Formação de professores de inglês no Programa Idiomas Sem Fronteiras na UFPI: análise das crenças que norteiam o ensino da diversidade linguística

Autores

  • Beatriz Gama Rodrigues UFPI
  • Adriano Alcântara Oliveira Sousa UFPI
  • Júlia Maria Muniz Andrade UFPI
Palavras-chave: Crenças de Professores, Diversidade Linguística, Ensino de Línguas Estrangeiras

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.793   Este artigo tem como principal objetivo relatar os resultados obtidos em uma pesquisa realizada no programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), que tem como professores bolsistas alunos graduandos do curso de Letras Inglês da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os aportes teóricos que guiarão esta pesquisa serão o de crenças de professores e o da diversidade linguística, ambos no que se refere ao ensino de línguas estrangeiras, além de apoiar-se teoricamente na vertente da Sociolinguística delineada por Bortoni-Ricardo (2005), a qual ela denomina “Sociolinguística Educacional”. Nesta pesquisa foram analisadas as crenças de duas professoras em pré-serviço que estavam trabalhando em conjunto, de forma a averiguar quais as crenças que guiam o seu processo de ensino e como estas consideram a questão da diversidade linguística. Os instrumentos utilizados para coletar os dados deste estudo de caso foram a observação das aulas e do contexto de ensino/aprendizagem, a observação da adequação do planejamento das aulas, e uma entrevista feita com as professoras. Os resultados sugerem que há influência das crenças no ensino de diversidade linguística e que as professoras desempenham suas atividades de planejamento e execução de aulas de modo consciente, incitando os alunos a compreender essa natureza das línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Gama Rodrigues, UFPI

Professora do Curso de Letras Inglês e do Programa de Pós-graduação em Letras.

Adriano Alcântara Oliveira Sousa, UFPI

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras.

Júlia Maria Muniz Andrade, UFPI

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras.

Downloads

Publicado em

17 de outubro de 2023

Como Citar

RODRIGUES, B. G. .; SOUSA, A. A. O. .; ANDRADE, J. M. M. . Formação de professores de inglês no Programa Idiomas Sem Fronteiras na UFPI: análise das crenças que norteiam o ensino da diversidade linguística. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 1, p. 83–94, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1645. Acesso em: 17 abr. 2024.

Seção

Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil