Ir para o conteúdo
GovBR
Comunica BR
Acesso à informação
Participe
Legislação
Órgãos do Governo
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Edição Atual
Edições Anteriores
Submissões e normas
Dados institucionais
Contato
Equipe Editorial
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Política de Ética
Foco e Escopo
Formulário de avaliação
Declaração de Privacidade
Grupo de pesquisa LELLC
Buscar
Portal de Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula
v. 11 n. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula
Publicado em:
27 de julho de 2022
Capa
Capa
Vânia Sueli Guimarães Rocha, Maria Rennally Soares da Silva
1
Editorial
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8218169
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
2-3
Port.
Editorial (ENG)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8218187
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
2-3
Eng.
Apresentação
Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215321
Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Margarita Isabel Asensio Pastor, Moisés Llopis i Alarcón
4-9
Port.
Apresentação (CAT)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215345
Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Margarita Isabel Asensio Pastor, Moisés Llopis i Alarcón
4-9
Cat.
Apresentação (ESP)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8228858
Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Margarita Isabel Asensio Pastor, Moisés Llopis i Alarcón
4-9
Esp.
Artigos
Migrantes internos: o reconhecimento da variação linguística e os desafios interculturais
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8218209
Fábio Ronne de Santana Lima
10-40
Port.
Internal migrants: the recognition of linguistic variation and intercultural challenges
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8218229
Fábio Ronne de Santana Lima
10-39
Eng.
Corp(o)ralidade dos sentidos: por um ensino da língua com historicidade no Ensino Médio Integrado
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219326
Viviane dos Ramos Soares, Jonathan Ribeiro Farias de Moura
41-66
Port.
Cuerp(o)ralidad de los sentidos: por una enseñanza de lengua con historicidad en la Escuela Secundaria Integrada
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219337
Viviane dos Ramos Soares, Jonathan Ribeiro Farias de Moura
40-65
Esp.
As representações familiares contemporâneas e o livro didático de inglês
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219451
Agnaldo Pedro Santos Filho, Eduardo Ferreira dos Santos, Dannuza Labanca Brandão Visintainer
67-88
Port.
The contemporary family representations and the English textbooks
Agnaldo Pedro Santos Filho, Eduardo Ferreira dos Santos, Dannuza Labanca Brandão Visintainer
66-87
O(s) World English(es) e a diversidade linguística na aula de língua inglesa: proposta de atividade didática
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215401
Altair dos Santos Bernardo Júnior, Fernanda Henriques Dias
89-111
Port.
The World English(es) and linguistic diversity in the English language class: proposal of a didactic activity
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215454
Altair dos Santos Bernardo Júnior, Fernanda Henriques Dias
88-108
Eng.
Práticas de oralidade em língua espanhola: pensando em atividades de entoação a partir de um corpus coloquial e espontâneo
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215589
Mayra Suézia Oliveira dos Santos, Carolina Gomes da Silva
112-138
Port.
Prácticas de oralidad en lengua española: pensando en actividades de entonación a partir de un corpus coloquial y espontáneo
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215623
Mayra Suézia Oliveira dos Santos, Carolina Gomes da Silva
109-136
Esp.
A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8221549
Rickison Cristiano de Araújo Silva, Fábio Marques de Souza
139-160
Port.
La formación del profesor interculturalista de lengua española mediada por el Teletándem
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8221612
Rickison Cristiano de Araújo Silva, Fábio Marques de Souza
137-157
Esp.
Estratégias metapragmáticas na didatização do conteúdo de variação linguística em videoaula
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223045
João Vitor Bezerra Laurentino, Williany Miranda da Silva
161-184
Port.
Metapragmatic strategies in the teaching of linguistic variation content in videoclasses
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223068
João Vitor Bezerra Laurentino, Williany Miranda da Silva
158-180
Eng.
Artigos de temas livres
Itinerários formativos na BNCC: sentidos em mídias digitais
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219488
Aline Maria dos Santos Pereira, Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes
185-214
Port.
Formative Itineraries in the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC): meanings in digital media
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219507
Aline Maria dos Santos Pereira, Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes
181-209
Eng.
Sobre a legitimação de uma norma padrão da língua portuguesa no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219522
Margarete Von Muhlen Poll, Alexandre Macedo Pereira
215-234
Port.
Zur Legitimierung einer Standardnorm für die portugiesische Sprache in Brasilien
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219528
Margarete Von Muhlen Poll, Alexandre Macedo Pereira
210-230
Ale.
Há controvérsias! O estatuto fonológico das vogais nasais e a sua discussão na literatura
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215646
Bruna Teixeira Correa, Giovana Ferreira Gonçalves, Izabel Christine Seara
235-263
Port.
There are controversies! The phonological status of nasal vowels and their discussion in the literature
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215691
Bruna Teixeira Correa, Giovana Ferreira Gonçalves, Izabel Christine Seara
231-259
Eng.
As representações de Ariel e Caliban na literatura ultrarromântica de Álvarez de Azevedo: a construção da binomia em Lira dos vinte anos
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223085
Rayron Lennon Costa Sousa, Claudia Letícia Gonçalves Moraes, Diógenes Buenos Aires Carvalho
264-284
Port.
Las representaciones de Ariel y Calibán en la literatura ultra romántica de Álvarez de Azevedo: la construcción del binomio en Lira de los veinte años
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223108
Rayron Lennon Costa Sousa, Claudia Letícia Gonçalves Moraes, Diógenes Buenos Aires Carvalho
260-282
Esp.
Ensaios
Descentralizando concepções de letramento: refletindo sobre as noções de meritocracia e privilégios a partir dos estudos da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215722
Bianca Alencar Vellasco
286-295
Port.
Entrevistas
Muito além da Floresta: Entrevista com Márcia Wayna Kambeba
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223115
Maria José Pereira da Silva, Eliane Cristina Testa
296-301
Port.
Produção Artística
Memórias morroquianas
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219534
José do Carmo da Silva
302-303
Port.
No Palácio de Lótus
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215472
Higor Lima da Silva
304-305
Port.
Todos os dias
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215494
Tania Angelita Iora Guesser
306-307
Port.
Quem é você na hora da gira?
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223126
Alexandre César Mendes Araújo
308-310
Port.
Memórias da violência
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223133
Ligia Vanessa Penha Oliveira
311-313
Port.
Colaboradores
Organização e colaboradores
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223136
Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Margarita Isabel Asensio Pastor, Moisés Llopis i Alarcón
314-322
Port.
Palavras-chave
Editorial
Capa
Literatura
Tradução
Poema
Poesia
Discurso
Conto
Ensino
Resenha
FLE
Editorial (ENG)
Cultura
Identidade
Plurilinguismo
Roland Barthes
Mulher
Links
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Mais lidos na última semana
Retomando o estudo do resumo: conceito, classificação e apresentação
34
O gênero propaganda de outdoor na perspectiva de letramento crítico
31
Voo
20
Intermidialidade e referências intermidiáticas: uma introdução
19
De Aristóteles à contemporaneidade:uma arquitetônica da beleza
17
Indexadores
Indexadores:
Redes sociais da RLR:
Visitantes da RLR no mundo: