As representações familiares contemporâneas e o livro didático de inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8219451
Palavras-chave: Ensino de Inglês, Representações Familiares, Diversidade

Resumo

Neste artigo discutimos o ensino de língua inglesa a partir da análise das representações familiares em três livros didáticos de inglês como língua adicional. Nesse sentido, analisamos quais tipos de famílias são retratadas no livro didático e se essas representações compreendem as diferentes organizações familiares da sociedade atual. Para embasar nossa pesquisa, nosso aporte teórico contou com as contribuições de autores como Anjos (2019; 2020), Candau (2011), Freire (2004), Hooks (2013), Siqueira (2012; 2015), Pennycook (1994; 2001), Rios; Nuñez; Fernandes(2016), et alia. A partir de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, concluímos que as representações de família trazidas pelos livros didáticos direcionam os alunos, desde cedo, para o reconhecimento de apenas alguns modelos familiares, estabelecendo estereótipos e preconceitos que tendem a ser reforçados vida afora. Os LDanalisados privilegiam um modelo tradicional de família, com pessoas de cor branca e heterossexuais, que não se adequam à diversidade de arranjos familiares possíveis nos dias atuais. É preciso naturalizar nos LD todas as formas de representação familiar de maneira que todos os alunos se reconheçam nelas e aprendam a respeitar aquelas quenão correspondem a sua experiência pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agnaldo Pedro Santos Filho, Universidade do Estado da Bahia

Agnaldo Pedro Santos Filho, graduado em Letras: Língua Inglesa e Mestre em Educação de Jovens e
Adultos pela UNEB. Atualmente é professor de inglês do Colégio Militar de Salvador – CMS.

Eduardo Ferreira dos Santos, Instituto Federal da Bahia

Eduardo Ferreira dos Santos, graduado em Letras/Inglês pela Unimontes, Mestre em Linguística Aplicada
pela UNB, Doutor em Língua e Cultura pela UFBA. Atualmente é professor do IFBA - Campus Salvador.

Dannuza Labanca Brandão Visintainer, Instituto Federal da Bahia

Dannuza Labanca Brandão Visintainer, graduada em Letras: Português e Inglês e Mestra em Educação
Profissional pelo IFBA. Atualmente é professora de Inglês e Português do Colégio Militar de Salvador -
CMS.

Referências

AMAZONAS, Maria Cristina Lopes de Almeida et al. Representação de família e material didático. Revista interamericana de psicologia, Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 236-246, ago. 2008. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script= sci_arttext & pid=S0034-96902008000200006 & lng= pt nrm=iso>. acessos em 10 out. 2021

ANJOS, Flávius Almeida. Ideologia e omissão no livro didático de língua inglesa em foco: experiências de aprendizagem e ensino. Cruz das Almas: UFRB, 2019.

ANJOS, Flávius Almeida. Do equívoco hegemônico à transgressão libertadora in ANJOS, F. A(org). Língua inglesa em foco: experiências de aprendizagem e ensino. Cruz das Almas: UFRB, 2020.

CAETANO, Márcio.; SILVA JUNIOR, Paulo Melgaço da; GOULART, Treyce. Ellen Silva. Famílias, masculinidades e racialidades na escola: provocações queer e decoloniais. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 25, n. 45, 11.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, p.240-255, jul-dez 2011.

CANEN, Ana; XAVIER, Gisele Perele de Moura. Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 48, p. 1-23, set. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/qfNQJ3GxNDJTwG5kbXZw8Rs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em:

dez. 2021.

CHIZZOTTI, A. Pesquisas em ciências humanas e sociais. 12ed. São Paulo: Cortez, 2017.

COUTO, Leda Regina de Jesus; SANTOS FILHO, Agnaldo Pedro; SANTOS, Eduardo Ferreira. Educação de Jovens e Adultos: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de Inglês. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 232–251, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5156. Acesso em: 3 jan. 2022.

FERREIRA, Aparecida de Jesus; CAMARGO, Mábia. O racismo cordial no livro didático de língua inglesa aprovado pelo PNLD. Revista da ABPN, v.6, n.12, nov.2013. Acesso em 18 abr. 2020.

FLEURI, Reinaldo Matias. Desafios à Educação Intercultural no Brasil. In: Educação, Sociedade & Cultura, no 16, 2001, p. 45-62. Disponível em . Acesso em 17/01/2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 a ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

GOMES, Nilma Lino; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. O desafio da diversidade. In: GOMES, Nilma Lino; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. (Orgs.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 13-33.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

KLEIMAN, Angela. Letramento e formação do professor: quais as práticas e exigências no local de trabalho? In: KLEIMAN, Angela. (org.). A formação do professor. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001, p. 39-68.

LATHAM-KOENIG, Christina; OXENDEN, Clive; LAMBERT, Jerry. American English File. Oxford: Oxford University Press, 2019.

LIMA, Luciano Rodrigues. Texto e discurso no ensino de inglês como língua estrangeira. In: LIMA, Diógenes Cândido de. (org). Ensino aprendizagem de língua inglesa: conversas comespecialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

LIMA, Maria Nazaré de. Relações étnico-raciais na escola: o papel das linguagens. Salvador, EDUNEB, 2015.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2.ed. São Paulo: EPU, 2012.

MACHADO, Daniele de Almeida.; VESTENA, Rosemar de Fátima. Diferentes configurações familiares na escola: Uma reflexão para o seu acolhimento. Itinerarius Reflectionis, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 01–18, 2017. DOI: 10.5216/rir.v13i2.46042. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/46042. Acesso em: 10 out. 2021.

OLIVEIRA, Nayara Hakime Dutra. Recomeçar: família, filhos e desafios [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

OLIVEIRA, Luciano Amaral de. Aula de inglês: do planejamento à avaliação. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

OLIVEIRA, Fábio Araújo. Masculinidades Negras no Livro Didático de Língua Portuguesa. Cadernos de Gênero e Diversidade, Salvador, v. 5, n. 02, p. 145-171, abr. 2019.

PENNYCOOK, A..CriticalAppliedLinguistics: a CriticalIntroduction. New Jersey, U. S.: Lawrence E. Associates Inc. Publishers, 2001.

PENNYCOOK, A. The cultural politics of English as an international language. London: Longman, 1994.

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; NUÑEZ, Joana Maria Leôncio; FERNANDEZ, Osvaldo Francisco Ribas Lôbo Diversidade na educação básica: políticas de sentido sobre a formação docente. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 25, n. 45, p. 101 - 112, 2016.

SANTOS FILHO, Agnaldo Pedro; VIÑAL JÚNIOR, José Veiga; AMORIM, Antônio. O ensino de língua inglesa e os sujeitos da EJA: um olhar sobre o livro didático de inglês. Revista X, [S.l.], v. 15, n. 7, p. 308-330, dez. 2020. ISSN 1980-0614. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/75057>. Acesso em: 27 dez. 2021.

doi:http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v15i7.75057.

SANTOS FILHO, Agnaldo Pedro; VIÑAL, JÚNIOR, José Veiga; COUTO, Leda Regina. Diversidade na Sala de Aula de LI: o Educando Urbano e Rural da EJA.In: PITOMBEIRA, C. V; MENICONI, F. C.; MAKIYAMA, S. Linguística aplicada e ensino de línguas estrangeiras: reflexões, Tutóia, MA: Diálogos, 2021. https://doi.org/10.52788/9786589932321

SIQUEIRA, D. S. P. Se o inglês está no mundo, onde está o mundo nos materiais didáticos de inglês? In: SIQUEIRA, D. S. P; SCHEYERL, D. (Orgs.) Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EdUFBA,2012.

SIQUEIRA, Domingos Sávio. English As A Lingua Franca And ELTMaterials: Is The “Plastic World” Really Melting? Eds. BAYYURT, Yasemin; AKCAN, Sumru. Current Perspectives on Pedagogy for English as a Lingua Franca. Berlin: De Gruyter Mouton, 2015.

SOUZA, Antonio José de. SILVA, Ana Maria Anunciação, ARAÚJO, Sandra Santos de., SOUZA, Heron Ferreira. Escola e docência no contexto da diversidade: notas crítico-reflexivas e propositivas. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão RevNUPE), v.1, n.1, 2021 p 1 - 18.

STANNET, Katherine. Impact Foundation. Boston: National Geographic Learning / Cengage, 2018.

ZERVAS, Sandy; BRIGHT, Catherine. Wider World: American Edition Starter. Pearson: Harlow, 2020.

Downloads

Publicado em

27 de julho de 2022

Como Citar

FILHO, A. P. S.; SANTOS, E. F. dos .; VISINTAINER, D. L. B. . As representações familiares contemporâneas e o livro didático de inglês. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 2, p. 67–88, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8219451. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/935. Acesso em: 25 maio. 2024.

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)