreira Gonçalves, Izabel Christine Seara
    231-259
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8215691
  • As representações de Ariel e Caliban na literatura ultrarromântica de Álvarez de Azevedo: a construção da binomia em Lira dos vinte anos

    Rayron Lennon Costa Sousa, Claudia Letícia Gonçalves Moraes, Diógenes Buenos Aires Carvalho
    264-284
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8223085
  • Las representaciones de Ariel y Calibán en la literatura ultra romántica de Álvarez de Azevedo: la construcción del binomio en Lira de los veinte años

    Rayron Lennon Costa Sousa, Claudia Letícia Gonçalves Moraes, Diógenes Buenos Aires Carvalho
    260-282
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8223108

Ensaios

Entrevistas

  • Muito além da Floresta: Entrevista com Márcia Wayna Kambeba

    Maria José Pereira da Silva, Eliane Cristina Testa
    296-301
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8223115

Produção Artística

  • Memórias morroquianas

    José do Carmo da Silva
    302-303
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8219534
  • No Palácio de Lótus

    Higor Lima da Silva
    304-305
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8215472
  • Todos os dias

    Tania Angelita Iora Guesser
    306-307
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8215494
  • Quem é você na hora da gira?

    Alexandre César Mendes Araújo
    308-310
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8223126
  • Memórias da violência

    Ligia Vanessa Penha Oliveira
    311-313
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8223133

Colaboradores

  • Organização e colaboradores

    Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Margarita Isabel Asensio Pastor, Moisés Llopis i Alarcón
    314-322
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8223136